Animais

Por que não podemos respirar debaixo d’água como os peixes?

“Adoro seu blog. Sou viciada nas novidades! Minha dúvida é: Se a água é composta de oxigênio e hidrogênio, por que não podemos respirar embaixo d’agua e os peixes podem? ” Maria Lúcia – Itabira/MG

Ótima pergunta Maria Lúcia. Uma coisa interessante sobre os produtos químicos é que quando eles reagem entre si, acabam formando compostos que não parecem em nada com os elementos originais. Por exemplo, se você reagir de carbono, hidrogênio e oxigênio pode obter a glicose (C6H12O6). Se você reagir os mesmos elementos de outra maneira pode ter o C2H4O2 (vinagre). Outra combinação resulta no etanol (C2H5OH). Glicose, álcool e vinagre não são nada parecidos, mas temos que concordar que eles são todos feitos a partir dos mesmos elementos, não é?


No caso do gás de hidrogênio e oxigênio, se reagirem da maneira correta resulta na água líquida (H2O). A razão pela qual não podemos respirar água líquida é porque o oxigênio usado para fazer a água está vinculado a dois átomos de hidrogênio, e não podemos respirar o líquido resultante. O oxigênio é inútil para nossos pulmões na forma de água.

O oxigênio que o peixe respira não é aquele contido na água. Neste caso, o peixe está respirando gás oxigênio (O2) que é dissolvido na água. Muitos gases diferentes se dissolvem em líquidos, e vemos um exemplo, o tempo todo em bebidas gasosas, como refrigerante, água gaseificada… Nessas bebidas, há tanto gás quanto de carbono dissolvido na água que forma aquelas bolhas.

respirar

Não podemos respirar embaixo d’água porque nossos pulmões não são especializados para extrair o Oxigênio dissolvido na água!

Os peixes possuem uma estrutura especializada para respirar o oxigênio dissolvido da água: as brânquias (guelras). Elas são constituidas por finas lamelas, dentro das quais cicula uma maior concentração de sangue, que recebe o oxigênio da água. Ao mesmo tempo o gás carbônico é eliminado. Tais lamelas são extremamente delgadas e, assim, muito frágeis. Acontece que a extração do oxigênio não é muito fácil (o ar tem algo como 20 vezes mais oxigênio do que o mesmo volume de água). A água é muito mais pesada e mais espesso do que o ar (claro!), por isso é preciso muito mais trabalho para movimentá-la. A principal razão pela qual as brânquias ajudam os peixes na respiração é o fato de que os peixes são de sangue frio, isso reduz suas necessidades de oxigênio. Animais de sangue quente, como as baleias precisam respirar ar como nós fazemos, porque seria difícil extrair oxigênio suficiente usando guelras.

Os seres humanos não conseguem respirar embaixo da água porque nossos pulmões não têm área de superfície suficiente para absorver o oxigênio da água, e a estrutura de nossos pulmões é adaptada para lidar com o ar, e não com a água. No entanto, houve experimentos com homens respirando outros líquidos, como fluorcarbonetos. Os fluorcarbonetos podem dissolver oxigênio suficiente, e nossos pulmões podem retirar o oxigênio.

carpa_prateada

As Brânquias são formadas por pequenas lamelas especializadas em capturar o Oxigênio dissolvido na água. Elas são irrigadas com muito sangue.

—————————————–
FONTE


Acesse nosso novo site! data-recalc-dims=

Comentários

Novidades

Topo