Curiosidades

Sabia que fezes e urina podem ser usados na identificação de criminosos através de exames de DNA?

Sabia que fezes e urina podem ser usados na identificação de criminosos através de exames de DNA?
Esse texto foi útil para você?

Parabéns pelo Blog. Encontrei por um acaso e desde então virou minha página inicial. Leio sempre! Sou estudante de biologia e conversando com meu namorado ele me perguntou se é possível extrair DNA de fezes e urina. Não soube responder muito bem, desde então ando com esta dúvida.” Andreza- Rio de Janeiro/RJ




Pois é Andreza. O DNA pode ser extraído das fezes e urina da pessoa sim, ou seja, é possível descobrir quem defecou ou urinou em um determinado local. Acreditar nisso parece estranho, pois sabemos que o DNA está ali guardadinho no interior de todas as nossas células. Temos DNA nos neurônios, nas células ósseas, nos espermatozóides e óvulos, nas células da pele, enfim… Nosso DNA está em cada célula que temos no corpo e olha que são muitas, muitas mesmo! Mas aí, podemos argumentar: as fezes não são resíduos de alimentos? E a urina, não são fruto da “limpeza” das impurezas do nosso corpo? Esse material não tem célula, é apenas excretas, certo? Não, tá ERRADO!

Boa questão! Na verdade fezes e urina em si, não possuem DNA, claro, afinal estes produtos metabólicos de forma alguma são feitos de células… Mas o nosso corpo passa por uma constante renovação celular, nossa pele por exemplo renova as células aproxidamente a cada 30 dias. Toda nossa mucosa intestinal e das vias urinárias também sofrem esta renovação. O segredo está aí. Fezes e urina não tem DNA, no entanto, durante o seu trajeto pelo trato digestivo e urinário ocorrem escamações das células epiteliais da mucosa intestinal e urinária e assim, quando as fezes e urina percorreram o caminho natural para serem espelidos, carregaram junto milhares de células que estavam sendo renovadas. Estas células, apesar de estarem sendo dispensadas pelo organismo, ainda possuem o DNA protegido dentro do núcleo e por causa disso, é muito fácil ser extraído e usado para identificação do dono daquela excreta.

Quando fazemos exames de urina, reparem bem em um item chamado: células epiteliais… Normalmente é feita uma contagem daquelas células para avaliar se está havendo uma descamação exagerada, daí percebe-se que apenas uma dessas células é o bastante para extrair o material genético. Junto com fezes e urina, temos ainda saliva, esperma, catarro e outros que podem estar repletos de DNA. tanto, que existem alguns casos em que criminosos foram identificados através de exames de DNA nas fazes é urina.



DNA-e-RNA

Podemos conseguir o DNA pela urina, através das células das vias urinárias que são “dispensadas”. Nossas fezes também podem conter células intestinais e por isso é possível extrair o DNA!

—————————


8 comentários

8 Comments

  1. Mauricio

    em

    O maior problema eh que nas fezes o DNA eh muito contaminado com DNA bacteriano, isso pode interferir em alguns testes.

  2. Yure

    em

    “O DNA pode ser extraído das fezes e urina da pessoa sim, ou seja, é possível descobrir quem defecou ou urinou em um determinado local.”
    A polícia de Salvador fará bom uso dessa informação. :p

  3. Bruno

    em

    Ao que parece deixamos nossa marca em tudo, em tudo deixamos cabelo (que sempre caem, e um fio só, tem nosso DNA), digitais, o suor…. não tem como fazer nada sem deixar nossa marca. Só se for ninja :ninja:

  4. Gostaria de saber se o DNA que esta na urina tem data de validade? Porque urinaram na minha garrafa pra mim beber, porem quero guarda-la para o momento cesto..

  5. Diego

    em

    “Nosso DNA está em cada célula que temos no corpo e olha que são muitas, muitas mesmo!” nem todas, algumas células não carreiam DNA, exemplo clássico são as hemácias.

  6. Anielle

    em

    Muito interessante! adoro esse site! tbm gostaria de saber quanto tempo esse DNA dura para analise, pq dps de algum tempo a celula morre. Fiquei curiosa, tanto do xixi e coco como também do cabelo.

  7. Laura

    em

    Adorei a explicação! Bem explicado e de fácil entendimento. Você tem ‘newsletter’?

  8. wili

    em

    Muito legal mais outra pessoa pode fazer o exame pormin alguém saberia que a colheta d fezes não pertence amin ?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo