Animais

Sensacionais Louva-a-Deus do gênero Empusa

Sensacionais Louva-a-Deus do gênero Empusa
Esse texto foi informativo para você?

 Os Louva-a-Deus (ordem Mantodea), da família Empusidae e do gênero Empusa são um dos grupos de louva-a-Deus mais estilosos, principalmente a espécie Empusa pennata que pode pode ser facilmente identificada pela grande protuberância cônica e bífida que possui sobre a cabeça. As antenas da fêmea são normais, mas no macho  apresentam-se enormes e em forma de pena, por isso chamam de “pennata”. As fêmeas são maiores, podem chegar a  10 centímetros, enquanto os machos são mais magrinhos e menores.

São bichos comuns de áreas quentes, vivem e se escondem embaixo de capins e folhas secas, para conseguirem disfarçar bem dos predadores e da caça. Como grande  maioria dos Louva-a-Deus, esta espécie também é predadora. eles normalmente esperam imóveis naquela posição como se tivesse “orando”, podem girar a cabeça e  usam a ótima visão para localizar um inseto voador descuidado. São capazes de agarrar um inseto no ar, prendendo com suas pernas anteriores serrilhadas de uma forma  que a pobre presa jamais poderia se livrar. A primeira coisa que fazem ao capturar a presa é devorar logo a cabeça do pobrezinho, isso evita que ele escape, claro!


(empusa_pennata)

Esse sim é um inseto “lindo viver”! Imponente, elegante e tudo mais…

Quando querem descansar ficam na posição de cabeça para baixo. Dizem que durante o acasalamento, ao contrário de outros louva-a-deus, a fêmea não mata o seu parceiro, embora ambos acabem por morrer até ao final do Verão. A fêmea coloca a ooteca (uma espécie de ovo coletivo) presa na haste de alguma planta. Ali dentro  desenvolvem-se pelo menos 30 filhotinhos. Quando nascem, as ninfas possuem 1 milímetro de comprimento e tem um aspecto ainda mais alienígena do que os pais, de  abdômen revirado e foliáceo e as antenas dos machos assemelhando- se aos chifres de um carneiro, justificando o nome de “diabinho”, como são carinhosamente  chamados. Eu acho fofíssimos!

Empusa_pennata_side

As antenas dos machos parecem penas.. Olha só a projeção na cabeça, parece um chifre. Muito, muito lindo!

20102013-IMG_2907-copia

Dizem que durante o acasalamento, ao contrário de outros louva-a-deus, a fêmea não mata o seu parceiro, embora ambos acabem por morrer até ao final do Verão.

—————————————–


Comentários

Novidades

Topo