Animais

Uma das mais famosas lagartas de fogo!

Uma das mais famosas lagartas de fogo!
4.5 (90%) 2 votes

Gostaria de saber que tipo de lagarta é essa que encontrei andando pela minha parede outro dia. Ela é muito bonita, nunca tinha visto uma lagarta assim a não ser aquelas verdes. Que tipo de borboleta ela pode virar?(Isabela – Araraquara/SP)




Imagem enviada pelo leitor!



Linda mesmo Isabela. Esta é uma das famosas lagartas de fogo, conhecidas como taturana, sussuranas ou lagartas cabeludas. O nome científico dela é Megalopyge lanata. Os adultos não são muito grandes, medem apenas 7 cm de envergadura, mas tem o abdome bem robusto. São mariposas de asas brancas e corpo com coloração preta e rósea.

Um curiosidade é que os adultos tem o abdome bem “peludo” e as fêmeas colocam os ovos sobre os pelos arrancados do próprio abdome para protegê-los contra predadores. Quando nascem, no primeiro estágio, apresentam cor avermelhada e comportamento gregário, isso quer dizer que elas ficam todas juntinhas até o próximo estágio.

É preciso ter cuidado com esta espécie, pois quando são jovens (lagartas) apresentam um toxina nas cerdas que causam queimaduras, edemas e bolhas purulentas. Por isso, não é bom tocá-las. Podem ser encontradas próximo a abacateiros, jambeiros, coqueiros e outros. São bichos comuns nos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.



PÁG-40-Lagarta-de-mariposa-Megalopyge-lanata-família-Megalopygidae

Megalopyge lanata, os tufos de cerdas são altamente tóxicos. Foto: Reprodução/biodiversidadeteresopolis

Lagarta_Nidia3

Vista frontal, mostrando a cabeça e os tufos de cerdas frontais. Foto: Reprodução/insetologia

megalopyge_lanata_F01_GF

Um adulto fêmea. Veja como o abdome é peludo… Foto: Reprodução/cahurelentomologie

lanata

Outro adulto. Foto: Reprodução/flickr_wolfwalz


10 comentários

10 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    O “bicho-cabeludo” aqui de MG é preto . Mas é igualzinho .

  2. Lorenzo

    em

    essa última foto parece uma cabeça, vocês não acham? 😆

  3. Olá Karlla tá 10 a máteria.Luzenilda. 🙂

  4. cleyton

    em

    é mas aqui em campo grande MS tbm tem muitas dessas lagartas.

  5. renata cristiane dos santos

    em

    meu nome é renata moro em bauru sp,tenho um pé de ponkâ no meu quintal e eu fui queimada por uma largatinha igualzinha a esta da foto,no pe de ponkâ esta cheia dessas largatinha,então,eu gostaria de saber o que devo fazer,para eliminar esses bichos pois tenho criança pequena em casa,e a dor dessa queimada é muito forte fiquei com febre,muita dor e inchaço no dedo,então eu gostaria muito de saber o que eu posso fazer muito obrigada pela atenção

  6. Ariane Furtado

    em

    Ei Karlla, gostaria de saber quanto tempo essa lagarta demora para sair do casulo? Tenho vigiado um há semanas, e nada da mariposa sair… rs Beijo

  7. Mari

    em

    Eu moro em SP e ainda não tive a chance de ver uma ç.ç
    Mas esse casulo e realmente incrivel *—*

    • Luan

      em

      teve uma época q tenha bananeira no terreno do lado da minha casa aqui no interior de sampa…e no muro tinham mais de 3…mto foda….amarelinha..,,

  8. Moro em Foz do Iguaçu-Pr,é a primeira vez que vejo uma desta espécie em minha casa,ou seja no pé de manga,foram sete no mesmo dia,vou enviar para o lab.de entomologia da 9ª Regional de Saúde,para identificação e também para saber que medidas de controle devem ser adotadas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo