Animais

Um macho que vira fêmea? Como assim?

Não existe uma pessoa que fique infeliz quando recebe uma promoção no trabalho. No mundo animal não poderia ser diferente. O peixe-palhaço pode receber uma “promoção” um tanto estranha!




Esses peixinhos são muito conhecidos pela sua convivência com as anêmonas-do-mar. No entanto, somente seis indivíduos, no máximo, podem conviver numa única anêmona, mas somente dois deles acasalam. Os demais, apenas residem ali, e são apenas tolerados pelos reprodutores, desde que não se atrevam a romper o pacto de hierarquia da residência.

A fêmea reprodutora é a “manda-chuva”,ela domina todos os outros além de serem maiores e mais bonitas. O macho reprodutor é o segundo maior em tamanho e beleza, e assim por diante. Cada peixe controla seu crescimento respeitando a hierarquia, se algum peixe presunçoso e invejoso se permita crescer mais do que o casal é impiedosamente expulso da anêmona e é jogado para o mar aberto onde acaba morrendo.



peixe-palhaco-ocelaris-nemo-para-aquario-marinho_MLB-F-4479054572_062013

Peixe-palhaço: as fêmeas são maiores que os machos e são elas que mandam no pedaço!

Por causa disso, o peixe-palhaço é bem cuidadoso sem relação ao crescimento e se a população viver em harmonia pode durar várias décadas. No entanto, caso algum peixe morra por alguma razão, aquele com o tamanho inferior se permite crescer e ser promovido. Mas se a fêmea reprodutora morre, o macho reprodutor assume seu lugar. Ou seja, ele se torna a fêmea “dona do pedaço” em um processo conhecido como “Protandria“, um hermafroditismo incompleto, na qual os órgãos sexuais masculinos são os primeiros a atingirem a maturidade e a tornarem-se ativos. No processo de crescimento e diante da perda da fêmea, as gônadas convertem-se em femininas tornando-se ativas.



peixe-palhaço1

Para ser promovido o macho precisa se tornar uma fêmea.

——————————————–

9 comentários

9 Comments

  1. manotroll

    em

    melhor nunca ser promovido 🙂
    em aquário nei pensar um peixe desse ne

  2. Carol

    em

    Muito interessante essa matéria!!Mas ñ entendi uma coisa.Como eles controlam o seu crescimento? E em relação à mudança de sexo, os macho já nascem com o órgão feminino inativo?? De q forma isso funciona exatamente?
    😀 Adoro o seu blog, parabéns!

  3. A natureza é realmente impressionante… Já tive o prazer de ter um casal de palhaços em casa.. Eles são realmente magníficos..

    Abraços,

  4. Maria Angélica

    em

    Que imagens lindas!

  5. Lorenzo

    em

    como os machos se tornam fêmea? :straight: eles nascem com os dois sexos? xD

    • Daniel Caligari

      em

      Ele não nasce com os dois aparelhos reprodutores, eles “simplesmente” trocam de posição “social” vamos dizer assim, e com isso iguá-la seus “atributos” ao da fêmea morta.

  6. Vivendo e aprendendo =)
    Cada dia mais eu fico mais encantada com o poder da natureza!!!

    PS.: Gosto muito do seu blog e sempre leio os posts, parabéns pela forma que nos passa esses conhecimentos!!!

  7. Lamarck

    em

    Então isso não pode classificá-los como hermafroditas?

    • em

      Não. Pois eles não possuem os dois aparelhos femininos e masculinos. Apenas “transformam” um em outro. Alguns peixes de outras espécies conseguem fazer isso com a mudança de temperatura do meio onde vivem. =) Espero q isso ajude um pouco. Me corrija se eu estiver errada ^^

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo