Animais

Fulgora: Inseto com cara de jacaré

“Gente, encontrei esse bicho há tempo em meu sítio, muito estranho! Já mandei para uma bióloga amiga da minha família mas ninguém descobriu! Achamos até que seria uma espécie nunca vista, ou até em mutação, o que acham??”    Natália A.




Este bicho parece mesmo uma mutação, não é Natália? Mas não é nada disso. Apenas a mãe natureza nos dando mais um presente. Estes são insetos da ordem Hemiptera, da família dos Fulgorídeos. Acredito que seja da espécie Fulgora lanternaria. Esses bichos são incríveis, possuem uma projeção na cabeça forma de fava de amendoim é feita de um polissacarídeo insolúvel resistente que os insetos possuem: a quitina. Visto de lado, parece a cabeça de uma cobra ou jacaré, com dentes e tudo! As asas abertas possuem desenhos de olhos grandes e tudo isso é uma estratégia para se livrar dos predadores. Afinal, quem vai querer comer uma cobra, ou quem não teria medo de um bicho com olhos deste tamanho?

A Fulgora lanternaria é conhecida popularmente como Jequitiranaboia. Gosta de voar a noite, em florestas tropicais, é comum em terras brasileiras. Quando pousados, têm o hábito estranho de andar de lado e para trás. Alimenta-se do néctar de frutas e seiva de vegetais, retirados por sucção através de seu apêndice bucal.

Este inseto vem acompanhado por várias crenças indígenas. Segundo a lenda, caso ele pouse em uma pessoa ou uma planta, esta secará completamente e definhará até à morte. A crença é originada do fato de os animais serem por vezes encontrados em troncos secos, acreditando-se que ao sugar sua seiva, levou a morte o vegetal. Na realidade a é um inseto inofensivo, o contato físico com ela não causa nenhum mal. Só ocorrerá algum dano ao vegetal se o número de insetos que o sugam for muito grande e a planta já estiver debilitada.



DSCF5244

De asas abertas, vejam as manchas parecidas com olhos nas asas posteriores! Foto: Reprodução/caterpillareyespot



5

Foto: Reprodução/500px-Pablo Reinsch

jequiranaboia

Igualzinho uma cabeça de jacaré, não é? Foto: Reprodução/Roger Patrocinio

19 comentários

19 Comments

  1. muito legal mesmo, cada vez me impressiono mais com a mãe natureza

  2. michele

    em

    eh Nathalia isso prova q nem todo biólogo é zoologo como nossa amiga blogueira Karlla se perguntasse para mim que sou parasitologista na certa eu diria à vc q é um inseto certamente somente rsrsrsr se a amiga da sua mãe nem disse isso cuidado com essa Bióloga !! rsrsrsrs

  3. André F. G. Gabriel

    em

    apenas uma pequena observaçao:
    a quitina nao faz parte dos compostos organicos protidos como os anticorpos e as pepsinas, mas do grupo dos polissacrideos. Neste caso, assim como a celulose nas plantas, a quitina tem funçao estrutural em insectos e fungos. existem mais polissacrideos, por exemplo o amido e o glicogenio, mas esses sao estruturais.

    convem alterar o texto 😉

    • André, Obrigada querido. Realmente foi um vacilo. Ainda bem que tenho amigos como vc para me dá esses toques! Erro imperdoável!!! valeu

  4. André F. G. Gabriel

    em

    eu conhecia esse bicho como luminaria, por acaso kdo era pekeno aprendi sobre ela numa enciclopedia hehee

    pensava k nunca havia de voltar a vela 😀

  5. André F. G. Gabriel

    em

    eliminaste a minha mensagem ? exijo uma explicaçao. dregabriel@hotmail.com

  6. André F. G. Gabriel

    em

    Deus te abençoe 😀 gostei bue do teu artigo 😀

  7. Maria Angélica

    em

    É lindo esse bicho . Lá na granja, agora na estiagem, então, tem muitos deles.

  8. Eli Soares

    em

    Uma certa feita apareceu um bicho desses em minha casa… o mantive preso por uns 2 dias, depois o soltei..
    fiquei impressionado com a aparencia desse bichinho…

  9. Carol

    em

    Que nojo xD

  10. K

    em

    Eu morei quatro anos em Itaituba(Cidade localizada no sudoeste do Pará), esse inseto é comum por lá, no entanto, pela falta de conhecimento, as pessoas da ragiao simplesmente MATAM todos os que encontram por acreditar nessas crenças ignorantes de que esse ser inofensivo pode matar facilmente uma pessoa. 🙁

    Parabéns pelo blog! 😉

  11. vitor

    em

    😀 meu pai já capturou um bicho desci .aqui na minha cidade , divezinquando apareci esis bichos.mas aqui e conhecido com cobra de aza.eli tem muito veneno

  12. renato

    em

    esse bicho tbm eh conhecido por cobra-cigarra….tem a lenda q soh de encosta ele mata, pq ele fica geralmente em arvores secas…dai a lenda q o bicho mata a arvore e mata pessoas

    abraço

  13. Fantástico! Agregue outros links nesta rede social:

    http://migre.me/1dnGG

  14. André F. G. Gabriel

    em

    de nada, realmente e um tanto constrangedor …; peço desculpa de qualquer das formas, beijinho 😀

  15. :bandit: Karlla uma vez eu li em um livro muito antigo que esse inseto se picasse alguem poderia ser perigoso porque possuia um veneno ate que forte! isso eh verdade?

  16. guga

    em

    na Costa Rica a população acredita que se uma pessoa for picada por esse inseto morrerá em 24 horas … o unico antidoto é fazer sexo nesse tempo… dizem ainda que uma virgem seria o melhor antidoto… tem uma materia completa no meu blog sobre ele.. conheçam la.
    http://biobizarro.blogspot.com/

  17. Meu pai trabalha em uma granja, e como ele sabe que eu amo biologia ele sempre traz alguns insetos que aparecem por lá, o último que ele trouxe foi um desses, eu jamais havia visto, ou lido alguma coisa sobre essa espécie então o post foi mt útil !

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo