Sua saúde

Filhos de relacionamentos entre primos podem trazer à tona graves doenças de família nunca manifestadas

"Posso ter filhos com meu primo?" Entenda os problemas do casamento entre primos

Filhos de relacionamentos entre primos podem trazer à tona graves doenças de família nunca manifestadas
5 (100%) 2 votes

“Em minha época de adolescente, meu primo e eu tivemos um namorico que atordoou toda família. Minha mãe até me levou ao médico para que ele me explicasse que poderíamos ter filhos “tortos e retardados”. Foi tão horrível que nunca mais ficamos. Hoje somos adultos e rimos da situação, mas a dúvida persiste: qual o problema de casamento entre primos? Eu posso ter filhos com meu primo?” Kátia Louzada

Bem lembrado, Kátia. Este é um assunto que muito se comenta, mas pouco se explica. Antes de “tentar” explicar, é bom entender quem são os indivíduos consanguíneos. Bem, são considerados consanguíneos aquelas pessoas que apresentam pelo menos um ancestral comum e que ainda podem ter herdado um gene recessivo deste mesmo ancestral. Quanto maior o grau de consanguinidade (irmãos, pais e filhos, primos de primeiro grau), maiores são as chances disto ocorrer.

Os genes recessivos são aqueles que precisam estar em dupla dose para que a característica que determinam estar presente no organismo. Por exemplo, supondo que ter olhos azuis seja um caráter recessivo, isso significa que para que o olho da criança gerada seja azul, será necessário que o gene esteja presente duas vezes em seu organismo. Assim, para o olho azul manifestar é necessário que na formação o indivíduo este gene recessivo tenha uma origem materna e uma origem paterna. O mesmo serve para algumas doenças.




♥ Existe algum exame que detecta a Síndrome de Down quando o bebê ainda está na barriga?

Algumas doenças que originam retardo mental, deformidades físicas, problemas metabólicos e são de origem genética. Geneticistas acreditam que cada um de nós possui pelo menos cinco genes recessivos que se tivessem em dupla, manifestaria uma doença genética. Para casais não aparentados as chances de que uma doença relacionada a genes recessivos aconteça em cerca de 3% dos casais. No entanto, em parentes próximos (irmãos, primos) as chances aumentam consideravelmente.

É fácil entender por que. Como nossos irmãos e primos compartilham de certa forma genes parecidos com os nossos, na união de duas pessoas com tais níveis de parentesco, as chances desses dos genes recessivos acontecerem é  muito grande.  Veja bem, se sua mãe herdou o gene recessivo dos pais, é obvio que sua tia também o herdaria e consequentemente você e seu primo também podem herdá-los, certo? Se você se casar com um primo legítimo, suas chances de manifestarem os genes recessivos para tais doenças é muito maior do que se você se casar com um não aparentado.

Essa consaguiniedade gera o que os geneticistas chamam de “homozigose por origem comum”, ou seja, os genes aconteceram em dose dupla e tiveram uma única origem (do mesmo ancestral: bisavô, avó, trataravô…). Abaixo, tentei fazer um esquema com cores que facilitará para as pessoas que não entendem de genética:



"Posso ter filhos com meu primo?" Entenda os problemas do casamento entre primos

Entenda como funciona através deste Heredograma.




46 comentários

46 Comments

  1. Aline

    em

    meus avós são primos legitimos em 1º grau
    tiveram 8 filhos e nenhum com nenhuma
    anormalidade fisica ou mental,e a outro
    caso na família tanbém, q tiveram filhos
    sem nenhuma anomalia *;

  2. davi

    em

    PRECONCEITO, essa é a palavra.
    *namoro com minha prima há 2 anos e quando decidirmos ter filhos, teremos…

    • DAVI – concordo com vc… Siga em frente, é preciso vencer as barreriras! O casamento consanguineo com problemas não é uma regra e já existem pesquisas que provam que não existe nenhum problema… temos alguns exemplos aqui nos comentários mesmo de pessoas filhos de primos. tranquilo! vá em frente. Bjs…

    • Bella

      em

      Eu também namoro com meu primo, e a gente pensa em ter filhos sim, mais ao msm tempo eu tenho medo, mais eu vou arriscar, eu amo ele e quero formar minha família com ele !

  3. manotroll

    em

    muito loco
    mas em vez de juntar os parentes tem que juntar com desconhecidos pó a época dos egitos já passou

  4. henrique

    em

    meus tio casou com uma prima e tem 2 filhos um deles nasceu com cheroderma é um cancer de pele que a pessoas não pode sair no sol.
    pesquisem no google e vcs vão ver como é triste.

  5. Malk

    em

    Bom, na minha família isso já aconteceu diversas vezes, meu pai e minha mãe são primos de segundo grau, meu avô paterno é primo de primeiro grau com a minha avó paterna (que é a irmã da minha bisavó materna), entre outros casos que não “chegaram” em mim. Nasci normla, mas ao longo da minha vida já tive várias doenças que são praticamente desconhecidas por quase todo mundo, mas não sei se há relação…

  6. Meus pais são primos em 1º grau e eu nasci (quase) normal. :woot:

  7. Evandro

    em

    NADA A VER!
    Meus pais são primos, e nem por isso eu e nem meus 4 (eu disse 4) irmãos nascemos c algum tipo d problema, isso eh tudo balela!

    • Evandro – Calma! Isso quer dizer que SE a família tiver algum gene recessivo doente PODE haver a possibilidade de nascerem filhos com problemas. Graças a Deus sua família não tem problemas e se tem, não manifestou. ok?

  8. Rafa

    em

    Minha mae e meu pai são primos de 1º grau e eu nao tenho nenhum Problemaasdxczxfdsxcvxc, óia ali um elefante rosa voando!!!

    Zagnowsky

  9. Rafa

    em

    Meus bisavós eram primos.Se casaram na década de 1910.
    Duas tias-avós minhas têm nanismo.
    Se vcs não acreditam, tenham filhos com seus primos, ué?!E,sem querem ser grosso, pensem 3x antes de ter filhos com primos.É um risco que essas crianças não merecem, creio.

  10. Rony P.

    em

    Eu sei que foi uma explicação leiga, mas é muito tendenciosa. Existem sim genes recessivos que podem ser transmitidos com maior probabilidade entre parentes próximos, mas não se esqueçam que esse mesmo gene pode estar em uma pessoa totalmente desconhecida e de outra etnia. Além do mais, há chances desse gene não se perpetuar, uma vez que cada um de nós possuímos pares de cromossomos e não cromossomos isolados, com exceção dos cromossomos sexuais nos homens. Ou seja, esse é um preconceito tolo, não há nada de divino nisso, nada graças a deus, tudo tem haver com probabilidades e a maquinaria genética certa 😉

    • Rony – Sim… vc tem razão, várias doenças podem vir de pessoas totalmente desconhecidas. Mas não haveria outra forma simplificada de explicar, concorda! Beijinhos…

      • Meu nome é Clarisse e tenho um relacionamento com um primo de primeiro grau, gostaria de saber se tem algum exame que comprove antes de engravidar, se eu e meu namorado (primo) temos chances de ter filhos com anomalias, que tipo de exame é este? e ja ouvi falar que existe uma vacina que nesses casos a mulher toma, é verdade?

  11. Cruz

    em

    Tenho uma namorada que é minha prima, mas na minha opinião, é melhor fazer uma avaliação medica antes de ter filhoe, pois essa coisa de gene recessivo é verdade, nao duvidem da ciencia, se quiser duvidar de Deus, duvide, mas da ciencia nao.

  12. silvana

    em

    Os que duvidam de Deus certamente não O conhecem, porque só é possível conhecê-Lo pela SUA PALAVRA. E estou absolutamente certa de que nenhum dos que estão aqui comentando, exceto eu, claro, nenhum de vocês sabe o que está escrito no Livro de Levítico sobre os vários tipos de casamentos os quais DEUS proibiu a Israel quanto os tirou do Egito para serem o seu povo. Eu recomendo uma leitura cuidadosa, no capítulos 18.

    Enjoy

    • Luciano Santos

      em

      Olá,Silvania…entendi seu comentário,porêm como vc mesma colocou,foi para Israel,assim,não esqueça a questão de não comer carne de porco,onde hoje sabemos que foi para a saúde do povo,pois não podiam conservar a carne,pois nem sal tinham.Tive um namoro de 10 anos com minha prima de 1º grau,onde não continuamos,por motivo de consanguineos,mas devido a dependencia dela com a mãe.Estudei muito sobre isso e essa passagem hoje não tem como ser inclusa,se,não depois estará falando que os primos estão em sodomia. Sua preocupação é louvavél,porêm legalismo é para os pecadores e não esse o caso. o povo tinha que respeitar isso,pois se acontecesse,quem iria cuidar? E lembra que peregrinaram 40 anos para limpar a geração incrédula. E,se outros não leram é para informar o equilibrio da situação,sanão daqui a pouco aprece a bandeira de Israel com a “estrela de Davi” que os de Hitler inventaram..Desculpe intervir,mas se não tiver o panorama bíblico acaba matando o interesse de quem lê ou escuta qualquer informação que venha de um suposto religioso….

  13. silvana

    em

    Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o SENHOR. (Levítico 18:6), aí está apenas um versículo, interessantíssimo ler cuidadosamente os outros.

  14. silvana

    em

    Preguiça de copia e cola…, ta curioso/a? … vai lá no http://www.bibliaonline.com.br, e leia Levítico em todas as versões, catolica, protestande Nova versão internacional, versão em ingles, king James Version, etc… tem várias é muito fácil é só clicar! Facim de entender e muito esclarecedor!

  15. Karla

    em

    Sou casada com meu irmão por parte de pai, eu e ele crescemos distantes um do outro e depois de adultos nos encontramos, os riscos consanguineos são maiores ou iguais a se fossemos primos de primeiro grau?

  16. elba

    em

    😮 sou casada com meu primo e estou querendo engravidar acho que nao tem nada haver primos terem filhos .uma pergunta para karla vc e casada com seu irmao?

    • Elba – Não entendi sua colocação!

    • Rafaéla

      em

      elba eu,sou casada com meu primo também,e tenho um filho com ele,meu filho fez 3 aninhos,e graças a Deus,não tem nenhuma doença,
      é um filho saudavel e muito lindo,estamos querendo ate outro,rsrsr…mas estou ainda em duvidas,pois tenho medo.

  17. elba

    em

    karla eu quis dizer sobre seu depoimento vc diz que e casada com seu irmao por parte de pai desculpe se eu entendi mal

  18. Leila

    em

    meus pais são primos de 1 grau do qual nasceram 5 filhos e nenhum com problemas fisicos ou mentais! tem outro caso na familia tambem de uma tia que casou com um primo teve 3 filhos sem problemas mentais,ou fisicos!
    eu acho que isso é relatico,depende de cada pessoa!

  19. Renata

    em

    Isso não quer dizer necessariamente que parentes de primeiro grau terao filhos com alguma alteração genética. O que ocorre e isso é fato, é que asd probavilidades aumentam!! Porém , se vcs acreditam ou não, antes de terem filhos, procurem um geneticista para pelo menos se informarem melhor!!!

  20. Rafaéla

    em

    gente tenho duvidas! eu tenho um filho de 3 aninhos com meu primo de 1grau,e estamos querendo outro,mas…ficom com medo,gostaria de saber se tenho possibilidade de ter outro filho,mas com alguma doença???ou não???
    porque não sei direito,se o nosso sangue tem quer ser igual ou diferente?
    porq na verdade não sabemos o nosso tipo sanguineo,tivemos o nosso filho sem pensar nisso,mas agora penso muito antes de ter !

  21. Antonieta

    em

    gostaria de saber se tiver filhos com meu primo de segundo grau qual a chance de sair normal???

  22. Joselia Recife

    em

    Conheço um casal de primos legítimos, e seus filhos tem distúrbio mental, só acho que é por conta do parentesco, pois os tios do casal tiveram e alguns até morreram de problemas psiquiátricos. Dois dos filhos que conheço sofrem de transtorno bipolar.

  23. Eleoterio Cabonel

    em

    bem, fiquei sabendo que existe uma doença que pode se desencadear apos os 20 anos mas acontece também com crianças a irma de uma amiga veio falecer e na causa mortis veio escrito pelo medico que a acompanhava algum tempo causa morte bc depois procurou o medico para saber de que se tratava e ficou sabendo que é uma doença que se desenvolve quando a casamento entre parentes acontece em gerala doença se manifesta mais na segunda geração em diante algum sintoma podem aparecer como aftas lesoes na pele e nos orgãos sexuais.o medico falou para ela tirar fotos de seus filhos 1 ves por ano do rosto deles bem de perto e sempre na mesma epoca assim pode se fazer um acompanhamento melhor para ver se aparece alguma anomalia pois pode ser pequena que de lembrar a gente não consegue saber e si comparar pelas fotos fica bem mais facil de saber,o medico disse também que aqui onde moro tem um bairro com muitas crianças com essa doença e esse bairro e formado por imrigrantes que não queriam misturar a raça e acabaram se casando com parentes aqui esta até acontecendo uma campanha de ajuda

  24. kiria

    em

    é verdade que se irmãos tiverem filhos podem sair com problema???????? me responde por favor eu quero saber se irmãos podem ter filhos

  25. roni

    em

    Tenho uma teoria a respito do “HOMOSSEXUALISMO”, e gostaria de um esclarecimento: Não seria possível q essa ANOMALIA tenha se dado a milhares de anos onde o ser humano fazia prática de relação sexual consanguínea? Veja bem o meu ponto de vista, se existem anomalias de retardamento mental devido a relacionamentos consanguíneos, anomalias de membros do corpo, posso também dizer q o HOMOSSEXUALISMO é devido à uma ANOMALIA genética de realações consanguíneas dos nossos antepassados.

    • Dan

      em

      Olha, Roni, eu li seu comentário, e achei descabido, você tentou unir preconceito com ciência.
      Ninguém sabe a origem do homossexualismo, certamente, assim como de outros vários comportamentos humanos, mas supor ser uma anomalia? Em letras garrafais? Pelo o que eu vi nos comentários, anomalia seria algum tipo de deformação ou incapacidade, um individuo homossexual não necessariamente é deformado, eu sou homossexual, e o único problema que tenho é encontrar pessoas que pensam como você.
      Trabalho, estudo, pago imposto, voto, faço tudo o que você faz, e assim como outras minorias (mulheres, negros e deficientes) tenho de fazer muito mais para ser reconhecido pelo o que eu faço e não pelo o que eu sou, e ainda ser chamado de anomalia, é uma ofensa que não pude deixar passar.
      Claro comentários são para as pessoas escreverem o que pensam, mas pensem antes de falar e de escrever.
      Tenha um bom dia.

      • Carlos

        em

        É Cara Pálida. Vêsse que os maiores ignorantes e preconceituosos são vcs homossexuais. Até o Conselho Nacional de Psicologia por força de lei é impedido de trazer à público qualquer pesquisa ou trabalho que coloque em dúvida o comportamento homo-afetivo. Houve um tempo que a sociedade até tolerava bem os gays, mas o que se vê atualmente é o início de guerra de grupos, pois o que era um convívio consensual se transformou numa imposição. Não quero nem ver a hora que algum imbecil quiser aprovar a PEC 22, e enfiar goela abaixo da sociedade, aí a guerra estará declarada. Vocês gays insistem em taxar as pessoas que não dividem a mesma opinião de preconceituosos, mas vocês é que o são. Divergências de opinião sempre existiu e sempre existirá, e se alguma lei for imposta para mudar isso, pode ter certeza que muitas mortes ocorreram.

  26. jaqueline

    em

    ola meu nome é Jaqueline, sou casada com um primo de 2º grau, corremos o risco de ter filhos com problemas, a mãe dele e tia da minha mãe!

  27. vanessa fernandes

    em

    karlla Patricia,estou namorando ja tem uns dois e meio e ha um ano descobri ke meu namorado è meu primo de primeiro grau,,,fizemos exames para saber nosso tipo de sangue o dele è A+ eo meu O+,mais descobri ke o tipo de sangue naum tem nada a ver,,,existe algum tipo de exame ke da pra saber se nossos filhos teram algum problema,,,eu tenho muito medo,,,me esclaressa isso por favor…bjs obg….

  28. Iago 313

    em

    Oi pessoal eu namoro com a minha e agente se da muito bem mas a minha tia fica implicando com nos a eu to nem ai o que realmente importa e que eu esto muito feliz ao lado dela e quero ter filhos com ela sim.

  29. Estela

    em

    Moro com meu irmão por parte de mãe a três anos, e agora estou grávida de 8 semanas,tem alguma chance do nosso filho nascer com problemas.

    • Lennon

      em

      Irmãos? Claro! Ainda é pior que com primos! Suas chances de portarem genes recessivos é ainda maior… Seria interessante se vc procurasse um geneticista pra avaliar seu caso!

  30. beatriz

    em

    eu namoro com meu primo de 3° grau e pretendo forma uma família com ele. Tem alguma possibilidade de nossos filhos nascerem com alguma deficiência?
    (sim) ou (não) por favor me responda.

  31. Maria Luiza Moreira

    em

    Estou lendo esses depoimentos e gostaria de dar uma palavra àqueles que vão se casar com parentes. Minha irmã se casou com um primo (as avós eram irmãs) e infelizmente, dos cinco filhos dela, quatro ficaram na cadeira de rodas. Apenas uma moça é perfeita, fisicamente. Dos quatro, três faleceram devido a complicações da doença genética. Tudo muito triste e sofrido. Outra sobrinha se casou com um primo com o mesmo parentesco e não teve problema nenhum com seus filhos. Então, é melhor procurar antes um geneticista, sim, e fazer o exame dos genes, que é diferente de exame de sangue. Na época do casamento de minha irmã, não se falava nesse tipo de exame, infelizmente.

  32. Flávia

    em

    Gente, tudo bem que todos querem comentar e expressar a opinião. O Post foi ótimo e bem esclarecedor para nós leigos.

    Mas por favor, leiam com atenção. São tantas as perguntas e questionamentos postados que o já foi explicado pela Karlla.

    Em tempo: Karlla, parabéns pelo blog. Adoro! Se deixar nem trabalho, fico só lendo as curuiosidades e pensando nas maravilhas que Deus criou e podemos contemplar um pouquinho todo dia em suas publicações no face. Obrigada!

  33. Carlos

    em

    Sem entrar no quesito moral da questão, pois acho que as pessoas tem o livre arbítrio de decidir suas vidas. Mas quero deixar aqui meu testemunho de que sou filho de primos em 1 grau, e que no meu caso sofro até hoje aos 48 anos, o resultado desta relação. Na infância meu crescimento foi muito desfavorável, e por isso na década de 70 passei por um tratamento hormonal no Hospital das Clínicas em SP. Como a medicina e os medicamentos ainda não eram muito avançados naquela época, o máximo de estatura que alcancei foi de l,6l cm. Alguma pessoas pode até desdenhar deste relato, mas o fato que sempre sofri perseguições e chacotas por pessoas mais altas. desde a escola, em casa e no trabalho, até os dias hoje. Para namorar até tive algumas mulheres mais altas, mas o preconceito vindo por parte dos familiares e amigos delas, não deixavam os relacionamentos seguir adiante, tive de amargar paixões que marcaram e muito a minha vida. Mas o pior são as tentativas de agressões físicas e moral, pois até em discussões onde há divergências de opinião, muitas vezes o sujeito que instintivamente me vê como um fraco oponente devido à altura, acaba partindo da entonação de voz mais ríspida para até uma agressão física. Essa situação de indefesa e impotência em alguns casos, é uma revolta que terei que carregar até o fim da vida. Portanto, digo à todos, não se relacionem em casos de consanguíneos, sem antes fazerem uma bateria de exames, no mais, sejam felizes.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo