Animais

Pequeno mas abusado: Conheça o inseto que pode causar queimaduras graves





Que formiguinha é aquela que deixa uma queimadura com bolhas na pele da gente? Ela é pretinha com partes do corpo vermelha (ou marrom claro). Minha filha foi queimada e a ferida não melhora. Que formiga é essa? Eu acho seu blog perfeito, parabéns! Ilda Martins

Ilda, foi bom você falar sobre este assunto. Pela descrição que você deu e pela forma como relatou o lesão, imagino que sua filha possa ter sido ataca por potós. Muita gente fala que é uma formiguinha, mas não é nada disso. Os potós, são espécies do gênero Paederus, são besouros da família Staphylinidae. Por ser muito pequeno, com corpo alongado, muita gente o trata como formiga, mas não é!


Muito comuns em períodos de chuva, os potós são besourinhos perigosos que podem causar o maior estrago na nossa pele. Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas. Pelo calor, eles podem também serem vistos próximos a lâmpadas elétricas em busca de um local quentinho.

Esses bichinhos possuem glândulas pigidiais no abdome que secretam uma substância com propriedades cáusticas e vesicantes (causadora de vesícula) para a pele. O ataque dos potós causa uma queimadura do tipo química que resultam em eritema, coceira, bolhas e ulcerações. O tratamento é bastante “rebelde” que demora mesmo para melhorar. A lesão causada pelo Paederus é conhecida como Dermatite purulenta. Quando perceber que o potó passou pela sua pele, lave o local, pois pode ser que ele tenha expelido a substância caustica, e a água pode diluir a substância amenizando a lesão.

pjhuig10

São bem pequenos, como formiguinhas mesmo, por isso a confusão!

paederus_dermatitis-leechitse-myweb-hinet-net

Muito comuns em períodos de chuva, os potós são besourinhos perigosos que podem causar o maior estrago na nossa pele.

Paederus_dermatitis-_arm_01

Por serem atraídos pelo calor, normalmente procuram dobras do nosso corpo como no pescoço, junções dos braços e das pernas. Pelo calor, eles podem também serem vistos próximos a lâmpadas elétricas em busca de um local quentinho.

127863439_586c5791c7_o

O estrago pode ser grande!

——————————————————-

Comentários

Novidades

Topo