Curiosidades

Cabelo na axila tem função biológica?





Se é pra raspar, por que as mulheres tem cabelo no sovaco!” Leandro Neves – Niterói/RJ

Leandro, na verdade as mulheres não deveriam raspar as axilas. Pois além de facilitar a liberação de hormônios, age como um tipo de  “anti-fricção natural”.


Os pelos axilares começam a aparecer na puberdade e o surgimento só é concluído no final da adolescência. O que relaciona os pelos do sovaco com a sexualidade é a liberação de hormônios na axila nesta fase do crescimento humano. Folículos pilosos presentes nessas áreas tem um tipo de glândula sudorípara associada – a glândula apócrina –  que começa a funcionar na puberdade  junto com a comunicação via-perfume químicos (feromônios). Os odores provocam de certa forma estímulos olfativos nos mamíferos e, em conseqüência, a intensificação da sexual causada pela libertação de feromônios indicam sua importância para os seres humanos.

Além disso, tem também outras funções: o cabelo se age com um “anti-fricção natural” entre o braço eo tórax. Mais importante, as mechas das axilas naturalmente mantém a umidade longe da pele, o que ajuda a deixar a pele seca o suficiente para prevenir a colonização por bactérias produtoras de odor.

O que acontece atualmente é que logo que a menina  atinge a puberdade, já se começa a tirar os pêlos da axila como um costume ocidental e ainda como sinal de higiene. O menino começa a usar desodorante cada vez mais cedo. O ser humano tem perdido o seu dom do olfato que possuía como os outros mamíferos. Hoje em dia o homem se sente atraído por perfumes sintéticos e os casais nem conhecem o cheiro natural um do outro.

pelo-nas-axilas_11

O cabelo na axila deveria ter  função sexual! Foto: Reprodução/divulgação

———————————————–

Comentários

Novidades

Topo