Curiosidades

O trevo de quatro folhas realmente existe?

O trevo de quatro folhas realmente existe?
3 (60%) 2 votes

É verdade que o trevo de quatro folhas existe? Naira Dias




Sim, Naira. O trevo de quatro folhas existe. Mas o verdadeiro trevo com as quatro folhas é resultado de uma anomalia genética, na qual a planta que deveria ter apenas três folíolos, acaba originando um folíolo a mais. O verdadeiro trevo de quatro folhas é formado a partir de  plantas da família Fabaeae, do gênero Trifolium sp.. O nome já diz: tri=três e folium=folha, assim essas folhas só poderiam ter três folíolos!

Existem estudos sobre a essa anomalia no Trifolium sp. ainda não se sabe ao certo se é causada por fatores genéticos, ambientais ou ambos. Geneticamente, a raridade do trevo de quatro folhas sugere que gene recessivo em baixa frequência seja a causa da sua formação. Alternativamente, trevos de quatro folhas podem ser causado por uma mutação somática ou de um erro do desenvolvimento de causas ambientais. A condição também pode ser causado pela interação de vários genes que acontecer para separar a planta individual. Assim, eu diria que essas quatro razões poderiam ser aplicadas para cada caso. Dizem que existem cerca de 10.000 trevos de três folíolos por um de quatro folíolos.

Na verdade, os Trifoliuns podem ter até mais que quatro folhas, ou seja, é possível na busca de um trevo da sorte que você encontre 5, 6 ou até mais folhas. É raro, mas não é impossível. Um erro muito comum é dizer que o raminho do trevo só pode possuir as três folhas, na verdade cada raminho é uma folha e ela deve ser dividida em três folíolos, que são como “sub-folhas”.



trevo-quatro-folhas-sorte-44628

O trevo de quatro folhas existe. Mas o verdadeiro trevo com as quatro folhas é resultado de uma anomalia genética, na qual a planta que deveria ter apenas três folíolos, acaba originando um folíolo a mais.

Por causa deste estado místico do trevo da sorte, já existem estudos para cultivo de trevos verdadeiros com quatro folíolos na qual são criadas situações ambientais adversas e técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir. Mas atenção: existe uma confusão muito grande quanto ao verdadeiro trevo da sorte, a Oxalis tetraphylla uma espécie de planta que possui naturalmente quatro folhas costuma ser vendida como trevo da sorte, tirando proveito do estado místico de trevos de quatro folhas.

De acordo com tradições, como folhetos trazer boa sorte aos seus descobridores, especialmente se encontraram por acaso e caso você seja contemplado não deve presentear ninguém a sorte que foi sua. Segundo a lenda, cada folheto representa algo: O primeiro é a esperança, o segundo é a , o terceiro é para o amor e se encontrar o quarto, indica sorte.



BXK5264_pa1600030800

Ops! Alguém teve muita sorte…

Sem-Título-1

Este é o falso trevo de quatro folhas (Oxalis sp.). Naturalmente essa planta sempre tem quatro folíolos!


37 comentários

37 Comments

  1. Cristina

    em

    Tenho tantas dessa num vasinho aqui em casa… E não é difícil de ‘pegar’ =)
    Já aconteceram vários acidentes com ela, mas sempre nasce novamente…

    • mariana

      em

      sorte tua de ter porque eu nao tenho nenhuma

    • Danielle

      em

      Olá Cristina! Será que você poderia tirar uma dúvida? Moro no nordeste e comprei um trevo de 4 folhas este mês de Outubro que está em potinho de plástico, está a sombra na varanda e rego 2 vezes ao dia, mas algumas folhas estão ficando amarela, achei que ele só iria hibernar (adormecer) no ano que vem em meados de Maio quando inicia o inverno, será que o meu trevo já está morrendo? Agradeço sua atenção.

      • maria

        em

        regue o trevo no maximo 3 vezes por semana, é o que ele precisa.

  2. Juliano

    em

    As pteridófitas do genero Marsilea também sao comumente confundidas com o Trifolium de quatro folhas. Inclusive a foto apresentada é de uma Marsilea! 😉
    Nenhuma das fotos é de um Trifolium. A primeira foto é de um Oxalis, depois de uma Marsilea e de outro Oxalis.

  3. Andre Menezes

    em

    Na casa de uma tia minha …

    tem quase uma horta, de tantos que nascem …
    😮

  4. Duka

    em

    Nossa, que engraçado eu ler esse artigo JUSTAMENTE hoje (02/08/2010) porque agorinha mesmo estava falando com meu namorado sobre trevos e ele me mostrou um trevinho de 4 folhas que ele mantém na carteira dele! =)

  5. Felipe

    em

    Isso é bem óbvil, eu mesmo possuo dois.

  6. Wissler Botelho

    em

    Aqui em casa tem um vaso cheeeio desse trevo de quatro folhas verdadeiro. É igualzinho o da segunda foto, quiserem eu tiro fotos.

  7. Ana

    em

    O Juliano está certo… A segunda foto é uma pteridófita da ordem Marsileales e não um trevo de 4 folhas..

  8. Akemi

    em

    Hahahaa…
    eu tenho umvaso só com trevo de quatro floha *-*

  9. Mas é claro que existe!
    Eu tenho um monte aqui em casa! Trouxe um que achei em uma viagem e agora brota que nem agua! hehe
    E olha que é o verdadeiro! 🙂

  10. Renato

    em

    Sou biólogo, e me senti na obrigação de prestar alguns esclarecimentos.

    A primeira foto é um Trifolium sp.
    A segunda uma Marcilea sp.
    A terceira uma Oxalis sp.

    OBS: esse terceiro genero possui a “Oxalis crassipes” que possui aquela florzinha rosa que tem o pedúnculo (talo) azedinho.

  11. Haniel

    em

    engraçado q uma vez minha mae ganhou um vazinho d trevo d 4 folhas e todos eram d 4 folhas tanto q eu levava todo dia um pra escola q me roubavam sempre kkkkkkk

  12. Legal mesmo! Adoro biologia.

  13. Ana

    em

    Nosssaaa, tem praticamente uma plantação de trevo de 4 folhas aqui no quintal de casa, ja tentei arrancar tudo e volta a brotar kkkk, to pensando em começar a vender :whistle: kkkkkkkkkk

    • Maria de Jesus Miranda Moraes

      em

      ei manda pra mim um pouco porque só tenho de tres,dividir um pouco a tua sorte comigo kkkkk.

  14. Bernardo Romão

    em

    Oi, gostaria só de comentar que a palavra folíolo é usada nesse texto como sinônimo de folha, o que não deveria. Em um texto sem contexto científico seria aceitável já que “folíolo” é um diminutivo de “folha”. Mas como é uma página de Biologia, seria legal não usar esse termo porque em Botânica o folíolo é uma parte de uma folha composta (assim como existe o folíololo, parte do folíolo), e não equivale a uma folha inteira, ok… Então um trevo é formado por três ou quatro folhas, não três ou quatro folíolos!

    • Mas Bernardo… se não me engano, o trevo é uma folha composta geralmente trifolioalares (3 folíolos). Vou verificar isso, “podexá”!

  15. Pam Menezes

    em

    sem maldade, eu já achei um trevo de 5 folhas, no jardim da minha vó. mais ai ela robo ele de mim ;-(

    • Raynara

      em

      Sério que ruím, mas nao deve existir igual está no texto pode aver um pouco mais de foliolos deve ser a gentica

  16. Maria da Conceição

    em

    :love: Adoro suas postagens e existe sim e ate tenho um em casa. 😉

  17. Raynara

    em

    Olha e queria saber se o trevo de res folhas pode ser ,uma planta que dar flores nao so folha por dizem muito isso pode ser verdade???

  18. jaqueline barros

    em

    No meu quintal naisceu varios o que faco para que eles sobrevivam ao clima aqui em recife-pe.entre em contato comigo e boa sorte.

  19. gabi

    em

    Já achei um trevo na frente da minha casa e ele me deu sorte.
    Pena que depois de uma semana não achei mais.
    Bjus

  20. Renata Braga

    em

    Ganhei um vaso com trevo de 4 folhas deixei na sal num lugar que não bate muito sol e estou regando quando observo que o solo está seco, mesmo assim as folhas estão amareladas e morrendo. Gostaria de saber o que faço para que eles voltem a ficam verdinhos e saudáveis…

  21. dayana domingues eugenio ramos

    em

    boa tarde…. Eu ganhei uma muda de trevo de 4 folhas( igual o da foto 2º foto), plantei e ela pegou. Mas minha mae vive brigando cmg, querendo arrancar a muda, pq ela acha que este trevo é igual ao trevo normal (praga) que se alastra por toda parte…Mas este é diferente, eu percebo que ele se fixou onde plantei. Porém é uma briga constante cm minha mae rsrs Então gostaria de saber se o trevo de 4 folha se alastra como o de 3 ou não.

    desde ja , agradeço!

  22. Maria de Jesus Miranda Moraes

    em

    oi,eu achei tambem esta planta que dizem ser trevo de qurto folha. mais que encontrei so tem tres folha,pois não sabia que era trevo por achar lindo a planta resolvir leva pro meu trabalho,ao se passar alguns dia um amigo me falou que era.fiquei muito feliz..nossa cuido com tanto carinho,tem hora que ela se fecha por algum minuntos.por não saber o motivo e agora já sei….

  23. Maria de Jesus Miranda Moraes

    em

    Renata braga ,tente colocar na janela a onde bata bastante vento menos sol a terra tem que ser da boa,aminha coloquei na janela do aptamento aquela que tem balancinho..mais do nascer do sol,o poente é mais quente ela não se da bem depois vc me diz…ok!!

  24. laudiceia oliveira

    em

    se possuir trevo de 4 folhas for sinal de sorte, então estou bem demais, em minha casa nasceu como grama, beijos e boa sorte para todos.

  25. Alexandre alexandre

    em

    Olá
    Eu tenho vários trevos de quatro folhas e cinco,mas já encontrei de quatro muitas vezes.De cinco geralmente encontram-se misturado com os de quatro ,eu sei onde encontrar os quiser em relvado público,penso agora em começar a dedicar-me a
    explorar o fenomenoSEalguem me quieser contatar aí vai o meu endereço
    obrigado.

    • miguel

      em

      gostaria q entrasse em contacto comigo, 965832747

  26. Marcos

    em

    Tenho um vazo com essa planta a original

  27. percival

    em

    eu tenho um canteiro desse da segunda foto.. ele pega muito facil em qualquer vazinho.

  28. Mnafred

    em

    Uma dica pra quem quer achar trevos de 4 ou mais folhas. Procurem os trevos cor de vinho , pois é muito mais fácil achar dos que os verdes.
    Já achei vários,inclusive de 5 e 6 folhas, e não são esse falso, são trevos de verdade mesmo com maioria tendo 3 folhas.
    Trevo verdinho só achei um na minha vida.

  29. isadora

    em

    aqui em casa tem um punhado

  30. alexandre alexandre

    em

    Olá.eu em dois vasos nos mesmos pés,tenho vários de quatro e cinco folhas,eu acho que é próprio da genética,eles ficarem amarelos é água a mais,
    Se alguém me quiser contactar eu estou a vossa disposição,,,

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo