As conquistas mais difíceis do mundo animal!

Hoje vamos ver algumas espécies de animais  que, assim como os seres humanos,  recorrem também a estratégias complexas para se envolverem com a fêmea e cativá-la. Estas estratégias, são aquilo a que chamamos rituais de acasalamento, em que não são só as características físicas que entram em jogo, mas também verdadeiros “malabarismos” de charme com funções muito específicas de acasalamento, que tendem a ser constantes ao longo do tempo em cada espécie).

Louva-Deus

As fêmeas de LOUVA-DEUS não precisam de presentes para ceder a conquista. No entanto, após a cópula ela EXIGE UM PRESENTE BIZARRO: Com muita fome e necessidade de proteína para o desenvolvimento de seus ovos, as fêmeas não se importam com a viuvez, devoram a cabeça do macho sem dó nem piedade! Os machos literalmente perdem a cabeça após a cópula.

800px-PrayingMantisSexualCannibalismEuropean-37jpg.img_assist_custom-600x400
A fêmea de louva-Deus exige um presente bizarro do macho!
Pássaros do gênero Ambloyornis

Os PÁSSAROS DO GÊNERO AMBLOYORNIS, talvez seja um animais  com o comportamento sedutor MAIS INTERESSANTES que se conhece. Os machos deste gênero (Amblyornis sp.), na época de reprodução  enfeitam seu ninho de amor com ornamentos, como pedaços de carvão, frutos silvestres, flores, sementes e também tampas de latas e fios de tecido. Além disso, o telhado é super elaborado e firme, um luxo! A construção serve exclusivamente como um “motel”, pois os descendentes são chocados em ninhos separados, construídos pelas fêmeas. Romantismo é tudo!

konrad-wothe-brown-gardener-amblyornis-inornatus-male-with-berries-as-a-present-for-the-female
Estes pássaros constroem um “motel”  enfeitado para seduzir a fêmea.
Inseto da ordem Mecoptera

MECOPTERA, são insetos também conhecidos como escorpiões voadores. Em algumas espécies da família Panorpidae, a FÊMEA É SUPER INTERESSEIRA, somente aceita a cópula se o macho trouxer um “presente” ou uma “refeição” nupcial, ele até mesmo utiliza a própria saliva para criar uma “massa deliciosa” que agrada muito as fêmeas. Vamos lá meninos, aprendam com os Panorpídeos, façam um menu especial para conquistar seu grande amor.

P-vulgaris_copula_-_Kollenberg20090525_B90_watw
As fêmeas de algumas espécies de Mecoptera são super interesseiras!
Peixes Beta

OS PEIXES BETA, além de precisar “dançar” incansavelmente, mostrando suas nadadeiras abertas e cortejar a fêmea por todo aquário, O MACHO PRECISA CONSTRUIR UM NINHO feito com minúsculas bolhas de ar revestidas por um muco salivar, que as torna adesivas. Durante este tempo, geralmente, ele não come, fica por conta de construir o melhor ninho possível. Haja, fôlego, para a construção de um bom ninho ele recolhe o ar milhares de vezes na superfície recolher construção do seu ninho de amor. Eta amor difícil!

Betta_splendens_with_bubble_nest
O pobre macho de peixe Beta precisa construir um ninho para os  filhotes antes da cópula.
Pavão

PAVÃO macho cultiva cerca de 200 penas coloridas que podem chegar a 1,5 metro de comprimento e por isso são maiores e mais bonitos que a fêmea, mas isso não importa. O QUE VALE É O ESFORÇO PARA A CONQUISTA. Na época do acasalamento para chamar atenção das fêmeas ele abre as plumas como um grande leque. A fêmea é esperta, ela finge não estar prestando atenção na exuberância das penas e constrói o ninho sem que o macho saiba que foi escolhido. Enquanto isso, ele faz várias tentativas de conquista. É isso aí, meninas, não pode mostrar interesse logo de cara, não!

pavao_azul2
O Pavão cultiva penas coloridas para conquistar as fêmeas!
Homens

 Olha que maravilha: não precisam muitos esforços…  um presentinho  é o bastante. Rsss…

1930142
Cuide do seu amor, não só com presentes, mas com presença e carinho!

———————————————————–