Larvas que comem cadáveres também podem atacar pessoas vivas?

“Achei muito legal esse site porque sou muito curiosa, mas essa nem o google resolveu. Os decompositores do corpo humano (vermes necrófagos) que saem do cadáver em decomposição só consomem a carne depois que a pessoa morre? Nos casos de necrose de um membro eles também agem?” Silvani Alves – São Bernardo do Campo/SP

Sim Silvani, alguns tipos destes “vermes” também podem agir em pessoas vivas. Na verdade, aqueles vermes geralmente são larvas de insetos que de alguma forma estiveram em contato com o cadáver (ou carcaça de animal) onde as fêmeas fizeram postura de seus ovos. A situação mais comum é resultado da postura de moscas saprófagas: mosca varejeira, moscas da carne, moscas domésticas e outras.

Normalmente esses insetos são participam indiretamete, juntamente com fungos e bactérias na decomposição dos cadáveres, no entanto, podem invadir feridas necrosadas e causarem uma infestação que chamamos de miíase (também conhecidas popularmente como “bicheira”). As miíases  são proliferações de larvas de moscas em tecidos vivos que ocorrem quando as fêmeas depositam ovos e estes dão origem a larvas em plena atividade de desenvolvimento, ou seja, com muita fome. Se uma miíase não é curada, com a retirada de todas as larvas, esses imaturos podem “cavar” o tecido e causar grandes danos àquela parte do corpo afetada. É muito comum encontrarmos focos de miíases em animais sem cuidado, mas infelizmente, é corriqueira a situação de larvas invadindo a cabeça e feridas de humanos, principalmente aqueles moradores de rua, que não possuem uma higiene básica e necessária.

Normalmente esses insetos são participam indiretamete, juntamente com fungos e bactérias na decomposição dos cadáveres, no entanto, podem invadir feridas necrosadas e causarem uma infestação que chamamos de miíase .

Muitas destas espécies de moscas também põem seus ovos no lixo, resultando naquelas larvinhas brancas, muito comuns em lixo sem cobertura. Curiosamente, apesar da gravidade desta situação, hoje em dia larvas de moscas vem sendo grande aliadas  nos tratamentos de feridas crônicas em doentes diabéticos ou que sofreram queimaduras de 3º grau, conforme pode ser visto AQUI.

48624_larvas1

Olha elas aí. Essas gulosas! As imagens de Miíase são muito fortes, me recuso a colocar mais do que essa. Procurem no Google!

—————————————-