Curiosidades

O Bonsai é uma “judiação” com a planta?

“Adorei a proposta do site, vocês estão de parabéns…  Gostaria de saber porque os Bonsais não crescem.” André Leoni

“Karlla, se blog é melhor da internet, não pare nunca. Quero saber: O bonsai é uma “judiação” com as plantas?” Carolina 


Obrigada pelo carinho, André e Carol. Existem muitas dúvidas com relação aos bonsais: Árvore velha? Árvore anã? Geneticamente modificada? Árvore pequena e torta? Na verdade, os Bonsais, não necessariamente são árvores velhas e também não é uma árvore anã. A tradução literal da palavra Bonsai é: BON= vaso e SAI= árvore. Ou seja, é uma árvore no vaso. Eles são produzidos seguindo importantes princípios botânicos de cultivo, podas cuidadosas e até cirúrgicas, carinho e dedicação, proporcionamos a uma planta um aspecto de árvore, porém em tamanho pequeno. Em momento algum, a genética da planta é alterada.

As pessoas que cultivam bonsais são verdadeiros artistas, eles sintetizam miniaturas de árvores à imagem e semelhança das grandes. As técnicas de bonsai são cuidadosamente estudadas e quem sou eu para falar delas aqui. Pelo que sei essas miniaturas não crescem por cuidados específicos, por exemplo: as raízes são cortadas. Este não é um procedimento exclusivo para bonsai, outras plantas que vivem em vasos pequenos também precisam desta poda. Quando se coloca uma planta qualquer em um vaso, suas raízes continuam crescendo, encontram a parede do vaso e começam a se enrolar.  Quando é feito o replantio dos bonsais, um terço do volume das raízes é cortado. Este é um procedimento constante para os bonsais.

1240_24482-wine-grape-bonsai-tree

Um Bonsai lindo de Parreira, com uva e tudo! Eu quero!

Outra técnica para obtenção de miniaturas perfeitas é a “aramação”. Algumas vezes os ramos são enrolados em arame, e isto auxilia mudar a posição de um ramo e colocá-lo numa posição que imite melhor uma árvore grande. Esse procedimento é feito com muito cuidado e de 3 a 6 meses retiramos o arame pois o ramo já se mantém na posição desejada (veja imagens). Os vasos são pequenos, para limitar ou evitar o crescimento exagerado do Bonsai. Plantando-se em vasos pequenos, evita-se o desenvolvimento das raízes e consequentemente o seu crescimento, pois para que uma planta cresça, ela precisa de uma quantidade de raízes suficientes para sua sustentação.

Os bonsais não são resultado de “maldade” com a planta. Os Bonsaístas garantem que todo procedimento é uma arte que envolve carinho e cuidado. Pensando bem, imagine, existem bonsais que vivem por 10, 20, 200 e até mais de 600 anos, não é mesmo? Será que uma planta poderia viver tanto tempo sendo cultivada como “uma maldade”?

3-bonsai-pillnitz-trees-27

Esse é fantástico!

Sibipiruna003

Aqui uma Sibipuruna, sendo transformada em um Bonsai. Interessante!

—————————————————–

FONTE
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.