Sua saúde

Por que a vacina BCG deixa uma cicatriz?

Vacina BCG: Por que fica inflamada e deixa cicatriz? Ela causa febre?

Por que a vacina BCG deixa uma cicatriz?
4.4 (88%) 5 votes

“Minha dúvida é sobre a vacina BCG. Por que ela fica inflamada e sempre demora muito pra sarar e ainda aquela cicatriz? Há algo que possa fazer pra a cicatriz ficar menor ou não aparecer?” Andrea Silva

Oi Andrea… Muita gente não sabe, mas a BCG é a sigla do nome: Bacillus Calmette-Guérin em homenagem aos seus inventores. Ela é muito eficiente para evitar e tuberculose e é indispensável que os bebês tomem essa vacina, mesmo sabendo que depois ficará aquela marquinha.




Bactéria de bovinos

Existem vários mitos envolvendo a marquinha da BCG. Por exemplo, antigamente se dizia que a enfermeira esquentava a ponta da agulha antes de usá-la e por isso a marca de queimadura ficava. Mas não é nada disso, aquela marquinha é formada a partir de uma reação do nosso organismo aos componentes presentes na vacina. Um dos componentes da BCG é uma bactéria responsável pela tuberculose em bovinos, chamada Mycobacterium bovis. Usada para vacina em um estágio enfraquecido.

Assim que a vacina é injetada ela inicia um processo inflamatório, pois nosso corpo envia células de defesa para “acabar” com a bactéria. Nessa “briga” é formado nódulo local que evolui para pústula (bolsinha de pus), seguida de crosta e uma ferida, com duração habitual de seis a 10 semanas (demora muito mesmo!), dando origem quase sempre a pequena cicatriz, sendo que, durante a fase de úlcera, pode haver o aparecimento de secreção.

Em resumo, aquela feridinha que sempre deixa uma cicatriz nada mais é do que o resultado de reação inflamatória típica que esse a Mycobacterium bovis gera. O tamanho da marca e o tempo para a cura da ferida depende do organismo de cada um. Algumas pessoas tem marcas pequenas que mal podem ser notadas, outras já possuem um cicatriz enorme que parece ter sido causada por algo muito mais forte do que uma simples agulhada.



 Movimento antivacinas trouxe de volta uma doença fatal e já há registros de vítimas fatais

E pode dar febre?

Normalmente a reação da vacina BCG não costuma ser acompanhada de febre ou mal estar no recém-nascido. A reação da vacina é apenas no local da aplicação. De acordo com o Infectologista Dr. Paulo Cesar Guimarães, membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, os efeitos adversos são muitos raros em todo o mundo. “A situação mais vista nesses poucos casos é uma adenomegalia (íngua) na axila direita, acompanhada ou não de febre, e esses casos merecem um parecer médico. A formação de uma pústula (bolinha de pus vermelha) crescente no local é considerada normal, não havendo motivo para alarde, já que ela irá regredir e dar lugar à rotineira cicatriz”, disse o infectologista.



jb

51 comentários

51 Comments

  1. Poxa..estranho…quando eu tomei não inflamou…não saiu pux, nem nada!
    Isso pode variar de pessoa pra pessoa, não?!

  2. Não vacine seus filhos, ainda mais bebes que estão criando anticorpos para sua vida, e se deixa uma marca desse tamnho fosse meu filho nao ia deixar não.
    vlw por compartilhar

    • Willis Oliveira

      em

      Muito pelo contrário, Thiago, essa vacina existe e é aplicada para que o organismo das crianças criem anticorpos. A enfermeira não vacina por diversão e tão pouco o governo investe num controle em massa.

      Não darei nenhuma aula aqui, na internet, em fontes confiáveis, poderá entender melhor para que serve a BCG e tantas outras vacinas.

      Quanto à marca, não pode ser vista como algo ruim. O bebê ao nascer recebe um tapinha na bunda, crianças aproveitam melhor a infância com pequenas quedas e arranhões, injeções doem, remédios são amargos… então muito do que parece ser feio, doloroso e ruim, na realidade garantem a vida, saúde e alegria dos humanos.

    • Willis Oliveira

      em

      Uma observação de “eu errei”: li que a questão do “tapinha” na bunda dos recém-nascidos para que chorem (caso não o façam ao nascer) vem mudando com o tempo, ou até mesmo já foi banido de vários lugares. Acredito porém que o bebê ainda sinta dor na primeira respiração, mas deixo aqui a dúvida.

