Curiosidades

Por que cabelos das pernas não crescem como os da cabeça?

Por que cabelos das pernas não crescem como os da cabeça?
Esse texto foi útil para você?

“Quando raspamos nossos pelos, como perna e axilas logo eles crescem ao tamanho de antes e param de crescer. Por que eles crescem só até ter o tamanho de antes? como o corpo sabe que o pelo só deve crescer até tal tamanho e por que o mesmo não ocorre com os cabelos?” Roberto Chaves, Recife – PE

“Minha pergunta é: por que o cabelo da cabeça e da barba crescem para sempre,  mas o cabelo de sovaco pêlos nas pernas, as sobrancelhas e deixa de crescer em um determinado período, mas voltam a crescer quando o corte? Como eles sabem?” Vanessa Martins, Belo Horizonte – MG


Ótima dúvida, Roberto e Vanessa! Na verdade, ao contrário do que muitos pensam, os cabelos não crescem para sempre. É comum as pessoas pensarem que os cabelos da cabeça não param de crescer ao contrário dos outros pelos dos corpo. Na verdade eles também param, só que o tempo de crescimento é maior nos cabelos da barba e cabeça.

Cada parte que terá cabelo já vem com a programação dentro do útero, quando sua “fábrica” ainda está sendo formada a partir do epitélio e mesênquima subjacente. Todos os pêlos tem três fases no seu ciclo, já falei sobre isto em outro texto, clique AQUI. Fase do crescimento (anágena), fase catágena (regressão) e  fase de repouso (telógena). A fase de crescimento é auto-explicativa. Regressão ocorre quando um relógio biológico (sinal químico do corpo) de repente diz a células em divisão para encerrar a fabricação daquela fibra capilar. Basicamente, a fabricação é inativada para uso posterior e os cabelos são devagarzinho sendo empurrados para cima. Na fase de repouso é como se o cabelo estivesse meio solto da raiz e eventualmente acaba caindo num processo bem natural e comum. Este processo, faz com que a maioria das pessoas percam 50-150 cabelos  por dia.

Mas enfim, no caso das pernas, braços, axila, virilha, cílios e sobrancelhas o crescimento tem dura de duas semanas a quatro meses e eles nunca ficaraõ muito compridos. Enquanto os pelos da cabeça e barba podem ficar na fase anágena até por 6 anos. Assim, o comprimento do cabelo de uma pessoa é proporcional à duração do ciclo de crescimento. Se o ciclo de crescimento é maior, o cabelo de uma pessoa será mais longo.

1-1

Cabelos das pernas, braços, virilha, axila tem fase de crescimento muito mais curta do que os cabelos da barba e da cabeça!


Comentários

Novidades

Topo