Curiosidades

Por que cabelos das pernas não crescem como os da cabeça?

“Quando raspamos nossos pelos, como perna e axilas logo eles crescem ao tamanho de antes e param de crescer. Por que eles crescem só até ter o tamanho de antes? como o corpo sabe que o pelo só deve crescer até tal tamanho e por que o mesmo não ocorre com os cabelos?” Roberto Chaves, Recife – PE

“Minha pergunta é: por que o cabelo da cabeça e da barba crescem para sempre,  mas o cabelo de sovaco pêlos nas pernas, as sobrancelhas e deixa de crescer em um determinado período, mas voltam a crescer quando o corte? Como eles sabem?” Vanessa Martins, Belo Horizonte – MG




Ótima dúvida, Roberto e Vanessa! Na verdade, ao contrário do que muitos pensam, os cabelos não crescem para sempre. É comum as pessoas pensarem que os cabelos da cabeça não param de crescer ao contrário dos outros pelos dos corpo. Na verdade eles também param, só que o tempo de crescimento é maior nos cabelos da barba e cabeça.

Cada parte que terá cabelo já vem com a programação dentro do útero, quando sua “fábrica” ainda está sendo formada a partir do epitélio e mesênquima subjacente. Todos os pêlos tem três fases no seu ciclo, já falei sobre isto em outro texto, clique AQUI. Fase do crescimento (anágena), fase catágena (regressão) e  fase de repouso (telógena). A fase de crescimento é auto-explicativa. Regressão ocorre quando um relógio biológico (sinal químico do corpo) de repente diz a células em divisão para encerrar a fabricação daquela fibra capilar. Basicamente, a fabricação é inativada para uso posterior e os cabelos são devagarzinho sendo empurrados para cima. Na fase de repouso é como se o cabelo estivesse meio solto da raiz e eventualmente acaba caindo num processo bem natural e comum. Este processo, faz com que a maioria das pessoas percam 50-150 cabelos  por dia.

Mas enfim, no caso das pernas, braços, axila, virilha, cílios e sobrancelhas o crescimento tem dura de duas semanas a quatro meses e eles nunca ficaraõ muito compridos. Enquanto os pelos da cabeça e barba podem ficar na fase anágena até por 6 anos. Assim, o comprimento do cabelo de uma pessoa é proporcional à duração do ciclo de crescimento. Se o ciclo de crescimento é maior, o cabelo de uma pessoa será mais longo.



1-1

Cabelos das pernas, braços, virilha, axila tem fase de crescimento muito mais curta do que os cabelos da barba e da cabeça!



14 comentários

14 Comments

  1. Ainda bem né, já penso o cabelo da virilha do tamanho do da cabeça?

  2. Léo

    em

    Só não respondeu a pergunta. Eles possuem fases diferente de crescimento. Ok. Isso acho q percebemos mas pergunta incial é: Porque?

    Evolução? Pêlos da cebça para proteger o cerébro? Frio? Enfim… vou reformular a pergunta do post inicial: Porque ”Cabelos das pernas, braços, virilha, axila tem fase de crescimento muito mais curta do que os cabelos da parba e da cabeça”? Pronto, feito.

    Abraços,
    Léo.

  3. Lucas

    em

    mas minha duvida continua…

    como a “raiz” sabe que o cabelo/pelo foi cortando, se o mesmo eh composto por celulas mortas??

    • Gabe Navarro

      em

      O link para o outro texto citado neste que lemos aqui acho que explica um pouco isso. Também sempre foi minha dúvida principal! Veja o que diz:

      “FASE TELÓGENA: Dura cerca de três meses. O cabelo morto é empurrado por um novo fio anágeno que o substitui.”

      Ou seja, pelo que entendo, a raiz não “sabe” que o pelo foi cortado. O que ocorre é que os pelos sempre crescem, sem parar, depois que acaba um ciclo. Só que quando cortamos todos de uma vez conseguimos ver os fios sendo empurrados pouco a pouco. Quando estão compridos, muito provavelmente eles caem pra dar lugar aos novos fios, mas não percebemos, pois não caem todos de uma vez. Faz sentido, não? Deve ser isso!

      Abraço!

  4. Iran

    em

    otimo post!

    sempre pesava nisso mas nao sabia pke

    me sinto mto melhor agora rsrsrs

  5. Bruno

    em

    Eu vim procurar também essa resposta,
    Ocorre que no meu braço direito eu percebi do nada que tem pelos de mais de 5cm, claro que não todos, são apenas alguns, achei estranho pois nunca tinha pensado nisso, ae resolvi pesquisar porque alguns pelos crescem menos e outros mais e porque os da cabeça são diferentes dos pelos do braço.
    :alien:

  6. Bianca Araujo

    em

    Olá, gostaria de quanto tempo leva para o cabelo crescer? por que temos ponta dupla e o que ajuda no crescimento dos fios?

  7. Alceu alves de Góes

    em

    gostaria de ter pelos nas perna e não tenho. gostaria de saber se é possível conseguir com medicamentos.

  8. Daniel

    em

    Olá Gostei muito do seu site esclarecendo duvidas. queria saber porque os pelos dos meus braços e das pernas sou dourados bem claro quase não da pra ver e meu cabelo e preto bem escuro(mesmo)

  9. Lucy Akane

    em

    Minha mãe me disse uma vez que o cabelo é vivo, que se a gente pegar o fio e olhar pelo microscópio, o fio se mexe, é tipo um bichinho. Isso é verdade?

    PS.: kopaokpasokpsas rindo muito da resposta de gadarf. Imaginando a cena.

  10. Patrícia

    em

    Sempre quis ter cabelo até a cintura, mas ele não cresce mais que o meio das costas. =s

  11. Cybelle Oliveira

    em

    Tb tem a ver com a funcionalidade do pelo: na cabeça, proteção UV; sobrancelhas, suor, não entrar diretamente no olho; cílios dos olhos, filtro; barba e bigode: caractere sexual secundário masculino; genitália: css e proteção… Enfim, com o uso de vestimentas(torno de 10.000 anos atrás) os pelos do corpo em pernas, braços e tronco, acabaram perdendo a função que era de aquecer.

  12. Altino Bentes

    em

    “Sovaco” foi fod@…
    rs

  13. Gabriela Pimpão

    em

    Oi Karlla! Adoro o seu blog! Eu tenho uma pergunta relacionada a esse mesmo assunto: Uma vez me disseram que os pelos e cabelos servem para proteger a pele do sol. Mas então por que temos uma quantidade considerável de pelos nas axilas e na virilha se são áreas em que o sol não bate?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo