Curiosidades

Por que dormir é tão fundamental na nossa vida?



“Devo dizer que teu blog é excelente, tanto para pessoas leigas, quanto para pessoas como eu, que apesar de não ser um acadêmico da área de biológicas, tem um certo grau de conhecimento. Gostaria de saber qual o motivo para precisarmos dormir, quais os hormônios, estão relacionados com isso e quais os produzidos durante o sono”. Antony

Antony, A razão certinha para sentirmos sono, ainda é um mistério… Mas sabe-se que o sono é vital para nossa saúde. Ele tem um papel restaurador de energia, em todos os sentidos. Mas na verdade, o sono não funciona como um momento de repouso ou descanso como todo mundo pensa. Na verdade durante o sono o corpo não pára. É neste período que fazemos o “backup”: o que aprendemos durante o dia, as emoções, as atividades são arquivadas ou deletadas durante o sono. Hormônios vitais como o cortizol, o hormônio da vida, que controla os níveis de estresse, são reciclados no sono. O adolescente, por exemplo, cresce dormindo. É por isso que eles tem mais sono, pois precisam crescer!


O sono é marcado por períodos de movimentos rápidos dos olhos que chamamos de REM (do inglês Rapid Eye Movement). Sua existência indica que o corpo está ativo durante o sono. Além disso, vários hormônios participam do sono: a melatonina diminui os ritmos cardíacos e induz o sono, o GH (hormônio de crescimento) ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono e por isso não sentimos fome enquanto dormimos.

Mas existe, toda uma parte orgânica, com hormônios, células de defesa – os anticorpos, as imunoglobulinas – que produzimos muito mais quando estamos dormindo do que acordados. Então, se formos privados de sono, começamos a adoecer mais facilmente, ter gripes, infecções.  O sono dá capacidade de resistência ao indivíduo. Pesquisas apontam que a privação total de sono é incompatível com a vida. Se fizéssemos uma experiência e mantivéssemos uma pessoa acordada por 15 dias, na teoria, ela estaria morta.

As fases do sono são:

1- Melatonina é liberada, induzindo o sono (sonolência)

2- Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.

3- Pico de liberação do GH (hormônio de crescimento) e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.

4- REM é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.

mulher-dormindo

O sono é marcado por períodos de movimentos rápidos dos olhos que chamamos de REM (do inglês Rapid Eye Movement).

———————————————————-
Comentários

Novidades

Topo