O que você não sabia sobre a “sarna”: um aracnídeo faz túneis e coloca ovos sob na sua pele!

Meu cachorro tá com sarna. Não sei o que fazer. O que causa sarna? é um fungo? Isso pode pegar na gente? Elis Ângela –  Brasília/ DF

Elis o melhor é levar logo o seu cãozinho ao veterinário.  A sarna – também chamada de escabiose – não é causada por fungos. Na verdade é uma doença parasitária, causada por uma ÁCARO chamado Sarcoptes scabiei. A sarna que atinge o ser humano é diferente da sarna dos cães. No entanto, existe uma variação do ácaro que pode ocorrer nos cães e contaminar pessoas. É melhor prevenir. O ditado popular: “Fulano está arrumando sarna para se coçar. ” não é à toa. O principal sintoma desta doença é a coceira intensa e intolerável que ela causa.

Se você acha que a sarna se associa exclusivamente à falta de higiene, enganou-se. Para se pegar sarna, basta ter contato com uma pessoa com o problema. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto de pessoa para pessoa ou animal. Roupas contaminadas também são transmissoras. O ácaro vive dentro da camada superficial da pele cavando túneis  onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

scabies-mite
A sarna que atinge o ser humano é diferente da sarna dos cães, mas existe uma variação do ácaro que pode ocorrer nos cães e contaminar pessoas.

Os túneis geralmente não são visíveis pois com o ato de coçar, a escoriação causada na pele esconde estas formações. O que se encontra na maioria dos casos é pequenos pontos escoriados ou recobertos por crostas em consequência da coceira. É possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas. A exposição é mais comum em casas de repouso, asilos de velhos, hospitais e creches. A escabiose também pode ser transmitida no ambiente domiciliar e por contato sexual. Normalmente, para diagnosticar é feita uma raspagem na pele em busca dos ácaros, seus ovos ou fezes.

Screen-shot-2013-04-01-at-11.12
Os túneis geralmente não são visíveis pois com o ato de coçar, a escoriação causada na pele esconde estas formações.
Screen-shot-2013-04-01-at-9.06
A sarna é uma doença parasitária, causada por uma ÁCARO chamado Sarcoptes scabiei.
Screen-shot-2013-04-01-at-11.08
possível a infecção secundária destas lesões com surgimento de pústulas e crostas amareladas.