Curiosidades

É verdade que raspar a perna deixa o pelo mais grosso?

É verdade que raspar a perna deixa o pelo mais grosso?
2 (40%) 1 vote

“Olá Karlla, assim como muitas outras pessoas, aprecio muito seu trabalho no blog e frequentemente leio as curiosidades. Eu queria saber por que quando raspamos a perna, por exemplo, o pelo nasce diferente, mais grosso, e não fino como era antes.” Débora Cedro




Débora, obrigada pelo carinho! Olha só, essa história de que os pelos ficam mais grossos quando são raspados é um mito. Não existe nada que se faça com a haste do pelo que mude a sua característica natural. Mas tudo tem uma explicação: nossos pelos possuem a base (próximo a raiz) com o diâmetro maior, ou seja, ali na base é naturalmente mais grosso com um depósito maior de queratina.

Quando usamos lâmina para raspar o pelo (da cabeça, perna, virilha etc.) aquela parte mais grossa é cortada ao meio, onde é mais grosso do que a ponta da fio. É só crescer um pouquinho que logo começa a arranhar e dá aquela impressão de que o pelo ficou mais grosso e até mesmo mais escuro. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.

Também é um mito quando dizem que cortar os cabelos ajuda a engrossar os fios. A razão é a mesma: a ponta é mais fina e ao cortar um pouco, causa a impressão de saúde e força, mas não é verdade! Se fosse assim, aquelas pessoas que cortam os cabelos com mais frequência (como a maioria dos homens) terminariam a vida com os cabelos tão grossos quanto o dedo.



mulher-raspa-perna

Raspar os pelos não os deixa mais grossos e fortes.

————————————————




18 comentários

18 Comments

  1. zeh

    em

    E no caso da barba?

    ja vi varias vezes pessoas mais velhas falando que quando eram jovens não tinham barba mas foram pro exercito e por ter que fazer a barba todos os dias a barba engrossou e ficou mais cerrada.

    também é mito ?

    • thiago araujo

      em

      pois bem felipe isso tambem é mito basta ver pelo os outros exemplos

    • em

      claro q é mito, tem homem q só cria barba fechada depois dos 25, por isso ele acharam qa barba engrossou pq faziam a barba. =)

  2. Filipe Weiss

    em

    Também é mito.

  3. Como nao crescer mais Pelo nas pernas e nos braços?

  4. Gabriel

    em

    Sou homem, raspei as pernas aos 6/7 anos de idade, e, agora vi que o pêlo fica mais grosso e quando passa a mão de baixo para cima eles ficam meio espetados, e, eu não gosto disso, pois podem me chamar de boiola, nem mesmo por isso mas sim porque me deixa desconfortavel. Como ganho a naturalidade deles de volta? Tipo ficar normal akele pelo mais leve, solto alguma coisa assim. me ajudem. OBG.

    Gabriel Côrrea Candido

    • Sophia

      em

      amei sua pergunta pena, que ninguém tem a resposta.

      • Antonio

        em

        Gente, vocês não leram o artigo da bióloga? O pelo está mais grosso porque a base é naturalmente mais grossa. Deixa crescer que a parte fina vai começar a aparecer e o pelo irá ficar mais suave e mole. Portanto: Pelo curto=Grosso e duro, Pelo Longo= Fino e mole. Pra mulher fica difícil porque vocês não gostam de pernas com pelo então vocês terão que se acostumar com pelos grossos (já que é a base) ou então façam depilação que arranca os pelos. Simples.
        Beijos

      • Valentina

        em

        Antonio… NÓS mulheres não gostamos de pernas com pelos? De certo os homens nem se importam de ver uma mulher com a perna cabeluda neh…. :@
        Desculpe, mas não gostei do jeito que vc colocou, dando a entender que raspamos as pernas só pq NÓS não gostamos. Na verdade eu e algumas outras mulheres que conheço só retiram os pelos pq a cultura é assim. Niguem acha legal uma mulher com pelos nas pernas.

    • Felipe

      em

      Vocês que tem muitos pelos nas pernas, que nem qu , não precisam raspar só vcs pintarem com amonia e agua oxigenada VOL.40 fica lorinho e quase não aparecem os pelos.

    • Lila

      em

      Aceite seu cabelo como ele é. Simples assim.

  5. gustavo

    em

    ola,gostaria de saber o seguinte,soube que com a minha idade(12 anos)o cabelo começa a mudar,e eu soube que o meu cabelo(ondulado)pode talvez ficar liso.

    entao estou usando muitos xampus e condicionadores pra cabelos lisos.estou fazendo o certo?

    se o cabelo muda existe uma maneira de eu influenciar nessas mudanças?

    como faço pra que o meu cabelo distribua queratina igualmente entre todos os fios?

    • Kah

      em

      Querido, vc não pode mudar sua genética, se seu cabelo é ondulado, ele será assim a vida toda. O que vc pode fazer é uma escova progressiva para mudar provisoriamente, mas não será definitivo pq na sua genética o seu cabelo é ondulado e não há como mudar isso.

  6. Sophia

    em

    tenho 18 anos raspei a perna, mas meus pelos estão grosso, o que faço para deixar os pelos mas finos? me ajudem ñ aguento mas :(.

    • EVERTON

      em

      MENINA SE LIGA NÃO LEU A MATÉRIA???? COMO SEUS CABELOS ESTÃO GROSSOS?? ESTÃO DO MESMO TAMANHO QUE SEMPRE FORAM… MEU PAI TENHA PIEDADE DA IGNORANCIA ALHEIA.

    • Felipe Garcia

      em

      Espera crescer e depila, vai voltar ao normal

  7. fabiana

    em

    boa noite
    eu raspo minhas pernas com prestobaba mas so q os pêlos estao grosso eu queria deixa os pêlos finos tem como ? se tive sera q pode mim ajudar por que eu tou prescisando muito :(:(:(::(:(

    • Giulie

      em

      Se você começar a depilar os pelos com cera ajuda um pouco a afinar mais os seus pelos, pois ele arranca o pelo desde a raiz e isso faz com que o seu pelo nasça mais fino, acontece o mesmo com a maquina de depilar. Uma outra opção é fazer depilação a laser pois ele atinge diretamente na raiz.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo