Animais

Por que lagartas peludas são perigosas?

Lagarta com pelos Por que não pode pegar? É perigosa mesmo?

Por que lagartas peludas são perigosas?
5 (100%) 1 vote

“Eu gostaria de saber porque não devo criar aquela lagarta com pelos. Para mim são as mais simpáticas. Por que não pode pegar? Por que é perigosa?” Ana Rita 

É verdade Ana, criar ou tocar a lagarta com pelos (verdade são cerdas e não pelos) podem ser grandes erros. No Brasil temos várias espécies borboletas e mariposas (Lepidópteros) na qual suas larvas – as lagartas – são peludas e, por isso, merecem nossa atenção. O grande problema dessas lagartas, está principalmente nas suas cerdas, que podem conter um líquido urticante que penetram na nossa pele.

As famílias de “borboletas” que mais causam acidentes com suas larvas são os MEGALOPIGÍDEOS e os SATURNÍDEOS. As espécies de megalopigídeos possuem cerdas implantadas na pele da lagarta onde tem uma bolsa cheia de substância tóxica. Quando pressionada, impulsiona o líquido para cima, entrando em contato com a pele humana causando a lesão. Estes micro espinhos são estruturas de ponta aguda e tão sensível que ao contato com as partes descobertas do corpo, acabam liberando o líquido.




A gravidade da queimadura depende de quantos espinhos tocaram na nossa pele. Nas espécies de Saturnídeos, a glândula tóxica fica na ponta dos espinhos que, ao entrar em contato com a nossa pele, acaba se quebrando e liberando o líquido.

Os espinhos geralmente estão distribuídos ao longo do corpo da lagarta, ou ocultos sob pelos longos e sedosos, ou ainda ligados a tubérculos que se projetam da pele da lagarta formando vários pequenos “pinheiros” esverdeados que são chamados de “Scoli”. Essas queimaduras não são nada “simpáticas!” Podem causar hemorragia na gengiva, hematomas, urina escura indicando problemas renais e até mesmo levar a morte.



Lagarta com " pelos ": Por que não pode pegar? É perigosa mesmo?

Lagarta da família Saturniidae mostrando os “pinheirinhos” tóxicos!

No Brasil a lagarta mais “famosa” quanto a queimaduras são as taturanas de nome Lonomia obliqua, que geralmente ficam aglomeradas umas as outras bem camufladas em tronco de árvores. Somente o fato de tocar um aglomerado desses já é um bom motivo para sair correndo para o hospital antes de os sintomas apareçam. Assim, na dúvida, o melhor é não arriscar e evitar ao máximo brincar com lagartas. São muitas espécies perigosas e as formas são variadas! Mas, apesar do perigo, elas são lindas demais!


21 comentários

21 Comments

  1. Nando

    em

    Só uma correção: “encima” na verdade é “em cima”

    Adoro muito seu blog e sempre frequentarei… essas escorregadinhas no português são naturais! =)

    se quiser pode apagar esse comentário!

    Beijos

  2. Júlia

    em

    Por que a “chupada” fica roxa?

  3. Mariana

    em

    Olá Karlla! Eu amo biologia, se eu me formar em ciências biológicas e fizer uma especialização em anatomia humana… onde e em que eu posso trabalhar? Obrigada 😀

    • Mariana – Olha não estou muito por dentro dessa área, mas vc pode trabalhar com diversos tipos de pesquisas relacionadas ao corpo humano. Por exemplo, talvez neurociência… É preciso pesquisar antes de definir o que especializar.

  4. Mak

    em

    Que borboleta vai virar isso aqui?

    http://www.youtube.com/watch?v=KO4O-OU9KE0

    Se pelas cerdas que é venenosa, essa então é do mal. rs

  5. Boa noite,Karlla.
    Fiquei com uma dúvida.
    Quando essas largartas (peludas e venenosas)sofrem a Metamorfose,o veneno fica para trás ou o veneno continua na Borboleta adulto.
    Abraços!!

  6. Mateus Molina

    em

    Muito legal, sempre me falavam que essas lagartas davam choques. -q
    Mas dói muito essa queimadura?

    ps: A lagarta da foto parece um gato 0.0

  7. Priscila

    em

    Cara, uma taturana dessas já encostou no meu braço uma vez.. quando eu passava em baixo de uma árvore!
    doi muuuuuuito!!! eu sabia de alguns riscos q poderiam ocorrer, mas graças a Deus não houve nada além da queimadura..
    vi uma dessas lá na faculdade um dia desses.. passei loooooonge!
    haha

  8. Sá Brandão

    em

    Eu já tive a “feliz” experiência de ser queimada por uma taturana, posso dizer que dói demais.

    Bjos

  9. laila

    em

    Olha isso já aconteceu comigo mais eu não sei que bicho era acho que foi um taturana mais o efeito nem se compara com estes, na verdade eu e meu amigo fomos vitimas mas so eu fiquei com “bolinhas” na pele porque mostrei reação alergia coça muittooo mas meu amigo não sofreu nada muito

    —-> http://www.guiados-pets.blogspot.com

  10. Inez

    em

    Já levei uma queimada ,foi num pé de goiaba,estava anoitecendo,não vi,mas acho que era taturana,doeu demaaaais e inchou . 🙁

  11. Juliana Breda

    em

    Karlla, o contato com o liquido que sái do casulo da lagarta, no processo de transformação para borboleta pode causar queimaduras? que tipo de tratamento deve ser feito? Conheço uma professora q tentou fazer o acompanhamento da transofrmação, mas a lagarta, qdo casulo se desprendeu de onde estava e nao conseguiu voar na hora do nascimento da borboleta. Então, na hora de jogar fora, ela (a professora0 entrou em contato com o liquido sem luvas.
    Há umas manchas na pele dela, mas nao sabemos se é de outro inseto ou aracnideo.
    Se puder nos ajudar, seremos gratas.
    Obrigada.

  12. katia

    em

    quando tinha 1 ano de idade minha mae falou que pisei na lagarta grande e peluda amarela ou verde e queimou meu pe esquerdo no meio do pe sola , hoje tenho 40 anos e nao consigo me livrar dessa coceira no meu pe que todo ano dar tem 3 dias que começou è horrivel da vontade de tirar a parte que cossa fora e fica vermelho e parese esta enflamado como se tivesse agulhas no pe se puder me ajudar como faser com isso me oriente obrigada

    • laura

      em

      meu professor de karate me ensinou que se ficar dando tapas ajuda a melhorar a coceira!

      cuidado com a forsa do tapa.KsKs ! ! !

  13. laura

    em

    Descobri que a linda borboleta chamada charlie É UMA MOSCA VAREjEIRA 🙁 .
    entao meu professor de artes(adoroooo ele)vai me dar uma mariposa(ele ja teve uma que ficou muito linda).
    Lagarta tem raca como cao e gato?

    Por favor me responda.
    ps:É impossivel dizer nao a um”por favor”.

  14. Sara Pereira

    em

    Minha filha foi picada por essa lagarta da família satuiidae da primeira figura, nunca tinha ouvido falar de lagarta peluda.fui direto para o hospital com ela. foi medicada agora ela está bem. obrigada por este site ajudou muito.

  15. Luiz Carlos Pacheco

    em

    Ao apoiar antebraço na árvore frutífera (fruta do conde ) fui surpreendido por uma taturana de fogo , foram 13 horas de dor e o pior que nenhum hospital , acredito ter um remédio para tirar a dor dos pacientes que caim numa dessa . Será que com tanto avanço da medicina não tem nada pra passar a dor dessa peçonhenta .

  16. Marcelo Bartnik

    em

    Oi, Faz poucos minutos que encostei as costas do meu dedo polegar da mão direita em uma lagarta gato. Estou sentido uma dor intessa parecida com a dor de queimadura, estou sentindo até uma pequena ingua se formando debaixo da minha assila, não é nada bom. Por favor, Saberia o que posso passar no logcal para aliviar a dor?

  17. Nancy

    em

    Boa tarde! Houve uma grande infestação de taturanas pretas e peludas no tronco da arvore da rua. Gostaria de saber se esse tipo de taturana vira borboleta e se são perigosas. Obrigada!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo