Curiosidades

Por que dormir é tão fundamental na nossa vida?

“Devo dizer que teu blog é excelente, tanto para pessoas leigas, quanto para pessoas como eu, que apesar de não ser um acadêmico da área de biológicas, tem um certo grau de conhecimento. Gostaria de saber qual o motivo para precisarmos dormir, quais os hormônios, estão relacionados com isso e quais os produzidos durante o sono”. Antony




Antony, A razão certinha para sentirmos sono, ainda é um mistério… Mas sabe-se que o sono é vital para nossa saúde. Ele tem um papel restaurador de energia, em todos os sentidos. Mas na verdade, o sono não funciona como um momento de repouso ou descanso como todo mundo pensa. Na verdade durante o sono o corpo não pára. É neste período que fazemos o “backup”: o que aprendemos durante o dia, as emoções, as atividades são arquivadas ou deletadas durante o sono. Hormônios vitais como o cortizol, o hormônio da vida, que controla os níveis de estresse, são reciclados no sono. O adolescente, por exemplo, cresce dormindo. É por isso que eles tem mais sono, pois precisam crescer!

O sono é marcado por períodos de movimentos rápidos dos olhos que chamamos de REM (do inglês Rapid Eye Movement). Sua existência indica que o corpo está ativo durante o sono. Além disso, vários hormônios participam do sono: a melatonina diminui os ritmos cardíacos e induz o sono, o GH (hormônio de crescimento) ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono e por isso não sentimos fome enquanto dormimos.

Mas existe, toda uma parte orgânica, com hormônios, células de defesa – os anticorpos, as imunoglobulinas – que produzimos muito mais quando estamos dormindo do que acordados. Então, se formos privados de sono, começamos a adoecer mais facilmente, ter gripes, infecções.  O sono dá capacidade de resistência ao indivíduo. Pesquisas apontam que a privação total de sono é incompatível com a vida. Se fizéssemos uma experiência e mantivéssemos uma pessoa acordada por 15 dias, na teoria, ela estaria morta.



As fases do sono são:

1- Melatonina é liberada, induzindo o sono (sonolência)

2- Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal.

3- Pico de liberação do GH (hormônio de crescimento) e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.



4- REM é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória.

mulher-dormindo

O sono é marcado por períodos de movimentos rápidos dos olhos que chamamos de REM (do inglês Rapid Eye Movement).

———————————————————-
8 comentários

8 Comments

  1. manotroll

    em

    durmir para termos força no outro dia
    mas não teve um cara que bateu o record de ficar 11 dias acordado direto sendo dj
    e quando ia ir por 12 ele simplesmente desligou e ja caiu sem operação e so acordou 2 dias depois.
    como ele fez isso ele so tomo cafe mas acho que so cafe não faz isso

  2. Hanna

    em

    Ótimo post! Sempre fui um pouco fascinada pelo que acontece com o nosso corpo durante o sono desde que eu descobri que tenho paralisia do sono. Não sei se você conhece, mas é uma particularidade aterrorizante pra quem não tem conhecimento do que está se passando no momento (experiência própria).
    Adoro o blog e visito diariamente! Parabéns =)

  3. Dan1lo

    em

    opa! tava aqui hoje mesmo com uma dúvida sobre dormir/sono, e ai vem esse post do blog 😛

    A minha duvida, na verdade, era sobre as horas de sono. Ouço serem recomendadas 8 horas de sono em geral, mas isso se aplica somente a dormir da noite para o dia(sem interrupção) ou em geral(dormir 4 horas, acordar, dormir 4 depois)?

    Valeu pelo blog ^^ muito interessante.

  4. Maria Angélica

    em

    Sempre ouyvi dizer que a glândula pineal “sente” o escuro e o claro. Quando não havia luz elétrica, as pessoas dormiam mais cedo, por isso.
    Desta forma, quem tem insônia (como eu) precisa fazer um “clima de noite” antes de dormir : escurecer e silenciar o ambiente são os primeiros passos.

  5. Maria Angélica

    em

    PS* Conheço uma pessoa que tem essa “paralisia do sono” . É quando acorda, não é ?

  6. Não consigo dormir…

  7. Lorenzo

    em

    quer dizer q se dormirmos pouco tempo crescemos pouco??

  8. eu

    em

    Se eu soubesse que quem dorme mais cresce mais na adolescencia,eu dormiria umas 12 horas por dia.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo