Curiosidades

É verdade que raspar a perna deixa o pelo mais grosso?

“Olá Karlla, assim como muitas outras pessoas, aprecio muito seu trabalho no blog e frequentemente leio as curiosidades. Eu queria saber por que quando raspamos a perna, por exemplo, o pelo nasce diferente, mais grosso, e não fino como era antes.” Débora Cedro

Débora, obrigada pelo carinho! Olha só, essa história de que os pelos ficam mais grossos quando são raspados é um mito. Não existe nada que se faça com a haste do pelo que mude a sua característica natural. Mas tudo tem uma explicação: nossos pelos possuem a base (próximo a raiz) com o diâmetro maior, ou seja, ali na base é naturalmente mais grosso com um depósito maior de queratina.


Quando usamos lâmina para raspar o pelo (da cabeça, perna, virilha etc.) aquela parte mais grossa é cortada ao meio, onde é mais grosso do que a ponta da fio. É só crescer um pouquinho que logo começa a arranhar e dá aquela impressão de que o pelo ficou mais grosso e até mesmo mais escuro. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

Também é um mito quando dizem que cortar os cabelos ajuda a engrossar os fios. A razão é a mesma: a ponta é mais fina e ao cortar um pouco, causa a impressão de saúde e força, mas não é verdade! Se fosse assim, aquelas pessoas que cortam os cabelos com mais frequência (como a maioria dos homens) terminariam a vida com os cabelos tão grossos quanto o dedo.

mulher-raspa-perna

Raspar os pelos não os deixa mais grossos e fortes.

————————————————


Comentários

Novidades

Topo