Animais

O besouro que atira bombas ácidas no inimigo [com vídeo]

No mundo dos insetos fugir do inimigo é uma façanha! Algumas espécies possuem estratégias incríveis capazes de “detonar” um inimigo em minutos. O Besouro bombardeiro, um coleóptero da família carabidae é um famoso conhecido por ser capaz de produzir umna bomba no abdome, isso mesmo!!!

Os bombardeiros possuem uma arma bastante diferente. Eles possuem glândulas que armazenam uma mistura química capaz de queimar tanto quanto água fervente. Mas como um inseto que possui sangue frio pode realizar tal façanha?

Esses besourinhos possuem duas glândulas iguais dispostas lado a lado, que abrem na extremidade da cavidade abdominal. Essas glândulas são preenchidas com substancias como o peróxido de hidrogênio e hidroquinona, além de um compartimento externo contendo catalase e peroxidase. As junções destes componentes químicos resultam numa reação química e o besouro produz uma “bomba”.




O vapor resultante desta substância irritante é conhecido como p-benzoquinona, que explode embaixo do abdômen fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos. O resultado é uma substancia com uma temperatura tão alta que é capaz de escaldar o possível predador, ou causar queimaduras nos animais maiores, como nós!

images-(2)

Estes besouros são considerados criaturas fascinantes por ser o único animal capaz de misturar elementos químicos e produzir uma bomba!



70004663

Esquema mostrando como as estruturas internas do abdome se comportam para formar a “bomba”. Foto: Reprodução/dkimages

539w

O vapor resultante desta substância irritante é conhecido como p-benzoquinona, que explode embaixo do abdômen fazendo um barulho tão poderoso que pode ser ouvido pelos humanos.



17 comentários

17 Comments

  1. eu

    em

    Único animal capaz de produzir uma bomba?
    e nós?

  2. Edmilson

    em

    Bizarro ‘-‘ desse ai eu tenho medo! kkk
    PS: a nossa “bomba natural” tambem espanta muita gente e pode queimar narizes! kkk

  3. Fantástico seu post!

    Formas inusitadas para divulgar seu blog neste novo agregador!

    http://migre.me/1hPvF

  4. lukao

    em

    Verdade comeu bronha o poster.. nós fazemos coisas pioras que esse mero inseto.

  5. iohaus

    em

    OS humanos produzem bombas dentro do proprio corpo ?

  6. ...

    em

    A não ser que você possa produzir uma bomba no seu abdome o ser humano continua fora dessa lista …

  7. SO EU MESMO

    em

    o eu esta totalmente ERRADO.ele disse que ele e o unico animal capaz de produzir uma bomba usando elementos QUÍMICOS.o homem usa elementos INDUSTRIAIS tal como a polvora e o metal.aff ta na cara q teve prequiça de ler o post isso me da nojo :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick: :sick:

  8. Interessante… cada coisa que existe na natureza…

  9. Eder

    em

    Me lembra aquele filme “tropas estelares” sei la se e assim o nome, que tinha uns insetos gigantes no espaço e uns besouros que atiravam bombas nas naves hauihiauhaui
    Ja sei de onde eles tiraram a ideia do filme!

  10. Pedro

    em

    keimar narizes ?… q retardado :bandit:

  11. Marcos

    em

    o eu esta totalmente ERRADO.ele disse que ele e o unico animal capaz de produzir uma bomba usando elementos QUÍMICOS.o homem usa elementos INDUSTRIAIS

    PUTA QUE O PARIU!!
    MEU DEUS!!
    Você não sabe NADA DE QUIMICA?

    Elementos INDUSTRIAIS ESTÁ TOTALMENTE ERRADO!

    o METAL PODE SER FERRO, POR EXEMPLO, QUE É UM ELEMENTO QUIMICO! ( Fe )
    O FERRO COMO CONHECEMOS, OU ALUMINIO, OU OURO E PRATA, NADA MAIS SÃO DO QUE GRANDES QUANTIDADES AGRUPADAS DE UM ELEMENTO QUIMICO! MEU DEUS!

    A POLVORA TAMBEM É FORMADA POR ELEMENTOS QUÍMICOS, como os citados no trecho a seguir que eu tirei do site

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422008000400036&script=sci_arttext

    “A pólvora negra, usada como propelente e explosivo, é uma mistura complexa de três ingredientes fundamentais, o salitre, ou nitrato de potássio, o enxofre e o carvão. “

    • MAURO

      em

      Pois é DEUS é mesmo incrível, pois o amigo estudou química, e lembra dos elementos capazes de fazer bombas com vários elementos, parabéns pelo comentário. Vemos que este Besouro Bombardeiro NUNCA foi a escola, e sabe produzir elementos químicos capazes de criar BOMBAS pois se e ele não libera-se os líquidos aos poucos, ou explodiria ou viraria um míssil, como um ser como esse seriafruto de uma mera evolução , pois se ele não fosse feito completo, do jeito que ele é , o mesmo não poderia sobreviver, se ele morre ( explode) , não poderia evoluir. ONDE VEMOS QUE DEUS O CRIOU ASSIM COMO ELE É!!!

  12. Sayu

    em

    sério que do nada isso virou discussão? ó o nível, gente! e quem posta é a karlla, tem nenhum “ele” aqui não.

    um animal fascinante, com certeza. me lembra muito o escorpião vinagre e seu jato de ácido concentrado. a faculdade de biologia nos mostra coisas realmente incríveis 😉

  13. Leonardo

    em

    SE ELE LIBARASSE O LIQUIDO DE UMA VEZ LOGICO QUE ELE EXPLODIA, MAS VEREMOS POR OUTRO LADO , MUITO PODEM TER EXPLODIDO DURANTE O PROCESSO DE EVOLUÇÃO, PELO FATO DE LIBERAREM DE UMA VEZ A MISTURA, MAS UM CONCERTEZA UMA MUDANÇA GENETICA EM ALGUM INDIVIDUIS DA ESPECIE E ELE LIBEROU AOS POUCOS E ESSE QUE SOBREVIVEU DISSEMINOU SEU GENE ENTÃO OU OUTRO TBM LIBERAM AOS POUCO…NADA MAIS QUE UMA SELEÇÃO NATURALLL!!!!!!

  14. Isaac

    em

    Fascinante! Parabéns pelo blog!!

  15. bizoruu

    em

    muito bacana, eu tinha pedido que falassem um pouco mais sobre besouros já que sou fascinado por eles, e tenho visto matérias extraordinárias. parabéns.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo