Estalar os dedos faz mal? E por que faz barulho?

“Por que os dedos fazem barulho quando estalam. é verdade que estalar o dedo engrossa a articulação?” Kaká

“Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site! É um trabalho muito lindo e interessante! Minha dúvida é: o que acontece com o nosso corpo quando estalamos os ossos?” Jessica Laurentino

Pois é Kaká e Jéssica, nossas articulações são os pontos de encontro de dois ossos, que se mantêm juntos devido aos tecidos conectivos e ligamentos. As articulações do nosso corpo (inclusive dos dedos) são lubrificadas pela sinóvia (fluído sinovial), um líquido transparente e viscoso. Quando estalamos os dedos, os ossos da articulação se separam.

Com essa separação é que tudo acontece: a cápsula de tecido conectivo que circunda a articulação fica mais alongada e assim aumentamos seu volume e com isso a pressão diminui. Com a diminuição da pressão do fluido sinovial, ocorre a formação de bolhas devido aos gases dissolvidos no fluido. Quando a articulação é bastante alongada, a pressão na cápsula diminui tanto que essas bolhas estouram. Os estouro gera aquele som que chamamos de “estalo”.

Demora pelo menos 30 minutos para que o gás se dissolva novamente no fluido da articulação. Por causa desse intervalo para a dissolução dos gases, é que não conseguimos “estalar” novamente os dedos na mesma hora. É preciso que o gás seja redissolvido para que o processo possa se repetir.

315925_407520049346640_1989159937_n
As articulações do nosso corpo (inclusive dos dedos) são lubrificadas pela sinóvia (fluído sinovial), um líquido transparente e viscoso. Quando estalamos os dedos, os ossos da articulação se separam.

Quanto a engrossar os dedos… Segundo pesquisas realizadas, não existem nenhuma prova de que estalar os dedos cause aumento na espessura dos tecidos das articulações. No entanto, pessoas que tem o hábito de estalar os dedos apresentaram sinais de outros tipos de danos, incluindo lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força. Então, é bom evitar!

Pesquisa: Como tudo funciona