Curiosidades

Estalar os dedos faz mal? E por que faz barulho?

“Por que os dedos fazem barulho quando estalam. é verdade que estalar o dedo engrossa a articulação?” Kaká




“Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site! É um trabalho muito lindo e interessante! Minha dúvida é: o que acontece com o nosso corpo quando estalamos os ossos?” Jessica Laurentino

Pois é Kaká e Jéssica, nossas articulações são os pontos de encontro de dois ossos, que se mantêm juntos devido aos tecidos conectivos e ligamentos. As articulações do nosso corpo (inclusive dos dedos) são lubrificadas pela sinóvia (fluído sinovial), um líquido transparente e viscoso. Quando estalamos os dedos, os ossos da articulação se separam.

Com essa separação é que tudo acontece: a cápsula de tecido conectivo que circunda a articulação fica mais alongada e assim aumentamos seu volume e com isso a pressão diminui. Com a diminuição da pressão do fluido sinovial, ocorre a formação de bolhas devido aos gases dissolvidos no fluido. Quando a articulação é bastante alongada, a pressão na cápsula diminui tanto que essas bolhas estouram. Os estouro gera aquele som que chamamos de “estalo”.



Demora pelo menos 30 minutos para que o gás se dissolva novamente no fluido da articulação. Por causa desse intervalo para a dissolução dos gases, é que não conseguimos “estalar” novamente os dedos na mesma hora. É preciso que o gás seja redissolvido para que o processo possa se repetir.

315925_407520049346640_1989159937_n

As articulações do nosso corpo (inclusive dos dedos) são lubrificadas pela sinóvia (fluído sinovial), um líquido transparente e viscoso. Quando estalamos os dedos, os ossos da articulação se separam.



Quanto a engrossar os dedos… Segundo pesquisas realizadas, não existem nenhuma prova de que estalar os dedos cause aumento na espessura dos tecidos das articulações. No entanto, pessoas que tem o hábito de estalar os dedos apresentaram sinais de outros tipos de danos, incluindo lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força. Então, é bom evitar!

Pesquisa: Como tudo funciona
7 comentários

7 Comments

  1. Karlla passei para conhecer seu blog ele é not°10, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    • Rodrigo – Obrigad! è por incentivos como o seu que o Diário de Biologia é um sucesso a 3 anos e meio e agora vai crescer muito mais e ficar muito melhor! valeu!

  2. Amanda

    em

    Caramba, então coitada da Lady Gaga, ela cancelou o resto da turnê recentemente porque está com Sinovite, imagina as articulações inflamadas? Tenso.

  3. Jefferson

    em

    Nossa o conteúdo apresentado aqui é muito bom, parabéns pelo ótimo site, designe agradável, conteúdo muito interessante também, vai minha ajudar muito na longa estrada para passar em um vestibular, já que tenho alguns “deficit” na área de biologia, muito obrigado mais uma vez e espero ler cada vez mais artigos.

  4. Jefferson

    em

    vai me ajudar*
    ia escrever outra coisa aí esqueci de apagar essa parte, heheh.

  5. Vitória C.

    em

    Eu consigo estralar o pé (perto do tornozelo e tals) , e não importa o quanto eu estrale sempre consigo estralar muitas vezes seguidas . Por que ?

    • Andrey

      em

      Somos dois… talvez não seja o mesmo processo? Não sei 😡

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo