Por que cabelos das pernas não crescem como os da cabeça?

“Quando raspamos nossos pelos, como perna e axilas logo eles crescem ao tamanho de antes e param de crescer. Por que eles crescem só até ter o tamanho de antes? como o corpo sabe que o pelo só deve crescer até tal tamanho e por que o mesmo não ocorre com os cabelos?” Roberto Chaves, Recife – PE

“Minha pergunta é: por que o cabelo da cabeça e da barba crescem para sempre,  mas o cabelo de sovaco pêlos nas pernas, as sobrancelhas e deixa de crescer em um determinado período, mas voltam a crescer quando o corte? Como eles sabem?” Vanessa Martins, Belo Horizonte – MG

Ótima dúvida, Roberto e Vanessa! Na verdade, ao contrário do que muitos pensam, os cabelos não crescem para sempre. É comum as pessoas pensarem que os cabelos da cabeça não param de crescer ao contrário dos outros pelos dos corpo. Na verdade eles também param, só que o tempo de crescimento é maior nos cabelos da barba e cabeça.

Cada parte que terá cabelo já vem com a programação dentro do útero, quando sua “fábrica” ainda está sendo formada a partir do epitélio e mesênquima subjacente. Todos os pêlos tem três fases no seu ciclo, já falei sobre isto em outro texto, clique AQUI. Fase do crescimento (anágena), fase catágena (regressão) e  fase de repouso (telógena). A fase de crescimento é auto-explicativa. Regressão ocorre quando um relógio biológico (sinal químico do corpo) de repente diz a células em divisão para encerrar a fabricação daquela fibra capilar. Basicamente, a fabricação é inativada para uso posterior e os cabelos são devagarzinho sendo empurrados para cima. Na fase de repouso é como se o cabelo estivesse meio solto da raiz e eventualmente acaba caindo num processo bem natural e comum. Este processo, faz com que a maioria das pessoas percam 50-150 cabelos  por dia.

Mas enfim, no caso das pernas, braços, axila, virilha, cílios e sobrancelhas o crescimento tem dura de duas semanas a quatro meses e eles nunca ficaraõ muito compridos. Enquanto os pelos da cabeça e barba podem ficar na fase anágena até por 6 anos. Assim, o comprimento do cabelo de uma pessoa é proporcional à duração do ciclo de crescimento. Se o ciclo de crescimento é maior, o cabelo de uma pessoa será mais longo.

1-1
Cabelos das pernas, braços, virilha, axila tem fase de crescimento muito mais curta do que os cabelos da barba e da cabeça!