Que massa de lagartas pretas é essa? [vídeo]

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]

“Eu encontrei lagartas indo para o trabalho de manhã cedo. Elas se mexiam constantemente umas por cima das outras. Depois do meio dia eu as vi novamente e estavam se locomovendo em direção a rua, novamente umas por cima das outras. Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? Se tiver um vídeo, agradeço” Grasi Welter

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]
Imagem enviada pela Grasi!

Grasi, para encurtar a conversa, essas não são larvas de borboletas e mariposas, as chamadas lagartas (apesar de parecer muito). Elas são larvas de himenópteros (abelhas, vespas, formigas). Trata-se de hymenópteros da família Pergidae e sub-família Perreyiinae. Parecem ser do gênero Perreyia (possivelmente, não é certeza, da espécie Perreyia lepida), ou “falsas lagartas”, que, em alguns lugares são verdadeiras pragas.

Outro nome conhecido dessas larvas é “mata-porcos” isso porque, ao serem ingeridas por suínos e até bovinos, liberam uma substância tóxica secretada pelas glândulas cutâneas que os envenena. Apresentam debilidade, depressão, tremores musculares, excitação, agressividade, e mortalidade em menos de 2 dias da aparição dos sintomas. Em animais que sobrevivem por mais tempo observa-se icterícia e sensibilidade a luz.

Himenópteros são insetos com desenvolvimento completo (holometábolos), então passam pela fase de ovo, larva (em várias etapas), pupa (para sofrer a metamorfose) e adulto (o inseto alado, pronto para reproduzir). As larvas desenvolvidas, como recebemos na foto, têm coloração negra e medem cerca de 2,5cm de comprimento. Aparecem entre junho e setembro aglomeradas, caminhando na pastagem, hábito que sugere capacidade de buscar mais alimentos e proteção contra predadores.

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]
Esse comportamento funciona como mecanismo de defesa! Sinistro… Foto: Reprodução/PyBio

Completado o crescimento (que se dá através de mudas ou ecdises) a larva sofre metamorfose passando para a fase de pré-pupa, assumindo cor branco-amarelada de 12,5mm de comprimento. Abaixo da superfície a pré-pupa expele uma substância clara e viscosa que adere partículas de solo, formando uma espécie de casca de proteção de coloração negra. Este estágio dura, aproximadamente, 6 meses, quando se transforma em uma pupa e, 15 dias após, emerge o inseto adulto (novembro a abril). O adulto tem o aspecto vespiforme e é raramente encontrado.

Leita também: O que fazer em caso de picada de abelha ou vespa? Veja quando você precisa procurar um pronto-socorro

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]
Foto: Reprodução/PyBio
Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]
Foto: Reprodução/MyPanamaLife

Veja este vídeo bem interessante dessas “lagartas”!