Animais

Você já viu barata verde?

“Estava em casa quando achei esse bichinho verde. Eu até pensei que fosse uma espécie de barata verde porque parece bastante. Será que é uma barata mesmo? Você sabe?” Naira

Naira, ela não parece com uma barata. Essa coisa fofa É UMA BARATA! Este é um exemplar da ordem Blattodea, da família Blaberidae. Esta parece ser a  Panchlora nivea que foi descrita a muito tempo por Linnaeus em 1758.




É uma baratinha charmosa de clima preferencialmente tropical ou subtropical. As fêmeas são quase sempre maiores que os machos, elas podem medir até 2,4 cm enquanto os machos medem de 1,2 a 1,5 cm. É uma excelente voadora. Possuem uma coloração verde, com uma linha amarelada correndo pelos lados. Mas as ninfas (as espécies jovens) são na cor marrom ou preta.

Geralmente é uma espécie de jardim e raramente é encontrado dentro de casa e, por causa disso não é considerada uma praga. Os adultos muitas vezes podem ser encontrados em arbustos, árvores e plantas. Os jovens podem ser encontrados sob troncos e outros detritos. São espécies que atraem por luzes brilhantes e é principalmente uma espécie noturna.

Muitas pessoas costumam tratá-la como barata de estimação, devido a sua cor bonita esverdeada e pelo fato de não ser uma espécie que vive em interiores.



panchloranivea1

Este é um exemplar da ordem Blattodea, da família Blaberidae. Esta parece ser a Panchlora nivea que foi descrita a muito tempo por Linnaeus em 1758.



UQF01QY0EQ1K0KWK0KNKHKUKQKV0HKPKIKCKSKDKGKLSEQUK4KZS1QBKAQD0ZKEKPQ10EQV06QHS1QF0VQO0GQ304K

É uma baratinha charmosa de clima preferencialmente tropical ou subtropical. As fêmeas são quase sempre maiores que os machos, elas podem medir até 2,4 cm enquanto os machos medem de 1,2 a 1,5 cm.

CKGKVK8KPKVQB08QA05QC04Q102Q6K5QJ0NQ102QNKRK6KHKPKIKJ0BQAKWQAK7KBK8KRSVQDKWQAK5KTKMKTK4KJ0

É uma excelente voadora. Possuem uma coloração verde, com uma linha amarelada correndo pelos lados. Mas as ninfas (as espécies jovens) são na cor marrom ou preta.

15 comentários

15 Comments

  1. Loi

    em

    Legal. Parabéns pelo Blog. Sempre com novidades. E o que é incrível, vc tem resposta pra TUDO!!!!!! Bj

  2. Gabriel

    em

    😀 Amo muito seu site a melhor bióloga que eu conheço, esse post ficou muito legal. :woot:
    Amo lagartas faça um post só de lagartas. :p

  3. Bacana o blog.
    Agora eu me pergunto,já que as baratas precisam existir porque todas elas não se parecem com esta ai?

  4. Tere

    em

    Ui!! E barata PRECISA existir? ;-(

  5. Gabriel

    em

    Me surgiu uma dúvida , qual a importancia da barata na natureza ?

  6. glauber

    em

    e ela até que tem um design bem legal,futurista talvez.

  7. AmagusDaemonis

    em

    importância?
    Comer dejetos, simples assim.
    *
    sempre aparecem essas aí aqui em casa. São lindas, de fato. Parecem mais limpas que as outras, marrons e feias.

  8. Olá, gostaria de saber se saberia dizer o nome de um bichinho verde pequeno, de asas transparentes, parece uma libelula, só que pequena, ele eh bem fininho e as asas são bem delicadas. Tenho a foto dele guardada comigo, posso ateh te enviar se quiser por e-mail. Aguardo contato pelo mail do meu blog, o Metamorfose Ambulante:
    http://yvannasaraiva.blogspot.com

    Desde jah agradecendo,

    Yv.

  9. ANDRÉA kAROLINNE

    em

    e uma barata branca, o que é?

  10. Gabriel

    em

    KK, ja eh quase 00:00 e eu to no PC. De repente ela aparece bem do meu lado DENTRO DE CASA. matei a coitadinha e dps achei esse topico.

  11. Lolla

    em

    Eu encontrei ela dentro de casa, E vi que se parecia com uma barata, Pesquisei, E fui direto ao Diário de Biologia. Coloquei ela no meu Jardim. *-*

  12. Loïc

    em

    Ah, acabei de matar uma. Verde ou madura, na minha casa, infelizmente elas não ficam…

  13. MichaelDash

    em

    essa baratatinha verde já apareceu algumas vezes aki em casa, ficava voando pra lá pra cá e quando não parava na tv para em min……. ><

  14. Priscila

    em

    “Baratinha charmosa” foi ótimo!
    Mas não tem jeito. Não importa a cor, eu simplesmente não “me dou” com baratas.

  15. Encontrei uma dessas em casa e a coloquei em um vidrinho para pesquisar sobre ela, nesse meio tempo ela deu à luz a 80 baratinhas…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo