Curiosidades

Por que morremos de sono depois do almoço?

Por que morremos de sono depois do almoço?
Esse texto foi útil para você?

Me encanta su sitio “Diario de biología.” Soy argentina y yo siempre se traduce de los temas. Tengo una pregunta: Cuando comemos dormimos, ¿por qué sucede esto? Sofía – Buenos Aires/Argentina

Sofía, é verdade! Quando terminamos uma refeição completa, como um almoço por exemplo, o nosso organismo passa por algumas alterações que dá aquela sensação de “preguicinha” e sono. É como se o corpo quisesse hibernar.


Tudo começa quando o alimento chega ao estômago. Neste momento o fluxo sanguíneo se acumula nesta região do abdome  Isto acontece para que o processo de digestão seja facilitado pela circulação muito ativa naquele local. Com o aumento na circulação abdominal, muito sangue acaba sendo desviado para o processo de digestão, o cérebro fica menos oxigenado e o sistema nervoso com menos fluxo sanguíneo. A produção natural do suco gástrico  para auxiliar na nossa digestão costuma gerar  uma grande quantidade de bicarbonato de sódio. Excesso desta substância, provoca no sangue a maré alcalina pós-prandial, conhecida também como alcalose metabólica. Tal processo também faz com que o cérebro diminua a atividade e provoque sono.

Existe uma região no nosso cérebro responsável pela sensação de fome. Essa região fica localizada próxima ao centro que controla o estado de alerta. O “aviso” de satisfação (fome saciada) enviada ao cérebro “desliga” nossos sinais de alerta. Isso por que, a glicose vinda dos alimentos aumentam nossos níveis glicêmicos e inibem as células nervosas responsáveis pela sensação de alerta e então somos parcialmente desligados. Este ciclo, provoca uma diminuição nas nossas atividades gerais causando uma sensação de sono, dormência, preguiça e tudo mais.

É preciso levar em conta também, nossos ritmos biológicos diários. Eles costumam variar durante o dia e exatamente na hora do almoço, no meio do dia, é o momento do declínio desses ritmos. A dica para não cochilar depois do almoço no trabalho é evitar alimentos ricos em glicose e comer pouco carboidrato para que os sinais de alerta das células nervosas não sejam interrompidos. Mas que este soninho é bom, isso é!

food-sleep

a maré alcalina pós-prandial, conhecida também como alcalose metabólica faz com que o cérebro diminua a atividade e provoque sono.

———————————


Comentários

Novidades

Topo