Curiosidades

O Bonsai é uma “judiação” com a planta?

“Adorei a proposta do site, vocês estão de parabéns…  Gostaria de saber porque os Bonsais não crescem.” André Leoni

“Karlla, se blog é melhor da internet, não pare nunca. Quero saber: O bonsai é uma “judiação” com as plantas?” Carolina 




Obrigada pelo carinho, André e Carol. Existem muitas dúvidas com relação aos bonsais: Árvore velha? Árvore anã? Geneticamente modificada? Árvore pequena e torta? Na verdade, os Bonsais, não necessariamente são árvores velhas e também não é uma árvore anã. A tradução literal da palavra Bonsai é: BON= vaso e SAI= árvore. Ou seja, é uma árvore no vaso. Eles são produzidos seguindo importantes princípios botânicos de cultivo, podas cuidadosas e até cirúrgicas, carinho e dedicação, proporcionamos a uma planta um aspecto de árvore, porém em tamanho pequeno. Em momento algum, a genética da planta é alterada.

As pessoas que cultivam bonsais são verdadeiros artistas, eles sintetizam miniaturas de árvores à imagem e semelhança das grandes. As técnicas de bonsai são cuidadosamente estudadas e quem sou eu para falar delas aqui. Pelo que sei essas miniaturas não crescem por cuidados específicos, por exemplo: as raízes são cortadas. Este não é um procedimento exclusivo para bonsai, outras plantas que vivem em vasos pequenos também precisam desta poda. Quando se coloca uma planta qualquer em um vaso, suas raízes continuam crescendo, encontram a parede do vaso e começam a se enrolar.  Quando é feito o replantio dos bonsais, um terço do volume das raízes é cortado. Este é um procedimento constante para os bonsais.



1240_24482-wine-grape-bonsai-tree

Um Bonsai lindo de Parreira, com uva e tudo! Eu quero!

Outra técnica para obtenção de miniaturas perfeitas é a “aramação”. Algumas vezes os ramos são enrolados em arame, e isto auxilia mudar a posição de um ramo e colocá-lo numa posição que imite melhor uma árvore grande. Esse procedimento é feito com muito cuidado e de 3 a 6 meses retiramos o arame pois o ramo já se mantém na posição desejada (veja imagens). Os vasos são pequenos, para limitar ou evitar o crescimento exagerado do Bonsai. Plantando-se em vasos pequenos, evita-se o desenvolvimento das raízes e consequentemente o seu crescimento, pois para que uma planta cresça, ela precisa de uma quantidade de raízes suficientes para sua sustentação.

Os bonsais não são resultado de “maldade” com a planta. Os Bonsaístas garantem que todo procedimento é uma arte que envolve carinho e cuidado. Pensando bem, imagine, existem bonsais que vivem por 10, 20, 200 e até mais de 600 anos, não é mesmo? Será que uma planta poderia viver tanto tempo sendo cultivada como “uma maldade”?



3-bonsai-pillnitz-trees-27

Esse é fantástico!

Sibipiruna003

Aqui uma Sibipuruna, sendo transformada em um Bonsai. Interessante!

—————————————————–

FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. Mateus Molina

    em

    Aaaah, sempre quis fazer um bonsai. Li que se transplanta o bonsai de um vaso pro outro a cada 2 anos, e precisa cortar 2/3 das raízes delas quando fazer isso. Também Li que quase todas plantas podem ser transformadas em Bonsai, só que é melhor escolher as que não tem nem folha e nem fruto muito grande.

  2. Dan

    em

    Muito legal o blog. Só pra acrescentar, não sei se vocês observaram que os vasos dos bonsais geralmente sao rasos; então, uma curiosaide, é que o bonsai é plantado em camadas diferentes de terra, areia, e pedregulhos. Isso ajuda a manter o tamanho, filtrar ecesso de água e melhorar a abosorção de nutrientes pra plantinha crescer saldavél. 🙂

  3. Fala galera. Sou bonsaista a mais de 10 anos e conheço bem as técnicas mencionadas aqui. No Brasil algumas técnicas não funcionam bem devido ao nosso clima mas temos plantas nativas que dão origem a bonsais lindos. Vejam mais no site. É muito fácil cultivar um bonsai mas é importante começar com uma espécie fácil pra não virar serial killer. Um grande abraço a todos.

  4. AleaJactaEst

    em

    Quero ver alguém fazer um bonsai da jaqueira.
    O da uva ficou massa mesmo.

  5. Maria Angélica

    em

    Vi numa exposição bonsais dentro de dedais . Uma laranjeira de 12 anos, tomateiros , todos em dedais . Desisti de comprar pq teria que largar parte da minha vida só pra cuidar delas .

    • Angel – Nossa que incrível!! Fiquei curiosa. até procurei uma imagem pra ver como era, mas nao achei… De qqer forma, melhor não trocar sua vida por um bonsai.. rss.. beijos!

  6. Lorenzo

    em

    mas eu penso q é como se as plantas vivessem como “deficientes físicas”.

  7. nego

    em

    cultivar um bonsai não e trocar uma parte da sua vida para cuidar dele.
    tem tantos advogados escritores que fazem isso…..
    so basta gostar…do que vc esta fazendo…ok

  8. Ana Paula

    em

    Oi gostaria de saber como foi feito o bonsai de uva gostei muito e gostaria de tentar fazer se pudesse me passar o passo a passo ficaria muito grata
    obrigado desde já…

  9. carlos alexandre marques

    em

    Oi Pessoal,

    Muito legal a iniciativa do site. No bonsai, é comum a prática da retirada da raiz pivotante (a raiz principal ou de maior calibre). Isso pode ser visto em vários sites sobre o tema. Em algumas espécies, a raiz pivotante logo se bifurca, portanto, é necessário identificar onde ela começa e cortar antes da bifurcação, preservando as raízes secundárias (mais “laterais”). Dessa forma, somente dicotiledôneas podem servir como matrizes para bonsais. Isso porque monocotiledôneas não tem crescimento secundário e porque as raízes são fasciculadas ou em cabeleira. Abraços!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo