Curiosidades

Por que nos unhas encravam? Vídeo mostra uma unha sendo desencravada!

Eu tenho 16 anos e tenho um problema: se eu te mostrar minha unha você vai sair correndo kkkk!!! Minha unha do dedão direito tá tão encravada que minha mãe marcou um podólogo para mim. Não uso tênis a mais de 2 semanas e meu dedão tá igual um alien. O que o podólogo vai fazer comigo? Por que a unha da gente encrava? Paulo Henrique/ Santos – SP




Desculpe Paulo, mas dei risada com sua maneira divertida de lidar com a dor de se ter uma unha encravada. Foi uma pena ter que resumir seu email, pode acreditar! Para início de conversa, até unha encravada tem um nome médico, é chamada de ONICOCRIPTOSE.

Dizemos que uma unha é encravada quando os cantos crescem para dentro e penetram nos tecidos ao redor do dedo. Normalmente, os dedos que possuem mais chances de encravar são os dedos do pé, mas o dedão é mesmo o mais afetado. É causada principalmente pelo corte incorreto da unha, quando cortamos de modo curvo em vez de reto, ela pode crescer para dentro da cutícula e encravar (veja figura). A unha encravada também pode ocorrer como resultado de pancadas sobre as unhas ou pelo uso de calçados muito apertados que pressionam, normalmente por causa do uso de sapatos fechados e apertados, do corte excessivamente rente dos cantos e, algumas vezes, mais raramente, por causa de infecções bacterianas.



Sem-Título-2

Dizemos que uma unha é encravada quando os cantos crescem para dentro e penetram nos tecidos ao redor do dedo.

Quando acontece, a área da cutícula se torna dolorida e em alguns dias o dedo fica inchado e vermelho e pode haver drenagem. Quando está infeccionada deixa o dedo vermelho, inchado e com pus. Assim, não existem mistérios… A unha encravada não é alien e acontece simplesmente por que a unha resolve crescer na direção errada! Abaixo selecionei algumas imagens e um vídeo bem assustadores de ONICOCRIPTOSE em estágios bem avançados!



ingrown_toenail

Normalmente, os dedos que possuem mais chances de encravar são os dedos do pé, mas o dedão é mesmo o mais afetado.

Ingrown-Toe-Nails

A unha encravada também pode ocorrer como resultado de pancadas sobre as unhas ou pelo uso de calçados muito apertados que pressionam, normalmente por causa do uso de sapatos fechados e apertados.

hghghg1

Quando acontece, a área da cutícula se torna dolorida e em alguns dias o dedo fica inchado e vermelho e pode haver drenagem.

41 comentários

41 Comments

  1. manotroll

    em

    que lindo 😀
    corta a unha sempre direito

  2. Tiozão

    em

    E o médico que realiza o procedimento mostrado acima é o ortopedista.

  3. Diego

    em

    Karlla, gostei do post, queria te dar um toque, cuidado, vc esta quebrando as regras do adsense colocando Recomendo e ^^ nos anuncios.E pode ter a conta suspensa por isso.

  4. Farlley Gomes

    em

    Jah fiz a cirurgia (cantectomia) 2 vezes… fiz td que o MD disse e a unha voltou a encravar!!!

  5. Krause

    em

    Cadê as imagens chocantes?

  6. Ana

    em

    Eu tive problema com unha encravada há uns 5 ou 6 anos… pior que o procedimento do dermatologista que me consultava, na época, foi DEIXAR CRESCER até a unha rasgar os cantinhos e usar um medicamento externo no local pra não infeccionar.

    Meu dedo ficou como o da última foto e foi uma das coisas que mais me doeu na vida por meses. O bom é que nunca mais encravou de novo!

  7. 😀 nussa vendo as imagens
    fico feliz q eu naum tenha unha encravada
    pobre de quem tem
    mas ta ai grandes dicas
    cuti
    bjim

  8. Marcos França

    em

    2 semanas? Passei foi 2 ANOS sem usar tênis! fu-

    Mas achei uma ‘pedicure’ chuck norris aqui que conseguiu “curar” minhas unhas. Sim, MINHAS… eram as dos dois pés! kk

  9. Rafael

    em

    Já tive problema com unha encravada e precisei fazer a cirurgia de remoção da unha e usar um aparelho para a unha manter-se elevada. Lembro da dor que era quando tava infeccionada, pois, quando se está com a unha encravada, pode ter certeza que pisarão nela (mesmo sem querer)

  10. Ana

    em

    q nojo meu deus do céu 😮
    como um ser deixa a unha chegar a esse estágio??

  11. Eu também tenho unha encravada, que começou pq tive micose e a unha caiu, foi crescendo e consequentemente encravou. Tentei de várias formas sicatrizar e desencravar, não consegui pois a dor é insuportável,é qse impossível encostar no dedo sem gritar. rsrsrsrsr
    Porem… fui a uma podóloga e ela ñ cortou o canto da unha até pq voltará a crescer e seguindo o formato da unha, encravar novamente.
    Solução: Coloquei um ‘aparelho’ tipo os q se coloca nos dentes mesmo.Essa órtese é como uma alvanca q faz uma tração na unha em sentido contrário.Assim ela cresce mudando sua curvatura e corrigindo a unha de vez por todas.
    Com esse aparelho a qse um mês minha unha tá crescendo bonitinha e nem sinto mais dor. heheh
    Corram p/ um Podológo.
    bjuxx

    Nany

    😉

  12. Cara que nojento, mais é bom, pois sei como é que se forma a unha encraveda, apesar de nunca telo, mais agora posso evita-lo.

  13. Fernando

    em

    Eu tbm tenho problema com unha encravada, ja operei o dedao do pé direito, e no começo do ano operei o do pé esquerdo, não dói nada operar é super de boa!

  14. Bruno

    em

    Para todos aqueles que tenham este problema, deixo minha própria experiência (de quem sofreu 3 anos com unhas encravadas):
    Na maioria das vezes a unha encravada é mesmo resultado de um mal corte ou pancada. Nesses casos uma simples ida a um podólogo (ou ate mesmo manicure) resolve. Agora se vc já foi a um podólogo e a unha encravou novamente, não perca tempo procure um dermatologista. Podológos não são médicos e não podem fazer os procedimentos mais corretos a resolver o problema (é necessário uma micro cirurgia e aplicação de ácido pra impedir o crescimento da unha nos cantos afetados).

  15. Renan

    em

    Não é uma questão de deixar, na verdade voce tentar fazer tantas coisas pra arrumar, ou pra parar de doer que acaba ferrando com tudo, eu fiz a cantoplastia a um ano, nunca mais cortei os cantos da unha, mantenho ela quadradinha e nunca mais sofri desss mal. (cantoplastia ou cantectomia??? oO)

  16. Charles

    em

    Sofri com unha encravado uns 4 anos hahaha Como o Renan comentou, também fiz a cantoplastia faz uns 3 anos. Nunca mais me incomodou 😀

  17. Less

    em

    Posso vomitar agora? Obrigada. :3

  18. nickolas

    em

    🙁 ja to a 6 meses com os dois dedao com unha encravada! mas antes eu tinha só uma, daí eu fiz a tal cirurgia de retirada da unha ,mas ela creceu encravando tb e o pior ,dessa ves as duas!!!!! aff to doido pra acabar com isso de uma vez!

  19. milinh@

    em

    aiiiii :sick: que nojo eka ainda bem que eu sempre corto minhas unhas do pé e da mão sempre bem feitinhas e bonitinhas e limpinhas quem deixa a unha acumular sujeira é relachado xD

  20. nickolas

    em

    ae galera, até que fim eu fiz a tal da cirurgia de unha encravada, quem ainda ta com esse problema procurem um médico, vale mto apena , agora minha unha ta normal!!!XD só doi um pouco a nestesia , mais vai por min vale a pena!

  21. EU CLEIDIMAR RETIREI A UNHA DO DEDAO MAS SO FOI CRESCENDO ATE CHEGAR A HORA DE CORTAR COMEÇOU TUDO DE NOVO EU NAO CORTEI MAS MESMO ASSIM HOJE MEU DEDAO EMCOMTRA -SE IMCHADO VERMELHO COM FEBRE SAIDO UMA AGUA AMARELA SE ALGUEM SOUBER DE UM MEDICO ESPECIALISTA PARTICULAR EM GOIANIA GOIAS,SE EU FOR ESPERAR PELO SUS VOU MORRER NA FILA DE ESPERA , POR FAVOR ME IMFORME PELO MEU EMAIL :anamariacleidimar@gmail.com ;-(

  22. Igor

    em

    Eu to sofrendo com isso ..uiiiiiiiiiiiiii doi de +.

  23. Bianca

    em

    haa , minha unha tem 1 e tanto que ta assim
    ja fui no medico fiz a cirugia , maas voltou denovo a encravar ;x

    neem sei oque fazer ;s

  24. adriana

    em

    sao imagem muito horrivesi:mas muito emportate pra mim/sou manicure e gosto de fica bem emformada sobre tudo.porque gosto de trabalha muito bem.nao sou podologa,mas gostaria de saber mas sobre unha encravada.sou de juazeiro???///obrigado…?

  25. Emely

    em

    Bom pessoal, minha unha está encravada a 4 anos e meio, já fiz diversas cirurgias, e o pior é que são os dois dedões dos pés, pois é, por causa delas já mudei de colégio, porque no anterior era exigido o uso do tênis, e tal. Meu único alivio é o bicarbonato de sódio, pois é, quando elas estão infeccionadas demais e a dor é muito forte faço uma mistura com agua morna, bicarbonato de sódio e vinagre, pronto é um santo remédio, coloco em um balde e coloco os pés dentro.. ah é alívio imediato!!!! Decidi abolir os tênis da minha vida, e estou deixando a unha crescer naturalmente… Enfim espero ter ajudado a aliviar a dor, boa sorte a todos

  26. Rafa

    em

    eu fiquei com minha unha igual a 1ª foto por 6 meses ai eu fui ao podólogo e ela me disse q se arrancar a unha so faz piorar depois q cresce, no meu caso foi um pedaço de unha q entrou no canto do dedão e ela retirou (com muito esforço) e depois de 1 semana voltou magicamente ao normal e até agr ainda não encravou (já faz 1 ano) e tbm ela mandou eu raspar do centro da unha até a ponta so um pouco pra unha não crescer para os lados até agr ta funcionando.

  27. stela

    em

    ja tive algumas. O local fica vermelho,sangra,sai pus,doi.

  28. Felipe

    em

    pra mim começou a ficar vermelho ontem no canto do dedão e dói só se encosta em algo.
    Espero qe fique só nisso!! pelo amor de Deus!!

  29. Bianca

    em

    kkkkkk minha unha ta doendo agora msm tive q ir pra uma festa hj e usei sapatilha! Meu DEUS doeu tanto ta doendo agora! Mas acho q é pq eu roi a unha do pé de tanta raiva ( sei q é nojento mas…)!!!

  30. ana carolina

    em

    o meu dedao esta no começo de unha encravada vou ao medico antes que piore

  31. thais

    em

    Sofro do mesmo mal desde q nasci, nunca usei sapato fechado morro de vontade de usar sapatilha fechada mais ñ posso… hoje tenho 21 anos e cada dia q passa piora.
    To fazendo tratamento na podóloga melhorou o aspecto da unha q ficou mais bonitinha. Mas a carne esponjosa ainda continua. Antes de começar o tratamento na podóloga procurei um dermatologista, ele me indicou essa cirurgia (cantoplastia) mais fiquei com medo… pq ele disse q ia ficar mais feia do q já era! Aí acabei desistindo e procurei uma podóloga. e nisso já se passaram mais de 1 ano e eu ainda continuo sofrendo. O jeito é fazer mesmo a cirurgia… acho q é a única solução.

  32. Izadora

    em

    Oi, eu faz 3 dias que fui num podólogo e ele tirou metade da minha unha e só doeu na hora que ele deu anestesia…e para garantir que não vai encravar de novo ele disse pra eu colocar aparelho de unha…

  33. Lore

    em

    Já tive isso por um bom tempo, mas não fui a nenhum podólogo. Em casa mesmo eu cuidei. Descobri que o que precisa era deixar a unha crescer, mas ela nunca crescia sempre rasgava porque vivia sempre úmida. Foi então que decidi fica toda hora secando com um papel ou lenço, ai ela cresceu e voltou ao normal.

  34. Kelly

    em

    eu sofri desse mal dos 15 aos 18, tive esse problemas nos dois dedões do pé. Inflamo a ponto de criar uma carne esponjosa por cima de uma parte da unha. Solução: fui em uma podóloga, primeiro ela pediu pra mim tomar antinflamatório um dia antes do procedimento, no dia da consulta ela retirou somente a parte q estava encravada (no meu caso minha unha ja era encravada desde a raiz – sofrimento total) aí depois desse procedimento tomei apenas remédio para dor, uma semana depois ñ tinha mais sinal de inflamação, aí q vem o grande pulo do gato: ela colocou duas órteses (uma em cada dedão) que são mto parecidas com o aparelho ortodôntico, ela cola dois bráquetes, uma em cada canto da base da unha perto da cúticula e dpois o ferrinho. Esse aparelho faz com que a unha cresça reta, o meu tratamento durou um ano com visitas mensais. Problema resolvido. E o correto é sempre fazer uma visitinha na podóloga para ele ver se a unha continua reta, Pq por incrível q pareça se vc ñ cuidar, o problema pode voltar. e graças a deus, seguindo todas a recomendações dela nunca mais sofri.

  35. Antonio Machado

    em

    Quando jovem tinha uma unha do dedão encravada. Tinha mau cheiro, era cosntante mente inflamada e me causava muita dor… Certo dia fui vistar um tio em SP e a noite quando tirei os sapatos o cheiro ruim bateu forte, ele perguntou , que cheiro é esse, falei que era da unha, sorte que não tive um tetano… dai ele colocou meus sapatos na área de serviço e disse que daria um jeito. Levou-me no outro dia numa das lojas do Dr. School, foi feito um corte como o da foto acima, por um podólogo da loja. Nunca mais voltou a encravar aque la unha e me livre de um mal que me afligia severamente, não podia caminhar, andava mancando. Recentemente ainda vi uma loja Dr. School no Rio e lembrei desse fato ja ocorrido ha mais de 40 anos…

  36. Daniella

    em

    Minhas unhas do dedão já encravarão mais não se tornaram algo tão assustador, minha mãe tratava delas assim que sentia que elas estavam encravadas.

  37. Clauton

    em

    eita nem sabia que existia um nome pra isso, muito menos um tratamento mais “profissional” legal, eu tive problemas com unha encrava mas foi porque eu cortei ela errado, cortei “redondo”, sempre ficava encravada e eu sem entender, então dei uma pesquisada e vi que o jeito certo e cortar ela quadrada, depois que comecei a cortar quadrada nunca mais ficou.

  38. lucas lima

    em

    po vcs acham isso ruim , eu sofria tanto com isso q certo dia estava eu sozinho em casa cheio de dor ,vi um alicete na minha frente peguei ele e arranquei as unhas dos meu dedao dos dois pes fora, e pronto problema resolvido !!!

  39. C4iO

    em

    Sofri com isso durante a adolescência. Resolvi com um cirurgião plástico, que cortou o canto até a raiz da unha, fazendo assim com que ela agora nasça reta. Nunca mais tive esse problema.

  40. Rafa

    em

    Pior do que uma unha encravada, é uma unha encrava infeccionada que nem anestesia pega… dor maior que essa, acho que só um parto (e olhe lá)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo