Animais

Os bebedouros caseiros fazem mal aos beija-flores?

“Minha mãe colocou dois bebedores de beija-flor na varanda e os pássaros já acostumaram a visitar todos os dias para beber a água doce. Aquela água doce não faz mal para eles?” Larissa Pit

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, Larissa! Teoricamente, os bebedouros não deveriam apresentar qualquer perigo ao Beija-Flor. Isso porque, essas aves, como qualquer outra, possui o sangue quente (endotérmico), por causa disso, precisa de muita  energia para manter sua temperatura corporal e também para suas atividades diárias que não são poucas. Esta energia é obtida principalmente do néctar das flores. Essas aves possuem muitas atividades físicas e metabólicas, e precisa se alimentar de 10 a 15 vezes a cada hora. Haja comida!


Os bebedouros com açúcar (ou mel) são uma fonte rica em energia, no entanto, as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para complementar sua dieta com proteínas. Assim, manter um beija flor em cativeiro com uma dieta exclusiva de água açucarada pode debilitar seu organismo, baixando o sistema imunológico por desnutrição e provocando doenças. Alguns especialistas afirmam que o procedimento de oferecer o bebedouro para essas aves pode desmotivá-los a buscar a própria comida e fazê-los dependentes da mistura.

Não é nenhum “pecado mortal” montar o bebedouro para atrair os Beija-Flores, mas é obvio que eles necessitam de limpeza diária e troca da solução, pois o açúcar fermenta facilmente e a propagação de fungos contamina os pássaros, provoca micose na boca e podem SIM levá-los à morte.

7062562595_87af55f38f_b

Não é nenhum “pecado mortal” montar o bebedouro para atrair os Beija-Flores, mas é obvio que eles necessitam de limpeza diária e troca da solução.

Já existem no mercado algumas fórmulas com uma mistura ideal de açúcares, muito atrativa e similar ao néctar encontrado na natureza. Apresenta rápida assimilação do organismo do Beija-Flor e segundo os desenvolvedores, o produto pode permanecer disponível para os pássaros por até 5 dias, sem risco de fermentação ou contaminação por fungos e bactérias.

DSC09846

Os morcegos frugívoros (que comem frutos) também são grandes fãs da água adocicada dos bebedouros caseiros!

———–FONTE—–FONTE———–


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo