Animais

Por que maioria dos gatos odeia água?

“Estou adorando o Diário de Biologia. Como bióloga em formação aqui do Amazonas acho muito interessante os assuntos. Tenho uma curiosidade sobre uns bichinhos fofos: os Gatos!! Por que eles não gostam de água?” Charlene Gemaque – Amazonas




Olá Charlene. Bem, esta aversão a água pode ser culpa da evolução dos felinos. Por muitas vezes vemos vídeos e fotos na internet de gatinhos passando por situações de horror numa tentativa do dono molha-lo. Mas, é preciso saber que este medo é uma herança milenar da linhagem genética dos gatos domésticos na qual foi certamente herdada dos seus antepassados.

Os gatos domésticos fofinhos que conhecemos hoje provavelmente são descendentes de uma espécie de gatos selvagens que vivem numa região desértica ao leste do Mediterrâneo. É uma região seca, com pouca água disponível e por isso não só os gatos, mas os animais e plantas da região são adaptados para viverem com muito pouco deste recurso.

Há muito tempo (cerca de 10 mil anos), quando a agricultura e estoque de grãos iniciaram-se, os ratos começaram a frequentar os armazéns atraindo aqueles gatos selvagens de clima seco da região. A presença dos gatos acabou agradando as pessoas e então veio sua domesticação. Neste processo, a facilidade de conseguir alimento, o cuidado humano entre outras coisas, fizeram com que os gatos selvagens perdessem algumas características e mantivessem outras, o que deu origem ao gato doméstico que conhecemos. Eles deixaram de ser ariscos e violentos, no entanto mantiveram outros traços como a adaptação para caçar presas em terra e nas árvores, mas não na água. Essa característica foi herdada pelo gato doméstico, pois ele já  nasce com pouca afinidade a água.

Mesmo conhecendo a origem desse hábito dos gatos, os especialistas não sabem ao certo o que está por trás dele. Por isso, não se tem certeza de que essa aversão é, por exemplo, por medo de se afogar, sentir frio ou simplesmente exalar mau cheiro o que facilita a localização de um possível predador. Na verdade, se um gatinho desde pequeno for acostumado ao banho, é possível que o ato seja apreciado e pode até mesmo causar prazer ao bichano. A evolução nunca pára e é bem possível que depois de alguns milhares de anos, os gatos domésticos percam de vez a aversão pela água. Enquanto isso, eles podem se limpar muito bem com os caprichosos banhos de língua.



17

Os gatos domésticos herdaram dos seus antepassados a pouca afinidade com a água!

17-(1)

De tanto “medo”, os gatos criam asas!



20090605-351-onca_maior

A “fuga do banho” não é uma regra entre os felinos. Há casos como o da onça pintada, que nada muito bem e faz isso frequentemente para caçar animais aquáticos!

—————————————

21 comentários

21 Comments

  1. Tulio Tumpkins do Prado

    em

    “Há” muito tempo “atrás”, ohmygosh, I’ve seen this movie…

  2. TULIO -> Juro, to quase te contratando como revisor do meu livro. beijos, obrigada de novo!

  3. É verdade, as minhas “meninas” adoram tomar tomar aquele babnho de lingua 🙂

    Muito legal o seu post e o blog, o post está em destaque na home do Best Blogs Brasil
    Confira:
    http://bestblogsbrasil.com.br
    Você também pode enviar novos links para que eles fiquem em destaque no nosso site.
    Até Mais!
    Alex

  4. jhonny russel

    em

    Li o post pra minha filha ( cinco anos e gosta de bichos)

    ela gostou, parabens pelo blog

  5. bob

    em

    Legal o post! Quanto à onça e aos outros animais do gênero ‘Pantera’, estes são excelentes nadadores. Houve relatos de tigres nadando até 5Km.

  6. Carol Liôa

    em

    adorei! vou postar em meu blog http://meubixano.blogspot.com/!!! muito bom! bjs

  7. Jonatas Silveira Baldo

    em

    Eu não acredito nessa história de que gatos tem medo de água. Na minha opinião, eles não gostam do banho por causa do desconforto térmico. Tive vários gatos durante minha vida, e todos eles, muitos dos quais peguei para criar já adultos, só rejeitavam o banho se eu usasse água fria. Com água morna, eles ficam quietos, relaxados e não tentam fugir quando eu saio de perto para pegar uma toalha ou sabonete.

  8. rafaela

    em

    eu acho que gatos nao tem maedo so acho que eles ficam com frio por isso eles fogem! :angel:

  9. Petrick

    em

    eles gostam de banho o meu gosta pelo menos, primeiro não de banho com agua gelada, como o amigo cito acima, e não fique apertando agarrando o gato para colocar na bacia ou aonde ele for tomar banho, e va de vagar ele odeio ser esfregado va com calma que da tudo certo 🙂

  10. julianna

    em

    HAA eu acredito nessas coissas porque minha vo tem 7 gatos e eles todo tem medo de agua :angel:

  11. Jacqueline

    em

    Estou lendo pela primeira vez e achei muito interessante e fiquei fâ dste blog. Parabens! Eu gostaria de saber por que as pessoas dizem que os gatos não gostam de seus donas, apenas da cana e da vida manda?

  12. Gabriel Lucas Moura

    em

    Os gatos têm medo também porque seu pelo tem uma densidade diferente, quando eles se molha a sua temperatura corporal cai drasticamente, eles ficam com MUITO frio quando isso acontece, esse é o principal motivo. Imaginem quando vocês ficam doente e têm uma crise de febre! e sente um Frio horrível, que nenhuma coberta soluciona? Então, é a mesma coisa. Pensem bem antes de fazer essa ´´Brincadeira´´ com o Bichano…

  13. Thales Azevedo

    em

    Engraçado! Minha gata ama brincar com água! Ela não se importa de molhar, só implica na hora do banho mensal(para tirar pulgas e sujeira).

  14. Gabriela Galvão

    em

    E é verdade qe das cmidas preferidas deles é peixe? E como qe pode isso, se ñ gostam de água?

    Brigada e beijos e sucesso!

    • paula

      em

      Meu gato odeia peixe e frango só quer comer ração.

  15. anne caroline

    em

    eu ate entendo tudo isso ai.so que uma pergunta que nao quer calar.pq a minha gatinha fica quetinha quando esta a tomar banho?

  16. Gabriel zuqui

    em

    Meu gato fica tremendo depois do banho

  17. Gabriel zuqui

    em

    meu gato entra em casa quando quer

  18. Manu

    em

    Que interessante! Adoro o ‘Diário de Biologia’, sempre venho aqui, as matérias são muito informativas, sempre consigo entender, e tirar minhas dúvidas, de uma forma simples e divertida. Muito obrigada!

  19. César de Paula

    em

    Goste de água ou ñ . O fato é que os gatos São animais extremamente independentes . E não “gostam” de serem obrigados a nada inclusive ao banho .

  20. Muito interessante! Vou dar mais banhos nos meus gatinhos agora. Assim eles se acostumam ^^

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo