Curiosidades

Por que a droga vicia?




Estou apaixonada pelo blog. Parabéns! Tenho uma pergunta: Se as pessoas sabem que a droga vicia, por que ficam viciadas? O que a Droga faz que vence o cérebro da pessoa? Goreth – São Paulo

Goreth, ótima pergunta! No nosso cérebro as coisas funcionam mais ou menos assim: Nosso cérebro possui um sistema de recompensa que dá proteção ao excesso de estimulação, exatamente como as orelhas ficam menos sensíveis a locais muito barulhentos. As drogas (cocaína, maconha, nicotina, ecstasy e até a cafeína) agem neste sistema, causando uma “dessensibilização”.

O sistema recompensa de repente passa a achar que tudo o que antes era identificado pelo sistema como fonte de prazer (amigos, família, música, cinema, sexo) aos poucos deixa de funcionar e passam a não causar prazer. assim a perspectiva dessas diversões também deixa de ser interessante chegando a um ponto que o único estímulo forte para ativas o sistema de recompensa é somente a droga. Assim, o comportamento vai se organizando com o propósito de conseguir mais um dose.



Ironicamente, até a droga vai deixando de dar prazer, pois o sistema de recompensa do cérebro vai perdendo sensibilidade também à droga. Isso explica por que a busca pela repetição do prazer da primeira dose, que nunca acontecerá novamente. Essa busca requer suar doses cada vez maiores, pois o cérebro está com o sistema recompensa sem nenhuma sensibilidade e o fim do vício às vezes é a morte por overdose.

Na overdose, quando substâncias estimulantes como cocaína e anfetaminas deixam a frequência cardíaca e a pressão arterial muito elevadas e lavam a parada cardíaca. No caso da heroína a atividade cerebral fica tão deprimida que ocorre também uma parada respiratória.



menino-fumando-maconha

Enfim, a droga vicia porque ela ativa o sistema de recompensa do cérebro além dos limites naturais.

—————————————————-
12 comentários

12 Comments

  1. Dan1lo

    em

    que droga hein ;x

  2. manotroll

    em

    que recompensa 👿
    o cara que inverta uma pirula que não foda tanto a mente como a droga vai ficar milionário

  3. jaque

    em

    Não entendi muito bem a explicação…

    Bom… inveRtar uma píRula deve ser meio complicado né? rsrsrsr

  4. celo

    em

    esse tal sistema de recompensa seria a liberacao de um hormonio q da prazer(endorfina)em troca de um estimulo(exercicios, amigos, jogos, internet)? e pelo q entendi, ha uma dessensibilizacao desse sistema.

  5. jão

    em

    E maconha vicia desde quando? 8)

  6. zeh

    em

    desde sempre

  7. jão

    em

    E maconha vicia desde quando?
    —-
    assim que começa…

  8. Vinicius

    em

    Maconha faz muito menos dano ao corpo do que tabaco e álcool. Isso é fato. Aliás, maconha nem dá dano ao ser humano, bem ao contrário, só benefícios. Claro que pode viciar, óbvio, tudo vicia, mas o vicio da maconha não é igual de um usário de álcool, cocaína, heroína, crack, etc.

    • Alfeu Caarmo e Silva

      em

      O o uso da maconha é só a inicialização para o uso de outras drogas, já fui viciado há 23 anos, comecei com a maconha, depois alcool, cocaína, merla, crack e ect. A maconha é pscotrópica vicia e altera todo o bom comportamento humano, é sórdida, inóspita e causa laterações biológicas. Não sou o super homem mas larguei o vício, de todas.

  9. Zé do Caixão

    em

    Pq tudo q é bom vicia: sexo, drogas e rock and roll!!!

  10. jão

    em

    eh povo que não sabe de nada,nunca vi ninguem viciado em maconha.Mas sei que uma universidade de sao paulo usou como forma de acabar com o vicio de crack,nao lembro se foi a usp…enfim,se voces acham que vicia,parem de ver tv e vao descobrir a verdade 😉

    • Silas Silvério

      em

      Olha meu filho ,você n sabe de nada msmo neh.

      Você deve estar jogando jogos muito violentos ou sendo influenciado por outra fonte de conhecimento negativo,a droga mata e vicia ,isso não e besteira e algo sério para conscientizar os jovens sobre o risco que as drogas causam.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo