Você já viu barata verde?

“Estava em casa quando achei esse bichinho verde. Eu até pensei que fosse uma espécie de barata verde porque parece bastante. Será que é uma barata mesmo? Você sabe?” Naira

Naira, ela não parece com uma barata. Essa coisa fofa É UMA BARATA! Este é um exemplar da ordem Blattodea, da família Blaberidae. Esta parece ser a  Panchlora nivea que foi descrita a muito tempo por Linnaeus em 1758.

É uma baratinha charmosa de clima preferencialmente tropical ou subtropical. As fêmeas são quase sempre maiores que os machos, elas podem medir até 2,4 cm enquanto os machos medem de 1,2 a 1,5 cm. É uma excelente voadora. Possuem uma coloração verde, com uma linha amarelada correndo pelos lados. Mas as ninfas (as espécies jovens) são na cor marrom ou preta.

Geralmente é uma espécie de jardim e raramente é encontrado dentro de casa e, por causa disso não é considerada uma praga. Os adultos muitas vezes podem ser encontrados em arbustos, árvores e plantas. Os jovens podem ser encontrados sob troncos e outros detritos. São espécies que atraem por luzes brilhantes e é principalmente uma espécie noturna.

Muitas pessoas costumam tratá-la como barata de estimação, devido a sua cor bonita esverdeada e pelo fato de não ser uma espécie que vive em interiores.

panchloranivea1
Este é um exemplar da ordem Blattodea, da família Blaberidae. Esta parece ser a Panchlora nivea que foi descrita a muito tempo por Linnaeus em 1758.
UQF01QY0EQ1K0KWK0KNKHKUKQKV0HKPKIKCKSKDKGKLSEQUK4KZS1QBKAQD0ZKEKPQ10EQV06QHS1QF0VQO0GQ304K
É uma baratinha charmosa de clima preferencialmente tropical ou subtropical. As fêmeas são quase sempre maiores que os machos, elas podem medir até 2,4 cm enquanto os machos medem de 1,2 a 1,5 cm.
CKGKVK8KPKVQB08QA05QC04Q102Q6K5QJ0NQ102QNKRK6KHKPKIKJ0BQAKWQAK7KBK8KRSVQDKWQAK5KTKMKTK4KJ0
É uma excelente voadora. Possuem uma coloração verde, com uma linha amarelada correndo pelos lados. Mas as ninfas (as espécies jovens) são na cor marrom ou preta.