Gryllotalpidae: Que BICHO é esse?

Tenho todos os posts no meu email guardados e vou lendo aos poucos, como ja falei diversas vezes seu blog é maravilhoso. Esse fim de semana fui a um sitio e vi esse bichinho bem estranho e na hora lembrei me de você. Achei um pouco parecido com um gafanhoto pelas pernas, mas ele parece ser mais primitivo, achei bem diferente a parte posterior do seu corpo e o aparelho bucal, gostaria muito de saber qual bicho seria esse?” Carlinha

Imagem enviada pela Carla!

Carlinha, você acertou quando disse que se parece um gafanhoto, pois este é um parente próximo, pertence a mesma ordem dos gafanhotos (Orthoptera). A mesma ordem dos grilos, esperanças e outros. Este bichinho em especial é um membro da família Gryllotalpidae, são conhecidos em inglês como “mole cricket” e aqui chamamos de “Paquinhas-de-jardim” ou “Grilo-toupeira”.

Como dá para observar nas fotos, Cada par de perna é de um jeito. Isso porque as pernas da frente são fossoriais, ou seja, servem como uma pá para cavar o solo as pernas do meio são comuns para andar e as pernas posteriores são do tipo saltadoras, como todo ortóptero (grilo, esperança e gafanhoto). As paquinhas são bichos de hábitos noturnos e quando adultas são onívoros, comem larvas de outros insetos, vegetais, raízes. Mas são comida fáceis principalmente de pássaros e ratos.

O ciclo de vida é bem interessante, as futuras mamães colocam seus ovos em buracos cavados por elas mesmas em algum solo macio e úmido (veja figura). Quando as jovens paquinhas nascem são parecidas com os adultos só que bem pequenas, ficam ali enterradas detonando as raízes das plantas. As plantas recém emergidas, tenras, são mais prejudicadas devido estarem iniciando o desenvolvimento, geralmente levando o vegetal a morte!

-
Como vivem quase sempre enterrados, estão sempre “sujinhos” de terra!
-
-
Um pouco do ciclo de vida!
-
-
Parece meio primitivo, mas é até bonitinho, né?
______
EU LEIO O DIÁRIO DE BIOLOGIA.
-
-
A EMANNULLE enviou essa foto linda com o cãozinho para a campanha Eu Leio o Diário De Biologia.
—————————
-