Animais

O que você não sabia sobre a “sarna”: um aracnídeo faz túneis e coloca ovos sob na sua pele!

O que você não sabia sobre a “sarna”: um aracnídeo faz túneis e coloca ovos sob na sua pele!
Esse texto foi útil para você?

Meu cachorro tá com sarna. Não sei o que fazer. O que causa sarna? é um fungo? Isso pode pegar na gente? Elis Ângela –  Brasília/ DF




Elis o melhor é levar logo o seu cãozinho ao veterinário.  A sarna – também chamada de escabiose – não é causada por fungos. Na verdade é uma doença parasitária, causada por uma ÁCARO chamado Sarcoptes scabiei. A sarna que atinge o ser humano é diferente da sarna dos cães. No entanto, existe uma variação do ácaro que pode ocorrer nos cães e contaminar pessoas. É melhor prevenir. O ditado popular: “Fulano está arrumando sarna para se coçar. ” não é à toa. O principal sintoma desta doença é a coceira intensa e intolerável que ela causa.

Se você acha que a sarna se associa exclusivamente à falta de higiene, enganou-se. Para se pegar sarna, basta ter contato com uma pessoa com o problema. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto de pessoa para pessoa ou animal. Roupas contaminadas também são transmissoras. O ácaro vive dentro da camada superficial da pele cavando túneis  onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.



scabies-mite

A sarna que atinge o ser humano é diferente da sarna dos cães, mas existe uma variação do ácaro que pode ocorrer nos cães e contaminar pessoas.

Os túneis geralmente não são visíveis pois com o ato de coçar, a escoriação causada na pele esconde estas formações. O que se encontra na maioria dos casos é pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em consequência da coceira. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas. A exposição é mais comum em casas de repouso, asilos de velhos, hospitais e creches. A escabiose também pode ser transmitida no ambiente domiciliar e por contato sexual. Normalmente, para diagnosticar é feita uma raspagem na pele em busca dos ácaros, seus ovos ou fezes.



Screen-shot-2013-04-01-at-11.12

Os túneis geralmente não são visíveis pois com o ato de coçar, a escoriação causada na pele esconde estas formações.

Screen-shot-2013-04-01-at-9.06

A sarna é uma doença parasitária, causada por uma ÁCARO chamado Sarcoptes scabiei.

Screen-shot-2013-04-01-at-11.08

possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas.


7 comentários

7 Comments

  1. thomston

    em

    eita mas esse bixim quase invisivel faz um estrago danado!!!

    • rosana maria moura

      em

      eu fiquei dignada porque eu passei no médico e me falou que eu estava com sarna
      na pele , eu tenho cachorro mas não fica na rua , toma banho todo final de semana
      e fiquei preocupada com isso.

      ass. rosana

  2. JORGE LUIZ

    em

    Bom dia,

    Eu tenho uma cachorrinha que estava com fungo e seus pelos começaram a cair.
    Levei-a no veterinário ele receitou um comprimido para ela tomar e um sabonete para o banho. Assim que os pelos começaram a crescer e ela já estava aparentemente normal eu resolvi colocá-la na cama para dormir comigo e minha esposa, pois chorava muito a noite. Ela é filhote e tem mais ou menos quatro meses. Acontece que de uns dias pra cá quando eu deitava a noite na cama começava a sentir coceira em alguns lugares do rosto. Agora percebi falhas em minha barba. Tem lugares que estão sem pelo.
    Pode ser que eu peguei o fungo de minha cachorra?
    Aguardo contato.
    Sds.

    Jorge Luiz

    • thais

      em

      Jorge, nao sei se isso seria causado por fungos..
      meu cahcorro pegou fungos tambem.
      o veterinario me disse que pode passar pra pessoas, mas os sintomas sao diferentes.. ele me disse que aparecem pequenos pontos, como “espinhas” na pele e que coçam muito!!!! Nao menciounou nada sobre queda de pelo…

  3. nady

    em

    eu peguei um cachorro de rua que aparentemente estava com sarna, peguei ele no colo e no dia seguinte acordei me coçando toda. mas nao tem nada na pele, so cria uma bolinha depois de eu coço! sera que é sarna?

    • Lucas Santos

      em

      Com certeza, você deve lavar bem todas suas roupas/lençóis/toalhas e usar algum produto que resolva. Antes de tudo, vá ao médico.

  4. MICHEL

    em

    TENHO UMA COCEIRA QUE ME FOI DIAGNOSTICADA COMO SARNA ..HA UM BOM TEMPO TINHA ME LIVRADO DELA NÃO SEI SE DEVIDO AOS MEDICAMENTO SPASSADO PELO MEDICO OU O TEMPO MAS TINHA ACABADO..PROBLEMA É QUE VOLTOU..SÃO CAROCINHO NPO MEU CORPO QUE MATAM A RAIZ DO CABELO ..OBS ..NINGUEM EM MINHA CASA PEGOU TAL DOENÇA SENDO QUE DIZEM SER MUITO CONTAGIOSA..A PERGUNTA É SERÁ MESMO ISSO SARNA OU UMA SIMPLES ALERGIA??

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo