Curiosidades

Por que as grávidas sentem enjoo?

Por que as grávidas sentem enjoo?
Esse texto foi útil para você?

Karlla, é minha primeira gravidez e estou com muito enjoo  Ouvia falar sobre isso, mas só sentindo para saber o quanto é chato. Por que gestantes tem enjoo? Stella Cristina – Sorocaba/SP




Stella, realmente o enjoo durante a gravidez é um incômodo muito grande para as mulheres. Felizmente, na maioria dos casos, ele acaba diminuindo ou desaparecendo totalmente após o primeiro trimestre. Sabemos que durante os primeiros meses de gestação ocorrem alterações fortes no organismo, são mudanças físicas e psíquicas capazes de alterar todo o comportamento da mulher.

Bom, ainda não se sabe ao certo por que os enjoos e vômitos acontecem e nem por que eles geralmente terminam exatamente no terceiro mês de gestação. Alguns especialistas garantem que este sintoma é provocado pelas toxinas que invadem o organismo durante o processo. Outros preferem acreditar que a o deslocamento do estomago, vesícula e fígado para acomodar melhor o útero crescido e a acidez sempre aumentada neste órgão pode ser as principais causas. Também se sabe que nesta fase, a formação do suco gástrico diminui bastante e com isso a digestão fica muito lenta, o que também causa a prisão de ventre muito comum nas grávidas.

É importante saber que o centro do cérebro que controla náuseas e vômitos, é muitíssimo estimulado na gravidez, isto provoca um aumento nos níveis hormonais logo no início da formação do bebê e até mesmo antes das mamães saberem que estão grávidas. Além do mais, o psicológico da gestante está fortemente abalado, uma mistura de felicidade com problema adquirido, incertezas o tempo todo, tudo isso aflora nosso sistema de rejeição do cérebro, e quando isto acontece, o cérebro reage causando vômitos como um “alerta” a um problema que está afetando a gravidez.

Eu prefiro optar pelo conjunto das primeiras opções: toxinas que invadem o organismo, deslocamento dos órgãos, digestão lenta e descarga hormonal no corpo. De qualquer forma, o médico é o melhor conselheiro neste momento e ele conhece vários truques para ajudar nesta fase chata da gestação! Desejo muitas felicidades e saiba que isto é só uma fase e vai passar!



dicas-minimizar-enjoo-gravidez

Deslocamento dos órgãos, descarga hormonal, toxinas… As causas do enjoo na gravidez podem ser muitas!

———————————————-




17 comentários

17 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    Minha médica dizia, na primeira gravidez, que os nossos anticorpos reagem contra um “organismo estranho” que entra no nosso corpo ( o bebê) . Por isso:sick: nem sexo deve ser feito durante os 3 primeiros meses, nem descer escadas, qualquer coisinha faz com que os anticorpos atuem . Então, na segunda gravidez, fiquei de repouso também . :angel:

  2. Leh

    em

    Minha mãe vomitou todas as manhãs dos nove meses da minha gravidez e da minha irmã G>G

  3. Estou na minha primeira gestação tambem e já estou no quinto mes. Tive muitos enjoos a ponto de correr para o hospital pois não conseguia me manter de pé de tanto vomitar. Meus enjoos passaram totalmente quando cheguei ao 5º mes e minha medica me explicou que tudo seria por causa do tal hormonio HCG ( aquele que aparece nos exames quando a mulher esta gravida). Até que o corpo se acostume com o HCG no sangue, demora e esses vomitos seriam a reação do organismo ao novo hormonio e ao novo ser que está sendo gerado no nosso corpo. Os enjoos seriam apenas o sintoma mais chato desse hormonio. Tem aqueles mais gostosos como o sono e a vontade de ficar só quietinha 😀

    • Samara – Mas existem pessoas que enjoam durante toda gravidez. Felizmente não é sempre assim. O corpo humano é D+ né? Boa sorte com seu BBzinho. Já sabe o sexo!

  4. Juh

    em

    Um remédio que é ótimo para enjoos é o Meclin 25mg. Tiro e queda!

  5. Maria Angélica

    em

    Minha mãe conta que enjoou os 9 meses, quando estava grévida de mim .Chegava a desmaiar e vomitou nu:sick: m restaurante

    Eu enjoei pouco, antes de saber que estava grávida, das duas vezes, e dpois, nada . Graças a Deus ! 😀 Mas de tudo que enjoei naquela época nunca mais provei , nem posso ver .

    Mulher carrega MAIs isto , também . E depois elas nascem iguaizinhas ao pai! Hehhe é justo?

  6. junia

    em

    :love: tive enjoo ate cinco meses depois passou so cheiros de creme me dava vontade de vomitar

  7. Thais

    em

    Tive relação com um ex meu nos dias 2 e 3 de julho. Minha menstruação foi embora no dia 27-junho. Na relação ele soltou o líquido lubrificante. Não usamos camisinha. No dia 18-julho tive náusea e vomitei, sem motivo algum. Corre o risco de eu estar grávida ??

    • Mari

      em

      Ou seja voce foi irresponsavel!

  8. claudinia

    em

    é possivel engravidar se a ejaculação for distante da vagina,mesmo meu parceiro não tendo ejaculado no dia,e após a sua ejaculação naum haver mais transa?

  9. Adriana

    em

    Se fosse so o enjoo, desde que descobri que Estou gravida estou passando muito mal, tenho enjoos o dia todo, tenho que tomar remedio (receitado pelo ginecologista) todos os dias, pois ja estou no quarto mes e nao melhora nada, sinto muita dor de estomago e tenho feito as refeicoes fracionadas, comendo verduras, frutas, agua e coisas que nao afetam o rstomago, mas mesmo assim doi muito, a digestao comecou a ficar lenta e estou sofrendo muito para ir ao banheiro, ou seja, naum consigo ficar de pe de tanto mal estar que estou tendo, muito gases, e tudo isso vendo sempre o ginecologista, infelizmente ate o momento naum pude disfrutar da minha gravidez e tenho que ficar na casa dos meus sogros, pois naum consigo nem sentir cheiro da agua, pois vomito tudo, espero que essas sensacoes passem logo, pois estou num desanimo total por estar dependendo dos outros e nao podendo fazer a minha vida cotidiana.Obrigada

    • ingrid

      em

      Estou na msm situaçao q vc n consigo fazer nada nem sair di casa eu cobsigo e so to com 11 semanas

  10. carla

    em

    estou gravida da segunda gravides e tenho sentido muinto enjo tudo que eu como eu coloco pra fora não aguento mais esses enjo peco a deus que passe logo

  11. adonias de medeiros silva

    em

    e normal toda mulher vomitar pelo ato de seus orgaos estarem se posisionando para a maior espaco no ultero ao qual provoca vomitos pela a acidez que possuimos mo estomago mas eu indico sempre quer estiver nesta situacao coma bonbons de ortela e ousa musicas ou faca algo quer distraia sua mente muitas vezes e pisicologico

  12. lucy

    em

    to de 12 semanas da minha segunda gravides, nunca enjoei, nem da minha primeira filha e nem dessa gravides agora

  13. Henrique

    em

    Eu achava que era porque o corpo achava que o bebê era uma ameaça e o vomito era o corpo tentando se livrar desta “ameaça”!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo