Animais

Fulgora: Inseto com cara de jacaré

“Gente, encontrei esse bicho há tempo em meu sítio, muito estranho! Já mandei para uma bióloga amiga da minha família mas ninguém descobriu! Achamos até que seria uma espécie nunca vista, ou até em mutação, o que acham??”    Natália A.

Este bicho parece mesmo uma mutação, não é Natália? Mas não é nada disso. Apenas a mãe natureza nos dando mais um presente. Estes são insetos da ordem Hemiptera, da família dos Fulgorídeos. Acredito que seja da espécie Fulgora lanternaria. Esses bichos são incríveis, possuem uma projeção na cabeça forma de fava de amendoim é feita de um polissacarídeo insolúvel resistente que os insetos possuem: a quitina. Visto de lado, parece a cabeça de uma cobra ou jacaré, com dentes e tudo! As asas abertas possuem desenhos de olhos grandes e tudo isso é uma estratégia para se livrar dos predadores. Afinal, quem vai querer comer uma cobra, ou quem não teria medo de um bicho com olhos deste tamanho?


A Fulgora lanternaria é conhecida popularmente como Jequitiranaboia. Gosta de voar a noite, em florestas tropicais, é comum em terras brasileiras. Quando pousados, têm o hábito estranho de andar de lado e para trás. Alimenta-se do néctar de frutas e seiva de vegetais, retirados por sucção através de seu apêndice bucal.

Este inseto vem acompanhado por várias crenças indígenas. Segundo a lenda, caso ele pouse em uma pessoa ou uma planta, esta secará completamente e definhará até à morte. A crença é originada do fato de os animais serem por vezes encontrados em troncos secos, acreditando-se que ao sugar sua seiva, levou a morte o vegetal. Na realidade a é um inseto inofensivo, o contato físico com ela não causa nenhum mal. Só ocorrerá algum dano ao vegetal se o número de insetos que o sugam for muito grande e a planta já estiver debilitada.

DSCF5244

De asas abertas, vejam as manchas parecidas com olhos nas asas posteriores! Foto: Reprodução/caterpillareyespot

5

Foto: Reprodução/500px-Pablo Reinsch

jequiranaboia

Igualzinho uma cabeça de jacaré, não é? Foto: Reprodução/Roger Patrocinio


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo