Curiosidades

O que causa deformação na orelha dos lutadores de Jiu-jitsu?

O que causa deformação na orelha dos lutadores de Jiu-jitsu?
Esse texto foi útil para você?

“A orelha do Victor Belfort é toda cheia de grumos. O pessoal da academia fala que é por causa da luta. É verdade?” (Douglas)




Bom, Douglas, eu não vi a orelha do Belfort, mas sei que os lutadores de Jiu-Jitsu (Judô, boxe, etc…) podem desenvolver uma deformação na orelha externa ( pavilhão auricular) que os médicos chamam de Hematoma Auricular. Popularmente, as pessoas costumam chamar de “orelha de couve-flor” (em inglês “cauliflower ear“).

Para entender melhor, precisamos conhecer a orelha. Nossa orelha é formada por uma lâmina de cartilagem elástica de formato irregular, recoberta por uma fina camada de pele. Entre a pele e a cartilagem existe ainda ou camada de tecido conjuntivo chamada de pericôndrio, que é responsável pela “nutrição” da cartilagem.

Os atritos e esmagamentos constantes sofridos nas orelhas durante treinos e lutas (contra o chão, o braço do adversário, e outros) provocam um hematoma entre a cartilagem e o pericôndrio. É comum a inflamação do naquele espaço em função do trauma. A falta de suprimento sanguíneo pode conduzir a uma necrose que resulta em reação fibrosa severa, ou seja, uma “nova” cartilagem é construída para preencher aquele espaço lesionado. Cada vez que ocorre a inflamação, um pouco de cartilagem se forma. Assim, a orelha de couve-flor torna-se inevitável.



Sem-Título-2

O sangramento interno deixa um espaço que depois é transformado em cartilagem.

Para prevenir esta inflamação, é preciso que o sangue acumulado após a luta seja drenado o quanto antes. Caso contrário só restará a cirurgia plástica e, mesmo assim, é muito difícil conseguir recuperar o formato original. A orelha em couve-flor se tornou marca registrada dos lutadores que entrou na moda, a ponto de alguns praticantes usarem alicates para acelerar o processo de deformação. Tem louco pra tudo!



25365126

Para prevenir esta inflamação, é preciso que o sangue acumulado após a luta seja drenado o quanto antes.

——————————


74 comentários

74 Comments

  1. 😀 D++++++++++++++++++++++ seu blog……..excelente, álém de educativo é divertivo e a forma que vc escreve nos cativa
    .
    .

  2. Nossa isso é bem constrangedor!
    Rs e eu que acho a orelha uma das partes mais bonita do corpo…

    Parabéns pelo blog maravilhoso Karlla!!

    Um bjo! 😀

    • Ligia -> obrigada. Tem meninas que curtem uma orellhinha esmagada. Usam isso como troféu dos namorados, não é? rs… tem gosto pra tudo! Mas eu apoio o trabalho dos lutadores, acho um esporte interessante!

  3. Isso fica muito feio mesmo, já tinha percebido que era por isso, mas não sabia que pode se transformar eum uma bola. Bizarro!

  4. Carlos

    em

    nada… eu pratico 15 anos de jiu-jitsu e minhas orelhas continuam sem nenhuma deformidade. Para ficar assim, tem gente q raspa a orelha com escova de lavar roupa

  5. wallace

    em

    Paty!! EEEE, sou eu wallace seu amigo que vive arrebentado…rsrs…boa matéria..então, eu já drenei a orelha 2 vezes por conta do impacto de socos e atrito com o tatame e olha..bem dói…rsrs..beijossssss.

    • Amigoo – sabe que eu te perguntar outro dia pq vc não tinha a orelha de couve-flor. Então fez drenagem!!! Cê é doido mesmo.

  6. Dorotéia Silva

    em

    Caramba! Como é feio 😮 😮 ;-( ;-( :sick:

  7. Juhh

    em

    Cara…seu blog é mto bom..
    parabéns! 😀

  8. Luto Jiu a uns 3 anos, não tenho orelha estourada e digo mais, tem orelha estourada quem quer e não por apenas treinar e lutar. Eu nem protetor de orelha uso. Geralmente quem quer estourar a orelha, dá um nó na faixa, deixa o nó aberto, coloca a orelha entre o nó e fecha bem rápido o nó, dando aquele estralo na faixa e ajudando a estourar orelha; outros até após o banho raspa a toalha bem forte na orelha para estourar. Enfim, existem vários modos usados para estourar a orelha e não é todos que praticam que tem a orelha estourada, isso é uma opção ;P
    ps: dou muita surra em nego de orelha estourada cheio de marra ;/

    • iury

      em

      ai eu tb luto jiu jitsu e eu acho q oq vc falou da faixa e verdade eu vou tentar isso e depois eu falo so resouveu ou n…

  9. M

    em

    Nossa, essa última foto em… ficou horrível a orelha dele. o.o

  10. 😀 e o estranho é que a Orelha é uma das partes do corpo que não para de crescer…
    imagine quando eles ficarem velhos?!

  11. Batedor

    em

    Deveria ficar o nariz, os olhos e a boca assim também, ficaria um conjunto lindo. :bandit:

  12. murilo

    em

    :alien: dmr, sabia que tinha alguma lesao sofrida pra fikar assim, mas isso ae explicou td!!
    Vlws.. 😀

  13. weslley

    em

    bom eu treino muai thay e ju jitsu brasileiro e minha orelha é normal,mas eu protejo bastante a orelha.

  14. henrique

    em

    bom não são todos os lutadores,o lyoto machida tem uma orelha “deformada”,já o shogun e o anderson silva não tem nada na orelha totalmente normal.
    PS:os 3 são otimos lutadores e otimo site.

  15. gabriel

    em

    😀 eu sou lutador de jiu jitsu minha orelha ñ é tanto assim axo atè legal

  16. slash

    em

    treino jiujitsu 7anos e minha orenha e normal eu acho legal como eu faso pra estoura a orelha ja tentei de tudo socos na orelha joelho cotovelo etc mais nada adiantou continua normal eu garanto todas as tentativas doeram muinto + ja conhece um cara estorou a orelha so trabalhado caregando sacos no ombro + eu ñ recomendo

  17. slash

    em

    nos treinos o pessoao + esperiente colocado cutovelo eo joelho na orelha dos mais cheio de marra metido a faixa preta,ou eses caras foram muinto judiado ou eles mesmo estouraram a orelha

  18. camila

    em

    Olá meu nome é Camila e por incrivel que pareça eu tenho a mania de mecher na orelha neh, tipo uma criança que chupa chupeta. E minha orelha ficou deformada que nem a destes lutadores de boxe e já passei no médico que é de tanto eu ficar esmagando minha orelha que ela ficou assim. E agora só com cirurgia plástica, gostaria que alguém me recomendasse algum médico cirurgião URGENTE !! Mas minha orelha não está horrível q nem a dos lutadores, está bem menor a lesão …

    Me ajudem !! 😮

    • iury

      em

      ai camila
      eu só vou te falar pq eu namoro uma menina chamada camila!
      e n presiza faser sirugia nem uma é so vc perdir para uma pessoa q entende de
      enfermager. a youtub ensina como drena ai vc pede para essa pessoa faser isso
      vc coloca na youtub como drenar orelha e la ensina add no msn iury-file1@hotmail.com eu estou falando isso pq eu sou lutador de jiu jitsu e o meu somlho e lutar na ufc com a orelha de pitt-bull bjsss.

      • Anonimo

        em

        Camila nao vai na desse cara ai nao!
        Quem vai querer drenar a orelha zé ruela? ela quer apenas uma orelha descente.. Vai é estudar e para de falar merda por ai.. (faser, enfermager, preciza, sirugia); essas palavras nao existem..

        – Camila tem 3 opções pra você:
        1º Comece a treinar Jiu-Jitsu e vc num vai precisar drenar a cartilagem da sua orelha.
        2ª Se nao quer treinar, se conforme com a orelha.
        3ª Procure imediatamente um cirurgião do ramo.

        Espero ter ajudado! ^^

  19. Olá galera, sou prof. de Jiu-Jitsu, para quem quer ter a orelha deformada é muito fácil começe a jogar por baixo e resitir a todos triangulos, puxe a cabeça bem forte para tentar sair, deixe todos catagatamis entrarem, quando tomar um arm-lock deixe o rosto no chão e a orelhe bem embaixo da perna do adversário fica zuado rapidinho, mais isso não prova que é um bom lutador e sim um cara que toma sufoco sempre :ninja:

  20. Douglas foi legal brother a matéria um grande abraço!!!!!!!!

  21. Johnata KIMURA

    em

    Faixa Azul, Orelha de cachorro pit bull

  22. Foda ‘-‘
    meu professor falou que a orelha dele é estourada porque quando ele era menino a ele era muito teimoso ai a mãe dele queimou a orelha dele ‘-‘
    ._.

  23. Denison (BadBoy) GB

    em

    Usam escova de lavar roupa ? deixe de mentira seu ótario! só se a pessoa for mais ótaria que você. Pra fazer uma coisa dessa!
    basta a pessoa treinar duro e passar o kimono na orelha, quando chegar em casa.
    com o passar do tempo ela irá incha-la.

  24. Denison (BadBoy) GB

    em

    Mateus ! você tem que idade, meu brother ? pra vim aqui, escrever uma besteira dessa … PQP !

  25. Netto Rezende

    em

    bom, treino jiu-jitsu a 2 anos e minha orelha começou a estourar agora devido a uma ‘surra’ que tomei de um faixa marrom de judô em um campeonato kkkkk até onde eu sei, orelhas moles são mais dificeis de serem estouradas. se eu estiver errado, me desculpem. meu professor de jiu-jitsu por ter a orelha mole, ele mesmo a estourou, mas mesmo assim foi muito pouco.

    • jhonatas

      em

      e isso ai os judokas não tem a orelha estourada e pra vc ver nhé tomou amaço ai do faixa marron de Judô. kkkkk
      por isso treino jiu-jitsu e judô e não preciso estourar as orelhas pois não tomo amaço!

  26. Abraao lima

    em

    orelha estorada pra mim e mito !
    pra mim quem tem orelha estorada e quem leva muito amaço !
    as minhas ainda estao bem . treino a 3 anos , e ja levei muitos orelhas estoradas pro chao ! o que vale a a diciplina , nao a orelha !

  27. Denison (BadBoy) GB

    em

    Vocês tem que parar com essa mania de dizer que a pessoa que tem orelha quebrada pelo JIU JITSU, é por quer toma amasso. Isso é muito relativo! depende muito, é muita pressão nos rolas (treinos ou campeonato) pra orelha. Somente por isso causa a tal deformação! e outra coisa, só para completar o que eu passei aqui antes… Ralar kimono (quimono) na orelha não vai adiantar em nada, vai apenas deixa-la ferida e mais nada. Orelha de REPOLHO só com o tempo e muito treino. Caia pra cima do cara, tome bastante pressão na orelha e um dia, quem sabe, terar uma .

  28. João Pedro Huppes Cavalcante

    em

    e protetor de orelha? tem esse tipo de protetor? e ele é eficaz? porque sinceramente pessoal eu sou fã de jiu jitsu , mas eu ja sou feio com as orelhas normais imagina com as orelhas fudidas. estou pensando em comprar protetores e treinar com eles. alguém tem algum conselho?

  29. Denison (BadBoy) GB

    em

    Porra, João ! é o seguinte velho, o protetor vende na loja da centauro. Você pode encontrar essa loja em shoppings, tá ligado ? na faixa de R$ 104,90 . Dizem que esquenta e tals, nunca usei ! minha mãe tá até querendo que eu compre, tá falando pra porra da minha orelha. Mais sem preoculpação, maioria das vezes demora pra pessoa ter esse tipo de ematoma, os lutadores de MMA tem, pelo motivo de treinarem duro e diariamente, segunda à domingo. Os caras vivem disso! mais quando uma pessoa faz JIU JITSU por fazer, demora muito pra ficar desse jeito. Abraço.

  30. pitbull

    em

    ai negada ,sou roxa de jiu e tenho 10 anos treinando sou atleta de campeonato então treino duro, minhas orelhas são normais orelha quebrada e de quem toma sufoco .se liga

    • jefferson

      em

      Sou marrom mas, mesmo assim minha orelha esta ficando inchada parecendo um balão…
      Não tomo sufoco, mas, treino 8 horas por dia de segunda a sábado, por isso meu treinador disse que é normal ficar assim.
      Participei de competições em MG e na Florida e pode ter certeza que é mais comum do que ver pássaros voando….kkkkkkk

      • Anonimo

        em

        Meu filho, vc treina 8hrs por dia??
        Você trabalha? estuda? ou algo do tipo?
        Sou Faixa Azul, tenho as duas orelhas deformadas, sou guardeiro e tenho orgulho, num é pq sou guardeiro que vou levar sufoco..
        17 Anos, Campeão Mundial categoria Pena, Campeão do JEM’s Categoria Pena 2010/2011/2012, Campeão Norte Nordeste e Campeão Maranhense..
        Jiu-Jitsu nao é Horas treinadas e sim Dedicação e Amor pelo esporte..

    • Toinho

      em

      10 anos de jiu e ainda e roxa, tu e muito e fraco. Tenho 24 anos pratico MMA, jiu jitsu, Capoieira, Muay Thay. Treino dia a apos dia , e inevitavel não ficar com a orelha dessa forma. Por mais que tomamos cuidado não adianta. Tu deve rolar com meninos de 5 anos so pode.

      • Toinho

        em

        Quer moleza vai pro exército..

    • William Meira

      em

      Começou com a roxa já? todo mundo começa, todo mundo toma sufoco, pra falar dessa forma desrespeitosa e arrogante, sei nãohein?

  31. Anônimo

    em

    KKKKKKKKKKKK, veio aqui pra escrever merda ” PitBull ” ?
    quer dizer que os Lutadores de MMA, tomam muito sufoco na hora dos rolas, por isso eles tem as orelhas deformadas ? :S
    Orelha deformada é por causa da pressão na cartilagem, seu idiota !
    Os caras treinam dias, e dias .. Como não deformar ?! (Y)

  32. felipe

    em

    pit bull um belo recalcado….já deve ter tentado de tudo pra quebrar a orelha, mas só quebra orelha quem treina duro. 10 anos de jj e ainda ta de roxa? um belo bundao vc deve ser. frango!

    • iury

      em

      felipe isso n ten naa ver. ate uma criança de 9 anos pode ter a arelha quebrada (orelha d pit bull ) eu sou faixa verde de jiu jitsu e eu tb quero quebrar a mina orlhar o mais rapido posiveu , e eu quero a ajuda de um faixa preta de jiu jitsu para min ajudar. jiu jitsu nova uniã de aracaju-se..

    • carlos castro

      em

      Tenho nove anos de jiu jitsu tambem so faixa roxa orgulho demais da minha faixa tenho mais curriculo do que muitos pretas ai (lero lero),pq sei que tem muitas pessoas que apesar de ser faixa marrom e preta nao cegura a faixa que tem. e a orelha quebrada nao manda em porra nenhuma.Aposto que vc e alguma daquelas pessoas que quebra a orelha so pra aparecer.
      A minha orelha tambem e quebrada e isso nao muda em nada oq eu sei,se vc quer aparecer tatua na testa que vc e lutador!

  33. Bom sou novo nas artes marciais lutei 1 e 5 meses de MMA treinava com os profissionais e tenho apenas 16 anos.Meu professor è passador e tem levimente a orelha estouranda você só sabe que ele luta se tu perguntar, mudei e agora faço só jiu jitsu sou atleta de competição e..Tomar amasso faz parte! Treino DURO luta FACIL não vem com esse papinho de que você não toma amassa.”ESTOU FALANDO ISSO NO GERAL” Entao quer dizer que nenhum faixa preta te passa o CARRO e se tu é tão bom quanto,Prazer Campeonado mundial na california pega um patrocinador e corre pra lá ta perdendo tempo aqui amigão!

  34. henrique

    em

    cada um ai fala uma coisa sobre orelhas quebrada, a verdade é que treinando jiu jitsu, desde do inicio, logicamente que no começo qualquer atleta toma sufoco sim logico, ou alguem ai ja nasceu faixa preta, kkk, e treinando firme certinho, com quem realmente sabe treinar neh, logicamente que vai ter ums rolas, e as orelhas vai sim aos pocos estourando, agora não vem falar que não toma rola pq é mentira quem treina de vdd logico que leva sufoco, toma ums rolas, agora so quem 10 anos de jiu jitsu faixa rocha ainda, ou deve treinar com criança, ou não tem capacidade para trocar de faixa neh osssss

    • Willian

      em

      Esse cara é totalmente analfabeto. Precisa procurar uma escola rapidinho, amigão!

  35. alan

    em

    por quanto tempo eh o normal a orelha ficar doendor

  36. Rafael

    em

    isso vai de pessoa para pessoa..ja vi muito faixa azul com orelha estorada e preta normal, vai da pessoa, (cartilagem mais grossa ou mais fina, orelha mais mole) veja as fotos do Ryan Gracie .. normalzinha.. só cuidar um pouco na hr da luta ..e boa..abraço. oss

    • William Meira

      em

      Na verdade depende do estilo de luta de cada um, se gosta de lutar como guardeiro( por baixo) corre mais risco.

  37. José

    em

    Mas só tem analfabeto que faz comentário? Por favor gente, vamos aprender a escrever direito. Comentários sem pé nem cabeça, se uma lógica, sem vírgulas, sem nenhuma pontuação. Ninguém fez redação na escola? escrever: “presiza, faser, sirurgia” porra, aprendam a escrever!

  38. Ricardo Feher

    em

    Eu defendo a tese do professor de JIU JITSU “Miller P. Almeida” e digo, ele sabe o que fala!… prático esse esporte e creio que, existem casos e casos, alguns atletas deixam que aconteça essa deformidade e outros por que realmente é guardeiro e rala mesmo para definir seus objetivos no tatame e assim, acaba sendo inevitável esse atrito das orelhas, mas uma coisa é certo, não é bacana ocasionar essa deformidade ralando por conta própria, pois isso só mostrará que a pessoa é uma maria vai com às outras, um modista, portanto, a relatividade de gostar ou não gostar, o acontecer por que fez parte do treino e o acontecer por que causou a lesão por que quis… VALEU GALERA!

  39. olha sou azul de jiujitsu treino 5 anos umas da cartilagen ta cheia mais tenh caroço encinha so q ta demorando falam é pela cartilhagem crossa é mas rapido
    ela ta estourando de cima pra baixo

  40. G. Melo

    em

    Depende mt do tipo de sufoco e do tipo de trino que vo6 estão tendo, se vocês estiverem treinando foda mesmo rapidamente ela já vai fik com alguns ematomas, agora se estivem treinando como uma tia Laura, vo6 iram ficar Faixa PRETA apenas com o passar do tmp e jamais terá a orelha de couve flor

  41. G. Melo

    em

    Se vo6 não quiserem fik com a orelha de couve flor é só comprar o protetor de orelha tá aqui o site é uns 90 pila por ai http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428852409-protetor-de-orelha-pretorian-jiujitsusubmission-_JM

    • Gabriel

      em

      sou jiu-jiteiro mais tipo deixa a minha orelha a sim é foda kkkkk toda fudida

  42. Anderson

    em

    Não vejo o por que de estourar a orelha . Orelha estourada pode significar que você é um bom lutador sim , mas também pode significar que você é um fanfa que vive tomando amasso . Jiu-Jitsu não ta na cintura e muito menos nas orelhas , ta na cabeça e no coração .
    Oss :]

  43. artur

    em

    meu irmao, orelha pra estourar é treino isso sim, faço jj tem um ano, sou guardeiro sou branca ainda, meu mestre faixa preta tem as 2 orelhas estouradas, companheiros meus tbm, tem um roxa na academia q e louco pra ter a orelha estourada, e sabe pq nao estoura? pq ele nao ta treinano pesado, e eu treinando de segunda a sabado pesado a minha ja estourou, entao depende de pessoa para pessoa e do treinoo…. treino forte será inevitavel estourar…Osss

    • Paulo

      em

      “Se não se lesionou, não está treinando forte”.
      Estou tentando entender qual é a virtude, mérito ou benefício de praticar um esporte cujo sinal de esforço e dedicação é uma lesão física.

      • Yghor

        em

        So pra constar, Paulo. Isso é na visão dele, não vamos generalizar… Pro esporte em si esse não é um sinal de esforço nos treinos…
        mas como tudo é modinha, dá nisso…

  44. marcelo

    em

    Quanta besteira, tenho 28 anos que treino judô e jiu jitsu e não e pela orelha, faixa ou mesmo o tempo de treino por dia que caracteriza um bom lutado e sim o amor pelo esporte que nos faz diferenciar de outros atletas.

  45. eu sou faixa branca ainda grau 4 quando o treino que chego em casa minhas orelhas vem com pequenos ematomas vermelhos por dentro isso é um sinal que minha orelha vai esourar?

    • Fausto Genaro

      em

      Depende muito, Danilo.
      Eu treino Jiu-Jitsu desde 2000 e todo dia após os treinos minhas orelhas parecem que vão explodir, mas até hoje não “estourou”.

  46. Juju

    em

    OLÁ PESSOAL!

    Fiquei curiosa sobre a deformidade das orelhas dos lutadores de MMA… Então entrei nesse fórum e nunca li tanta bobagem em minha viva, além das incorreções linguísticas.
    É claro que cada um deve valorizar seu próprio esforço… Mas lesionar o próprio corpo, de propósito, só para alcançar um status dentro do esporte? Porque será que o Anderson Silva não tem as orelhas lesionadas? Por acaso ele não é um lutador dedicado?
    Essa competição por faixa, tempo de treino e forma das orelhas é falta de auto-estima. Que tal fazer o melhor possível sem se preocupar com a opinião alheia? E é claro, não trabalhar só o corpo, mas também a cabeça… Pois o português está sofrível por aqui…

    • mannuel

      em

      Orelha estourada eh viagem de faixa branca e azul… querem ter a orelha estourada pra ter status de casca grossa… mas quando estouram a orelha se arrependem por causa da imensa dor que é… nao da pra encostar na orelha direito. e os grandes lutadores de orelha lisa nao tem orelha deformada porque fazem constantes drenagens para diminuir a lesao ou entao usam protetores

  47. Fausto Genaro

    em

    Depende muito do estilo que a pessoa tem dentro da luta.
    No caso do Jiu-Jitsu, se a pessoa é “guardeira”, recebe mais atritos do chão e por consequência do Kimono de quem tem um estilo “passador” (que não esta livre de ter a orelha deformada também).
    A carga de treino também influencia.
    No passado quando fazer Jiu-Jitsu dava status, pessoas raspavam a própria orelha para ficar couve-flor…

  48. Caio

    em

    Nossa a maioria dos comentarios sao idiotas,estão dizendo que “treinar forte é inevitavel a orelha estourar,quem nao tem a orelha estourada é pq treinar pouco”.
    Orelha estourada nao significa nada,treino de segunda a sabado 8 hrs por dia,de sabado treino 4 hrs,treino a 6 anos e minha orelha nunca estourou.
    A maioria das pessoas que tem a orelha estourada,estourou sendo amassado.

    • bruno mendes

      em

      sou bruno tenho 14 anos olha orelha e faixa nao significa nada oque importa e o jiu jitsu

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo