Animais

Os bebedouros caseiros fazem mal aos beija-flores?

“Minha mãe colocou dois bebedores de beija-flor na varanda e os pássaros já acostumaram a visitar todos os dias para beber a água doce. Aquela água doce não faz mal para eles?” Larissa Pit




Essa é uma dúvida de muitas pessoas, Larissa! Teoricamente, os bebedouros não deveriam apresentar qualquer perigo ao Beija-Flor. Isso porque, essas aves, como qualquer outra, possui o sangue quente (endotérmico), por causa disso, precisa de muita  energia para manter sua temperatura corporal e também para suas atividades diárias que não são poucas. Esta energia é obtida principalmente do néctar das flores. Essas aves possuem muitas atividades físicas e metabólicas, e precisa se alimentar de 10 a 15 vezes a cada hora. Haja comida!

Os bebedouros com açúcar (ou mel) são uma fonte rica em energia, no entanto, as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para complementar sua dieta com proteínas. Assim, manter um beija flor em cativeiro com uma dieta exclusiva de água açucarada pode debilitar seu organismo, baixando o sistema imunológico por desnutrição e provocando doenças. Alguns especialistas afirmam que o procedimento de oferecer o bebedouro para essas aves pode desmotivá-los a buscar a própria comida e fazê-los dependentes da mistura.

Não é nenhum “pecado mortal” montar o bebedouro para atrair os Beija-Flores, mas é obvio que eles necessitam de limpeza diária e troca da solução, pois o açúcar fermenta facilmente e a propagação de fungos contamina os pássaros, provoca micose na boca e podem SIM levá-los à morte.



7062562595_87af55f38f_b

Não é nenhum “pecado mortal” montar o bebedouro para atrair os Beija-Flores, mas é obvio que eles necessitam de limpeza diária e troca da solução.

Já existem no mercado algumas fórmulas com uma mistura ideal de açúcares, muito atrativa e similar ao néctar encontrado na natureza. Apresenta rápida assimilação do organismo do Beija-Flor e segundo os desenvolvedores, o produto pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias.



DSC09846

Os morcegos frugívoros (que comem frutos) também são grandes fãs da água adocicada dos bebedouros caseiros!

———–FONTE—–FONTE———–

7 comentários

7 Comments

  1. victor

    em

    vixi,aki na região tem um monte de beija-flor,e já virou hábito em todas as casas colokar esses bebedourus

    • lucidalva souza azevedo

      em

      amei saber que nao faz mal ao beija-flor a agua adocicada.pois gosto muito em te-las em minha casa.agora vou continuar colocando,pois tinha parado por medo de esta-las maltratando.muito obrigada.bjs.

  2. Maria Angélica

    em

    O que eu acho é que a gente não devia interferir na natureza . Vai que um morcego (mesmo que náo seja hematófago) , pegue cárie, como os cachorros e gatos domésticos . Lá na granja aparecem muitos passarinhos depois que os gaviões vão embora . Andei comprando aquelas casinhas de bambu e pendurando por lá. Um deles botou ovo, os filhotinhos que nasceram não conseguiram sair . Um tentou e morreu no chão; outros morreram lá dentro mesmo – deve ter sido de fome, pq a mãe não apareceu mais . Foi apenas um exemplo .
    Beijos . AMO este site !

  3. vawber martins

    em

    Gente é logico que nao faz mal algum,vai dizer que as flores na natureza não estão cheias de fungos,na minha casa tem e a anos continuam as mesmas.

  4. Mariana Buono

    em

    Olá Karlla!!!!

    Adorei a matéria, mas fiquei com uma dúvida: há dois dias esses morceguinhos que você citou começaram a aparecer por aqui; minha dúvida é: eles trazem algum tipo de doença para nós e para os outros passarinhos que bebem a água do bebedouro (beija-flor e cambacica)? Aqui nós lavamos e desinfetamos os bebedouros todos os dias.

    Abraços,
    Mariana 🙂

  5. Sueli Vieira

    em

    Olá, tudo bem ?
    Há pouco tempo descobri que os bebedouros que eu colocava para os beija flores estavam sendo “visitados” também por morcegos. Minha dúvida é se há alguma possibilidade de isso prejudicar os beija flores de alguma forma. Quando me lembro, recolho os bebedouros a noite, mas às vezes esqueço e fiquei preocupada de os pássaros ficarem doentes… Agradeço desde já a atenção. Parabéns pelo trabalho/site, é bastante interessante e instrutivo.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo