Por essa você não esperava: essa é uma das plantas mais mortíferas do mundo!

A mamona é uma das plantas mais venenosas e tóxicas do mundo

É muito difícil dizer que uma planta é a mais perigosa (venenosa) do mundo. Até porque, ainda existem muitos mistérios na natureza que o ser humano ainda não foi capaz de desvendar. Mas podemos falar de uma das plantas mais mortíferas do mundo: a Ricinus communis (o pé de mamona) que produz a ricina, considerada uma das mais potentes toxinas de origem vegetal conhecida. Onde você poderia imaginar que mamona é um das plantas mais venenosas e tóxicas do mundo?

A ricina é uma proteína classificada dentro de um grupo especial de proteínas denominadas RIPs (do inglês Ribosome-Inactivating-Proteins), ou proteínas inativadoras de ribossomos. As proteínas desse grupo são capazes de entrar nas células e se ligar a ribossomos, paralisando a síntese de proteínas e causando morte da célula. Uma semente de mamona contém ricina suficiente para levar uma criança à morte.

Não existe antídoto conhecido, nos humanos a morte pode ser demorada. Assim, com sofrimento, causa convulsões e falência das funções do fígado e de outros órgãos. Como é muito disponível em qualquer lugar do mundo e pode ser facilmente extraída e elaborada, podendo ser  usada inclusive em uma guerra biológica. Na medicina a ricina tem se destacado entre um grupo de proteínas tóxicas que vêm sendo usadas com o objetivo de matar células indesejadas (células cancerígenas). Para chegar ao alvo, a toxina é ligada a um anticorpo que reconhece especificamente a célula que se deseja eliminar, possibilitando que a ricina penetre a célula e provoque a toxidez.

Leia também: Uma variação de um vegetal que você conhece bem tem o fruto “idêntico” ao ovo de galinha

A forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes, podendo também ser injetada ou adicionada a alimentos. Para se ter uma ideia da força tóxica da ricina, em 1978 o jornalista Georgi Markov foi assassinado no ponto de ônibus em Londres, quando sofreu um arranhão com um guarda-chuva que injetou nele uma dose concentrada de ricina. É muito veneno!!!

A mamona é uma das plantas mais venenosas e tóxicas do mundo
O pé de mamona produz a ricina, um veneno letal desenvolvido pela planta para proteger suas sementes.