  3. Não sabia,interessante !

  4. Só faltava esta! kkkk Boa matéria!

    Novo agregador de links. Divulgue seu blog ou site!

    http://migre.me/15z5L

  5. Mariane

    em

    ESSE THIAGO TEM PROBLEMAS!!!!!!!!!! É LÓGICO QUE TEM QUE VACINAR! SEMPRE!
    Carlos, pode variar sim. 🙂

  6. Cris

    em

    Thiago, é deixa seu filho morrer de tuberculose, para de ser ridículo!

  7. Bruno

    em

    Pois é, eu tomei quando criança e não tenho nenhuma marca, nem pequena!!!! Estranho, não?

  8. iza

    em

    a minha é enoooooooooooooooorme

  9. marlon c g

    em

    não vacine e deixe seu filho(a) morrer de tuberculose e/ou outras doenças!
    a marca é quase nosso codigo de barras iuahiuahaiuha mas ainda chegam lá!

  10. evelyn

    em

    apezar da pena que da em ver a marquinha que deixa no bracinho, a vacina é importante pra saude da criança

  11. Marcela

    em

    Eu tomei e não deixou marca nenhuma, nem doeu, nem nada, voltei no posto de saúde e a enfermeira disse que tinha que tomar outra porque a vacina “não pegou”. Tomei outra, também não inflamou nem deixou essa mancha enorme, mas dá pra ver (se procurar bem) um pontinho da vacina no braço.

  12. André

    em

    Pois é Thiago, não tem que vacinar os filhos mesmo não. Já pensou ficar uma marquinha?! Deixa morrer de doenças para as quais já temos vacinas e que podem ser evitadas que é muito melhor! Você é um imbecil, retardado que devia ficar com a boca fechada!

  13. Álvaro

    em

    Sempre quis saber pq não tenho essa cicatriz.
    E, sim, eu tomei essa vacina.

  14. Ant-Paladino

    em

    Thiago Fail³³

  15. WCSA

    em

    Me falaram que é a marca da besta…

  16. biah

    em

    a minha num deixou marquinha não!

  17. Marina

    em

    Eu tomei e não tenho nada. 😀

  18. jessica

    em

    gente eo tomei ja essa vacina i tenho a markinha

    mais é tan pekena ki nem da pra ver ^_^

  19. Jéssica

    em

    Sempre achei uma gracinha a minha marquinha. 😀

  20. InvaderZi

    em

    Caramba, bem legal isso sempre quis saber o por que da marquinha ^_^

    @Thiago Como assim NÃO vacinar os filhos cara, tá loko?

  21. Andréa Karolinne

    em

    fiquei feliz qdo vi a resposta!!!!!!obrigada.

  22. Josenilson

    em

    :sick: Pra quê vacinar? O sinal é a marca da Besta fera? Então deixa o filho de vcs sem vacina…deixa! O meu já está seguro!!!
    A maior Besta é a Santa ignorância desse povo.
    Essa sim faz mal ao Homem,mata-o em vida.

    • fera

      em

      sera q e por isso q envelheçemos ?
      apenas minha opiniao afinal nao acredito q nascemos so para morrer

  23. Solange de Lima

    em

    Meu flhote tomou a BCG, a 8 dias e não inflamou,só ficou a marquinha vermelha isso quer dizer que a vacina não pegou? o que fazer?

  24. Alexsandro L.

    em

    Muito bom o conteúdo, tinha dúvidas!

    Nota 10!!

  25. Bettina Riffel

    em

    as minhas duvidas ainda nao ficaram esclarecidas. Explico: resido na Alemanha e aqui todo mundo me pergunta que marca é essa. Certo dia perguntei a uma pessoa mais experiente, com filhos, que me explicou que aqui na Alemanha esta vacina nao deixa marcas , que somente antigamente é que deixava, mas que a Geracao dos anos 90 ja nao tem mais. Agora eu pergunto: Por que entao no Brasil ainda deixa marca? Estamos “atrasados” ? Agradeco que puderes me esclarecer esta ideia. e Ficaria grata se puderes me enviar email com seu esclarecimento querida (o) blogueira (o).

    • Nuno

      em

      A resposta é simples: “antigamente” eram usadas estirpes de Micobacterium bovis atenuadas, para produzir as vacinas. uma bactéria atenudada, é uma bactéria que, por processos químicos se tornou menos infecciosa, contudo, o facto de estar atenuada, não significa que tenha perdido a capacidade de provocar, mais que uma resposta imunitária, que é a reacção que deixa a marca. Actualmente em países desenvolvidos, já se utilizam técnicas mais complexas na produção de vacinas. Entre estas técnicas temos a utilização de partículas bacterianas, que são pedaços de bactérias, capazes de causar uma resposta imunitária, sem outro tipo de reacções, uma vez que não é uma bactéria viva.

  26. Boris

    em

    Acho aquela marquinha muito sexy!!!

  27. Daniela Souto

    em

    Olá…também tenho a mesma dúvida que outras pessoas. Moro na França e meu filho também se vacinou. Eles aplicam na parte interna do braço esquerdo, no início ficou uma marca como uma picada de mosquito, não houve inflamação e hoje não é percebida. Isso é correto? Alguns dizem que eu deveria fazer novamente. Ele está protegido contra a tuberculose? Grata pela resposta!

    • Andresa

      em

      Apos 6 meses se não houver a marquinha tem que vacinar de novo, conta mais 6 meses e mesmo se não ficar a marquinha de novo não tem problema, ele ja esta imune

  28. maria

    em

    meu filho quando tomou a BCG demorou um mes pra infeccionar, porque? e nao ficou a marca no meio do braço, a enfermeira aplicou mais pro lado,nao tem problema?

  29. Eraldo

    em

    Eu tomei a vacina da bcg,
    mais parece q não pegou,
    chegou a inflamar mais foi pouco e depois começou a sumir,
    e não fcou marquinha nenhuma,
    sera porque?

  30. adriana

    em

    oi minha filha esta com dez meses e nao saiu a marca fiz um teste ppd deu negativo 5 mm ela esta protegida ou vai ter que tomar a vacina de novo grata tire minha duvida por fazor ate aguardo resposta

  31. Maria

    em

    Olá.

    Minha filha vai fazer 3 anos e até hoje não apareceu a marquinha, a pediatra dela pediu para vacinar novamente, mais estou insegura. Será que não tem problemas em dar outra dose.

    Quais são os riscos???

  32. Janaina

    em

    Meu fulho tomou duas doses de BCG e nao aparece a marca no braco, fez o teste de PPD e pelo resultado nao imunizou, devo vacina-lo novamente ou realizar exames para saber porque ele nao fica imune.

    • Bruno Ricardo Silva Fumes

      em

      Procure um médico, não um posto de saúde, um imunologista, de preferência.
      As vacinas do Governo nem sempre apresentam 99,8% de eficácia…

      Talvez o lote de vacinas não esteja perfeito, isso é normal, o governo brasileiro não se preocupa com a saúde humana.

    • Bruno Ricardo Silva Fumes

      em

      Se você tem interesse em conteúdos Biológicos dessa natureza, eu sou Biólogo e Futuro Veterinário, se Deus quiser.

      Mas esse site traz conteúdo específico sobre a não imunização pela BCG

      http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAkfgAK/imunizacoes

  33. Taty Roseno

    em

    Sou privilegiada por não ter essa cicatriz , a minha não inflamou , nem nada ….

    • MILENA

      em

      NEGATIVO. A NÃO MARCA, E PODE SIGNIFICAR QUE ELA NÃO FEZ EFEITO E TERÁ QUE VACINAR DE NOVO.

      • karla

        em

        Correto o q amiga disse!!

      • ilber Van derwells

        em

        normal, algumas pessoas não tem a marca mesmo, mas é raro.

  34. Bia

    em

    obrigada pela informação , cinseramente não sabia disso

  35. Márcia

    em

    Olá, agora quem ficou com dúvida fui eu!
    Tenho 23 anos, todos que conheço possuem a cicatriz, porém eu não tenho nenhuma marca. Não estou imunizada? :O

  36. jordania

    em

    Porque em algumas pessoas encontramos duas cicatrizes e em algumas apenas uma. é outro tipo de vacina, ou duas doses da BCG?

    • ilber Van derwells

      em

      são duas vacinas, tomamos uma em cima da outra para não ter duas cicatrizes, mas em outros países como chile por exemplo, tem duas cicatrizes pq nao tomam uma em cima da outra.

    • Adriano

      em

      Não tenho certeza em relação às duas marcas. Antigamente, duas vacinas deixavam cicatrizes: BCG e Anti-varíola. Geralmente, era uma em cada braço. Com a “extinção” da varíola, não se vacinam mais as crianças, portanto, deve haver somente uma marca.

  37. Patricia

    em

    Tenho 37 anos e hj uma amiga conseguiu achar a minha cicatriz mega ultra pequena!! Se tomou a vacina 100% de certeza q tem a cicatriz nem q seja um pontinho imperceptível como a minha!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo