Sua saúde

Os cabelos do sovaco têm duas importantes funções no corpo humano. Uma delas tem a ver com a senxualidade!

Se é pra raspar, por que as mulheres tem cabelo no sovaco!” Leandro Neves




Leandro, na verdade as mulheres não deveriam raspar as axilas. Pois além de facilitar a liberação de hormônios, age como um tipo de  “anti-fricção natural”. Os pelos axilares começam a aparecer na puberdade e o surgimento só é concluído no final da adolescência.

O que relaciona os pelos do sovaco com a sexualidade é a liberação de hormônios na axila nesta fase do crescimento humano. Folículos pilosos presentes nessas áreas tem um tipo de glândula sudorípara associada – a glândula apócrina –  que começa a funcionar na puberdade  junto com a comunicação via-perfume químicos (feromônios). Os odores provocam de certa forma estímulos olfativos nos mamíferos e, em conseqüência, a intensificação da sexual causada pela libertação de feromônios indicam sua importância para os seres humanos.

Além disso, tem também outras funções: o cabelo se age com um “anti-fricção natural” entre o braço e o tórax. Mais importante, as mechas das axilas naturalmente mantém a umidade longe da pele, o que ajuda a deixar a pele seca o suficiente para prevenir a colonização por bactérias produtoras de odor.

O que acontece atualmente é que logo que a menina  atinge a puberdade, já se começa a tirar os pelos da axila como um costume ocidental e ainda como sinal de higiene. O menino começa a usar desodorante cada vez mais cedo. O ser humano tem perdido o seu dom do olfato que possuía como os outros mamíferos. Hoje em dia o homem se sente atraído por perfumes sintéticos e os casais nem conhecem o cheiro natural um do outro.



10 comentários

10 Comments

  1. Edmilson

    em

    De certa forma é positivo então eliminar os pelos! se eles auemtnam o desejo sexual e o povo já faz mais doque devia melhor evitar mais desejos! XD

    PS: na foto é mulher mesmo? ‘-‘

  2. Interessante como a sociedade afeta nossos padrões! Mas que tive medo da foto da moçoila, tive. rs

  3. Maria Angélica

    em

    Nossa concepção de cheiro mudou muito ! Hj em dia o que seria pra atrair e procriar , só afasta . Creio que qto menos se depila, mais há proliferação de bactérias . Na pele lisa elas não têm como sobreviver .
    Sei não, prefiro higiene !

    • Raul André

      em

      Sua pele está infestada de microrganismos(variando as cepas e a quantidade de acordo com a localidade) que vivem lá naturalmente. Isso de “bactérias tem mais dificuldade na pele lisa” é viagem, até pq a nossa pele não é lisinha como muitos pensam.

  4. Dan1lo

    em

    garanto que as bactérias que produzem odor acham uma oportunidade melhor no sovaco…

    Um adolescente passa, no mínimo, 4h30min num colégio, usando a mesma farda, no mesmo ambiente, com seus braços abaixados e copiando algo pelo menos em metade do tempo(fora educação física) entao… quando sua, não tem outra saida senao ficar ‘lá’…

    conheço várias amigos que recorrem a um spray para matar tais bactérias~

  5. diogo

    em

    corrigindo o que eu falei(não foi uma pesquisa feita com soldados e sim uma observação, veja abaixo):

    Sylvester Graham, em 1836, notou que os soldados norte-americanos na fronteira do oeste costumavam não usar sal em sua comida, e ele descobriu que as transpiração deles tinha o sabor tão livre de sal como uma água pura. O próprio Dr. Shelton, em 1948, após uma caminhada em ritmo forte, em que transpirou bastante, provou o seu suor da face duas vezes, e o sabor era de uma água destilada, sem a menor presença do sabor de sal. A maioria de nossa raça tem usado sal por tanto tempo que chegamos a pensar que isso é uma prática normal e que o homem, como certos animais, procuram instintivamente sal para comer. Nada mais longe da verdade. Quando o homem usou sal pela primeira vez é algo desconhecido, mas parece ter sido adicionado à comida após ele aprender a cozinhar seus alimentos e, desta forma, subtrair deles os seus sais orgânicos. O sal foi adicionado para restaurar o sabor perdido

    • July

      em

      Já vi em algum lugar que o sal era usado para conservar carnes, por exemplo, em grandes viagens. Acho que ele começou a ser usado assim, a princípio.

  6. July

    em

    Mas ainda tem gente que deixa o cheiro natural aflorar. E, sinceramente, é horrível. Não sei como uma pessoa pode ficar atraída com CC!!!

  7. Luana

    em

    Tudo bem, as culturas devem ser respeitadas, mas eu jamais deixaria pelo debaixo do meu braço, todos os dias, de manhã, eu passo a lâmina nos meus. Acho feio mulher com cabelo debaixo dos braços, passa a ideia de desleixada.

    Até o homem que tem muito pelo é feio. Tenho um tio que não se depila, mas a esposa dele tira um pouco o pelo debaixo do braço. Claro que seria horroroso homem com o sovaco depilado, masa diminuir a mata por questões higiênicas, penso ser adequado.

    • Bárbara

      em

      Você acha feio isso por causa de uma condição pré-estabelecida da sociedade em que você vive. A mesma que estipula que mulheres devem tiram seus pelos secundários e homens devem deixá-los. A mesma que ainda nos anos 70, 80 lançava moda de pelo pubianos femininos cheios e pouco aparados.

      Isso tudo é condicionado, se vivesse numa cultura onde esses detalhes não importam e apenas fazem parte do seu corpo, não pensaria assim.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo