Animais

Larvas que comem cadáveres também podem atacar pessoas vivas?

Larvas que comem cadáveres também podem atacar pessoas vivas?
4 (80%) 2 votes

” Os decompositores do corpo humano (vermes necrófagos) que saem do cadáver em decomposição só consomem a carne depois que a pessoa morre? Nos casos de necrose de um membro eles também agem?” Silvani Alves 




Sim Silvani, alguns tipos destes “vermes” também podem agir em pessoas vivas. Na verdade, aqueles vermes geralmente são larvas de insetos que de alguma forma estiveram em contato com o cadáver (ou carcaça de animal) onde as fêmeas fizeram postura de seus ovos. A situação mais comum é resultado da postura de moscas saprófagas: mosca varejeira, moscas da carne, moscas domésticas e outras.

Normalmente esses insetos são participam indiretamete, juntamente com fungos e bactérias na decomposição dos cadáveres, no entanto, podem invadir feridas necrosadas e causarem uma infestação que chamamos de miíase (também conhecidas popularmente como “bicheira”). As miíases  são proliferações de larvas de moscas em tecidos vivos que ocorrem quando as fêmeas depositam ovos e estes dão origem a larvas em plena atividade de desenvolvimento, ou seja, com muita fome. Se uma miíase não é curada, com a retirada de todas as larvas, esses imaturos podem “cavar” o tecido e causar grandes danos àquela parte do corpo afetada. É muito comum encontrarmos focos de miíases em animais sem cuidado, mas infelizmente, é corriqueira a situação de larvas invadindo a cabeça e feridas de humanos, principalmente aqueles moradores de rua, que não possuem uma higiene básica e necessária.



Normalmente esses insetos são participam indiretamete, juntamente com fungos e bactérias na decomposição dos cadáveres, no entanto, podem invadir feridas necrosadas e causarem uma infestação que chamamos de miíase .

Muitas destas espécies de moscas também põem seus ovos no lixo, resultando naquelas larvinhas brancas, muito comuns em lixo sem cobertura. Curiosamente, apesar da gravidade desta situação, hoje em dia larvas de moscas vem sendo grande aliadas  nos tratamentos de feridas crônicas em doentes diabéticos ou que sofreram queimaduras de 3º grau, conforme pode ser visto AQUI.



48624_larvas1

Olha elas aí. Essas gulosas! As imagens de Miíase são muito fortes, me recuso a colocar mais do que essa. Procurem no Google!

—————————————-


14 comentários

14 Comments

  1. manotroll

    em

    po poderia colocar mas o exexplo e inportante

  2. Leonardo Lima

    em

    Achei muito legal da sua parte, Karlla, não ter colocado imagens mais “fortes”. Você tem razão quando diz que elas fugiriam da proposta do blog, que é informar a todos os públicos. Por sinal, estou enganado, ou a “miíase” (nunca quero ver isso!! XP) é também a explicação para o popular “berne”?
    Força sempre!!
    Um abraço, Leo.

  3. Realmente a imagem é forte e com certeza existem outras bem piores, pois essa infestação é assustadora aos olhos.

  4. bob

    em

    Leo,

    Como a Karlla já disse berne é apenas um tipo, mas miíase se refere principalmente a “bicheira”.

  5. Lucimere

    em

    😀 Com certeza esse diário de biologia, será indicado para meus amigos na Faculdade de Direito, (Medicina Legal)até porque a resposta acima, foi bastante elucidativa, tirou-me as dúvidas, vocês superaram minhas expectativas. Parabéns.

    • Lucimere – Obrigada querida, me amarro em medicina legal, inclusive tenho dois capítulos no próximo livro da Janyra Oliveira-costa: entomologia forense! Bem vindos!

  6. Cristina Ap.

    em

    Nossa Flor…..sua materia esta muito interessante.Parabens linda amei……..

  7. Cyber

    em

    Ótimo site adorei , ensina muita coisa , e não é preciso mesmo colocar imagens fortes , afinal isso é um site de Biologia não necropatia .
    vlw adorei ^.^

  8. Muito boa a materia, parabens!!

  9. Yoochan

    em

    Procurei no Google e me arrependi. 😡 Espero nunca ter Miíase.

  10. Amanda victor

    em

    esta aparecendo lavas no meu banheiro que parece com essas porem e mas gorda e preta e tem uma especie de pelos na ponta já não o que fazer pós coloquei de tudo e some depois volta a aparece queria saber o que causa isso no banheiro? no teto tem madeira mas não vi nada saindo delas. me ajudem se quiser posso mandar fotos

    • Thiago D.

      em

      agua sanitária pode resolver , coloque 100 ml em 1 l de agua e deixe agir por 15 minutos jogando tbm nas paredes e no box, cuidado pois pode irritar os olhos, feito isso enxague bem e deixe o local ventilado …., n se preocupe pois larvas de banheiro n pertencem
      as especies que venham a causar miíase… n esqueça de verificar falhas no rejunte do piso pois é la que ficam resíduos e maior parte da umidade e é la que ocorrem as posturas.

  11. ana paula

    em

    Se a pessoa engolir esse ovinhos de mosca varejeira, o que acontece??? tem algum risco eles sobrevive no estomago???

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo