Plantas e fungos

Por essa você não esperava: essa é uma das plantas mais mortíferas do mundo!

É muito difícil dizer que uma planta é a mais perigosa (venenosa) do mundo, até porque, ainda existem muitos mistérios na natureza que o ser humano ainda não foi capaz de desvendar. Mas posso falar de uma das plantas mais mortíferas do mundo: a Ricinus communis (o pé de mamona) que produz a ricina, considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal conhecida.

A ricina é uma proteína classificada dentro de um grupo especial de proteínas denominadas RIPs (do inglês Ribosome-Inactivating-Proteins), ou proteínas inativadoras de ribossomos. As proteínas desse grupo são capazes de entrar nas células e se ligar a ribossomos, paralisando a síntese de proteínas e causando morte da célula. Uma semente de mamona contém ricina suficiente para levar uma criança à morte.

Não existe antídoto conhecido, nos humanos a morte pode ser demorada, causando convulsões e falência das funções do fígado e de outros órgãos. Como é muito disponível em qualquer lugar do mundo e pode ser facilmente extraída e elaborada, podendo ser  usada inclusive em uma guerra biológica. Na medicina a ricina tem se destacado entre um grupo de proteínas tóxicas que vêm sendo usadas com o objetivo de matar células indesejadas (células cancerígenas). Para chegar ao alvo, a toxina é ligada a um anticorpo que reconhece especificamente a célula que se deseja eliminar, possibilitando que a ricina penetre a célula e provoque a toxidez.




A forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes, podendo também ser injetada ou adicionada a alimentos. Para se ter uma ideia da força tóxica da ricina, em 1978 o jornalista Georgi Markov foi assassinado no ponto de ônibus em Londres, quando sofreu um arranhão com um guarda-chuva que injetou nele uma dose concentrada de ricina. É muito veneno!!!

mamona

O pé de mamona produz a ricina, um veneno letal desenvolvido pela planta para proteger suas sementes.



30 comentários

30 Comments

  1. manotroll

    em

    ja vi esta planta
    normalmente arrancamos as bolas de espinho pra tacar ums nos outros

    • Manotroll- Já fiz muiiiiiito isso qd criança! E ainda pegava o cabinho das folhas (que é oco) para fazer bolhas de sabão.. kkkkkkkkk…

  2. Gu

    em

    Me fez lembrar do vídeo em que aquele governador “come” a Mamona que o Lula “oferece”. 😆

  3. Eduardo Salvalaio

    em

    É, por coincidência, fui saber desse fato sobre a ricina em um dos episódios da série ‘Breaking Bad, cujo personagem é um fera em química. E não sabia disso mesmo. Interessante. Bom post.

  4. betowem

    em

    putz… deus protege mesmo as crianças kkkk
    eu brincava com essa merda quando criança…
    fazia bolinha de sabão e usava na minha tiradeira kkkk muito obrigado meu deus…
    agora q sou um bêbado continue me protegendo kkkk

  5. Thiago

    em

    E eu brincava com isso!!!
    rsrs

    Parabens pelo site. Acompanho alguns outros sites com assuntos similares, mas o seu é o melhor: facil de entender e muito completo.

    Parabens!!

  6. Graf

    em

    Nem é tudo isso não… realmente o organismo não curte a ricina, mas vc pode comer um monte dessas sementes, mastigando e tudo que o que vc vai ter é uma dor de barriga enorme e vai vomitar o óleo dela (amarelo). E tb ficará com diarréia por uns dias… Aliás o óleo de rícino é usado exatamente pra fazer uma limpeza intestinal…

  7. Samanta

    em

    Adorei o post.

  8. Storm

    em

    Mamonas Assassinas

  9. wagner waine

    em

    http://www.youtube.com/watch?v=tQZe0S34NCI
    nesse link mostra lula dando mamona pro então governador do paraná.
    era só pra v mas ele comeu kkkkkkkk

  10. Ulysses

    em

    Se a mamoma fosse tudo isso eu já estaria morto visto que já comi uma semente quando era criança numa aposta que perdi, e nem por isso estou morto.
    Talvez se pegar milhares de sementes e extrair o óleo de ricina e depois conseguir através de processos não baratos concentrá-la dai sim poderia ser mortal.

    • Livio

      em

      a maioria dos casos de morte em adultos relata a ingestão de 8 sementes em média. Isso porque ela não é muito concentrada na semente, para concentrar é moleza, só pegar o bagaço que sobra da extração do óleo que a concentração já é bem maior. Então pode ter certeza, é isso tudo sim!

  11. rbs

    em

    E eu acreditava que era o tabaco por que parece que ele tem a capacidade de atrair idiotas e intochicá

  12. MN

    em

    Aos interessados no assunto, recomendo o seguinte site: http://www.fiocruz.br/sinitox/prognacional.htm

    • MN – Obrigada pela dica… Inclusive copiei o link para um futuro texto sobre o assunto. Valeu!

  13. Canibal

    em

    E o Requião mastigou uma praga dessas… E sobreviveu! Taí a comprovação que políticos são manifestações demoníacas!

  14. Gabriel

    em

    E pensar que eu fazia “guerrinhas-de-mamonas” quando era criança! Hahahah

  15. Mark

    em

    O requião comeu e não morreu… o ditado que “vaso ruim é duro de quebrar” é verdadeira…

  16. nossa eu zuava demais com essa mamona

  17. Caio Henrique

    em

    Eu brincava de guerrinha com a mamona…
    e minha avo estrai o Oleo da mamona..
    dexa seca no SOL a mamona pra depois tira..
    agora vai sabe pra q ;x vai ve eh pra me mata futuramente ^^

  18. Paulo

    em

    Mamonas Assassinas!!!

  19. Carla

    em

    Puts…brincava muito com isso ai! Sempre soube que era venenoso e tal, mas não imaginei que pudesse matar! oO
    Pena que a maioria das crianças de hoje nem sabe o que é um pé de mamona.. =x

  20. Maria Angélica

    em

    Vivia brincando com mamona , o talo dela ( ia até fazer o mesmo comentário de cima : Mamonas assassinas) ; tem um caso do meu avô qdo chegou ao Brasil, mas não sei se procede . Mas o tar do Comigo Ninguém Pode eu nunca deixei criança nem bicho chegar perto ! Bem lembrado o caso do tabaco : eu sou viciada nessa M***a , mas acho que é o cigarro industrializado que faz tão mal assim; os mais naturais nem chegam a viciar ( fumo de rolo, charuto, cigarrilhas etc)
    Beijo.

  21. Rodolfo

    em

    Alguém mais aí já mordeu uma para experimentar?

    Qto mais tempo será que tenho de vida? 😮

  22. Sérgio

    em

    oi olha eu conheci uma mamona de cor avermelhada até folhas e caule, essa aqui na minha região diziam ser venenosa não deixavam que pegassemos quando criança mas qunto essa comum não sabia pois aqui o povo fazia azeite delas para uso em casa e até prara remedio, mas é sempre bom saber …se souber o nome cientifico da mamona vermelha me fala e o seu grau de toxina…

  23. Juliana

    em

    Olá gostaria de saber mais detalhes sobre a SEMENTE DE MAMONA, pois estou com diarréia e vômitos, a 3 dias, eu começei um tratamento de emagrecimento e uma conhecida me deu essas sementes, afirmando que era parente da semente de girasol, porém ao em vez de emagrecer, sinto muitas dores, principalmente no estômago próximo ao rim. Tomei somente uma vez, porém a quntidade foi muito grande…umas 20 ou 30 sementes…Estou desesperada…Quanto tempo ainda tenho? Isso vai se agravar ainda mais? Em quanto tempo? Não tenho convenio médico…o que façoooooooooo…

  24. Kleber

    em

    Nossa, então aquelas lagartas que ficam na mamona são super resistentes.

  25. Nossa fiquei surpresa agora, não sabia que as mamonas tinha veneno! E eu que brincava com elas quando era criança! rs

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo