Sua saúde

Entenda os exames de glicemia no diagnóstico de diabetes

Exame de glicose para Diabetes: Como entender e o que quer dizer cada item

Entenda os exames de glicemia no diagnóstico de diabetes
5 (100%) 2 votes

Algumas pessoas não sabem, mas os testes para diagnóstico de diabetes tem evoluído muito e as solicitações e  interpretações vem sofrendo diversas mudanças. Este texto vai tentar esclarecer algumas dúvidas seguindo conceitos mais recentes. Não temos competência para receitar medicamentos e  diagnosticar doenças. De qualquer forma, acredito que seja importante que todos saibam como entender e o que quer dizer o exame de glicose para diagnóstico de Diabetes.

Vale a pena saber que o nosso corpo transforma alguns dos carboidratos e açúcares que comemos em glicose e  a glicemia é o nível de glicose presente em nosso sangue. Ou seja, quando comemos muito, nossa glicemia  aumenta, ao passo que quando comemos pouco, a mantemos baixa. Claro que os valores considerados normais  ou alterados depende do sexo, peso corporal, doenças pré-existentes, histórico familiar etc. Os médicos podem  solicitar diferentes tipos de exames para diagnóstico de diabetes, vejam:




GLICEMIA DE JEJUM

O que é? Necessário jejum de 8 horas, no mínimo. É normalmente solicitado para  conhecer a taxa de glicose do sangue para o diagnóstico da diabetes mellitus – aquela que causa  insulinodependente, geralmente descoberta durante a infância porque as células do pâncreas que produzem insulina estão  destruídas. O valor reduzido  acontece na presença de doses aumentadas de insulina no sangue,  ou câncer de pâncreas, sepse bacteriana, abuso de álcool, privação alimentar prolongada. Os valores  aumentados indicam um possível caso de diabetes.

Até 99 mg/dL é considerado normal, de 100 – 125 mg/dl é considerado uma pré-diabetes e 126 mg/dL e acima,  um possível caso de diabetes (A ser confirmado pela realização de uma nova glicemia em outro dia) conforme  mostrado no exemplo abaixo.



Exame de glicose para Diabetes: Como entender e o que quer dizer cada item

Até 99 mg/dL é considerado normal, de 100 – 125 mg/dl é considerado uma pré-diabetes e 126 mg/dL e acima, um possível caso de diabetes (A ser confirmado pela realização de uma nova glicemia em outro dia).

♥ Sensacional! Novo exame de sangue pode identificar rapidamente ataque cardíaco



GLICEMIA PÓS-PRANDIAL

O que é? É o aumento das concentrações de glicose, na corrente sanguínea após  determinada refeição. Este exame não é sugerido como um teste diagnóstico, e sim para controle. Deve ser realizado, 1 a 2 horas após qualquer refeição e o valor desejado para a glicemia capilar é de no máximo 180  mg/dl.

TESTE DE TOLERÂNCIA À GLICOSE (CURVA GLICÊMICA)

O que é? Serve determinar alterações dos níveis de  açúcar no sangue. Permite verificar o quanto a glicose aumenta no sangue após a ingestão de um líquido  contendo um tipo especial de açúcar. Após uma coleta de sangue em jejum para a dosagem da glicose,  ingere-se a solução de glicose. Após a ingestão, são realizadas uma ou mais coletas de sangue para novas dosagens da glicose.  Este exame tem maior sensibilidade que a glicemia de jejum, mas é preciso ficar no laboratório por pelo menos 2 horas para realizar duas coletas de sangue. Para a sua realização é necessário um jejum de 8 horas.

Diagnóstico: 139 mg/dL e abaixo considerado normal; 140 to 199 mg/dL considerado pré-diabetes e 200 mg/dl e acima pode ser um caso de Diabetes. Abaixo, um exemplo:

Exame de glicose para Diabetes: Como entender e o que quer dizer cada item

Serve determinar alterações dos níveis de açúcar no sangue. Permite verificar o quanto a glicose aumenta no sangue após a ingestão de um líquido contendo um tipo especial de açúcar.

 Hemograma com leucócitos altos ou baixos. O que pode ser?

DIABETES GESTACIONAL

O que é? Significa que durante a gravidez a futura mãe começa a apresentar elevadas taxas de açúcar no sangue. Uma vez tenha aparecido, o diabetes gestacional dura até o final da gravidez. Para as grávidas, uam glicemia de jejum acima de 126 mg/dl ou uma glicemia feita fora de jejum acima de 200 mg/dl faz o diagnóstico de diabetes mellitus, assim os testes precisam ser confirmados num outro dia. Futuras mamães com histórico familiar, ou suspeita clínica devem a um teste de sobrecarga com 50 g de glicose. Uma glicemia acima de 140 mg após a primeira hora faz o diagnóstico em 80 % da mulheres com suspeita de diabetes gestacional . Em caso de dúvidas deve se realiza um teste de sobrecarga com 100 g de glicose.

Diagnóstico: em jejum até 95 mg/dL -> após 1 hora até 180 mg/dL -> após 2 horas até 155 mg/dL -> após 3 horas até 140 mg/dL.

* O diagnóstico de diabetes mellitus gestacional é feito quando 2 ou mais destes valores estão fora dos limites.

FONTE FONTE

18 comentários

18 Comments

  1. Francisco

    em

    Muito esclarecedor, grande post o seu.

    Ano passado fiz exame de glicose mas desrespeitei o prazo de 8 horas por alguns minutos (uns 30), talvez uma hora. O resultado deu próximo de 100. Eu não estar em jejum pelas 8 hrs resultaria em um valor maior ou menor?

  2. paulo

    em

    eu tenho 16 anos e a minha taxa de glicose em jejum deu 139, esta alta? me respondam por favor

    • keila

      em

      simm esta um pouco alta…da minha mae em jejum da esse valor e no decorrer do dia chegava ate 380

  3. Filipe Weiss

    em

    Pelos critérios atuais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, glicemia de jejum acima de 126 significa Diabetes Mellitus. Entretanto, o fato de você ser adolescente implica em uma hiperglicemia fisiológica que pode ou não justificar o resultado do seu exame. Se você tiver sintomas como noctúria (levantar pra urinar à noite), poliúria (urinar muitas vezes/em muita quantidade), polidipsia (muita sede) e polifagia (muita fome), deve procurar um Endocrinologista imediatamente. Até porque você tá dentro da faixa pra manifestar Diabetes Mellitus do tipo 1 ou até do tipo 2 se for obeso.
    Quanto à outra questão, meia hora de jejum certamente não mudou muita coisa no resultado do seu exame. As 8 horas são um valor estimado, uma média dentro da população geral. Pra algumas pessoas, 8 horas de jejum pode ser pouco e para outras, apenas 6 podem ser suficientes. Se você repetiu o teste outras vezes e sua glicemia de “quase” jejum deu menor que 100 (e você não tem os sintomas que eu citei acima), dificilmente você é portador da doença.

    Karlla, a positividade do TTOG (teste de tolerância oral à glicose) é baseado no quanto a glicemia é alterada após a ingesta do açúcar e não pelo resultado final da glicemia pós-ingesta. O ideal é que a glicemia não aumente mais de 40 mg/dL. Por fim, o mais importante é a sintomatologia. Uma glicemia de 100 e pouquinho sem sintomatologia alguma tem pouco ou nenhum valor diagnóstico. Para o leigo, é comum creditar muita confiança aos laboratoriais. No nosso caso, eles são apenas um suporte ao raciocínio clínico, sendo muitas vezes dispensáveis mediante uma boa anamnese e exame físico.

    • Marcelo

      em

      Não diga bobagem Sr desinformado, o tipo de teste feito em farmácia é para controle de glicemia e não para medir a quantidade de glicemia em seu sangue ( é diabetes ou não ).
      Pessoas com informações incorretas e sem responsabilidade em sua resposta podem prejudicar outras pessoas. O correto é procurar um endocrinologista e efetuar o exame correto ja que esses testes de farmacia não indicam sua glicemia nos ultimos meses e sim do voce ingeriu no dia anterior ou no mesmo doteste.

  4. Apesar de não ser médica, suas informações foram muito valiosas, e não diferem muito do que o médico me falou não. Na realidade o que muda mesmo para cada um, é o histórico de vida e a pré disposição, vocês sabem, a tal da herediarierade.
    Mas o mais importante é nos cuidarmos mesmo.
    Obrigada!

  5. Dirceu Almeida Aguiar

    em

    parabens muito bom para nos tentar proteger contra as doenças

  6. Izabel Miguens

    em

    eu gostaria de saber com aparelho Accu-Chek Active qual as letras que aparece com a glicose abaixo da media e com a glicose acima da media,pois eu tenho o aparelho e apareceu as letras LO . desde ja agradeço

    • jp

      em

      leia o manual do fabricante do aparelho

  7. alexandra

    em

    fiz um teste de glicemia na farmacia mas nao estava em jejum e o resultado foi 125.devo fazer outro teste em jejum ou considero isso pre-diabetes e trato de me cuidar?

  8. Beatriz

    em

    Fiz um teste de glicose em jejum e o resultado foi 73 .Apos o almoço resolvi fazer deu 141.Posso ficar diabética

    • Marcia

      em

      Nada a ver, seu exame em jejum esta ótimo e o pos-prandial tbm! Não há diabetes em vc. Mas consumir menos açucar é sempre bom pro organismo!

  9. CRISTIANE

    em

    Estou com 19 semanas de gestaçao e com 89 de glicose em jejum, posso gerar uma diabete gestacional? ,quais os riscos de acontecer isso estou preocupada a medica ainda falou que o bebe ta muito grande pra idade gestacional que estou?

  10. isa

    em

    FIZ UM EXAME DE GLICOSE
    O METODO ENZIMATICO (QUIMICA LIQUIDA)
    VALOR DE REFERENCIA 60 A 99

    O RESULTADO E 28MG/DL
    DO MEU PONTO DE VISTA PARECE ESTA MUITO BAIXA OU ESTOU ERRADA ?

    • Marcia

      em

      Repete o exame pq realmente a impressão q dá é de hipoglicemia! E procure imediatamente um endocrinologista.

  11. marcia

    em

    eu queria saber se estou com diabetes
    fiz a glicemia de sangue em jejum deu 130 e depois fiz de capilar depois de duas horas depois do almoço deus 130 e depois fiz em jejum a capilar deu 142 o medico diz que vou vazer outro exame para confirmar o GTT muito obrigada.

  12. Alexandra

    em

    Fiz um teste de glicemia capilar, já havia tomado café da manha (café com leite e pão com manteiga. E a minha taxa de acuçar estava 66. Esta mto baixa? Posso estar com hipoglicemia?

  13. helenita

    em

    fiz teste curva glicemica e estou gestante e deu o seguinte
    jejum 98
    após 60 105
    após 120 88
    estou com diabéte gestacional?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo