Curiosidades

Por que as plantas de clima frio perdem as folhas no inverno?

Por que as plantas de clima frio perdem as folhas no inverno?
2 (40%) 1 vote

“Eu tenho uma dúvida… atualmente moro na cidade de Viborg – Dinamarca e aqui nós vemos e sentimos cada estação ilustrada principalmente nas praças da cidade. É lindo!! Como aqui estamos no inverno gostaria de entender o porque das árvores perderem as folhas no outono e não morrerem no inverno…” Érika Maia – Viborg/Dinamarca




Querida Érika, obrigada pelo email incentivador… Bom, as árvores que perdem as folhas no inverno, são chamadas decíduas ou caducas. Este nome é, principalmente, devido ao fato delas perderem as folhas sazonalmente. Nas plantas é o resultado de processos naturais e não significa doença e tão pouco sofrimento. A perda das folhas é totalmente programada pela árvore.

Geralmente, as plantas caducas vivem em locais frios. O motivo desta perda de folhas é uma estratégia de sobrevivência nos invernos rigorosos destas regiões. O objetivo desta perda não é a conservação de calor, mas de umidade. As folhas, principalmente as maiores, apresentam uma grande superfície, perdem grande quantidade de água através da evaporação. Nos invernos rigorosos, devido ao congelamento do solo, as raízes perdem o seu abastecimento de água. Então, é importante que a planta esteja hidratada ao máximo. Se mantivessem suas folhas, poderiam ficar fatalmente secas.

No outono, quando o clima começa a esfriar, a produção de clorofila pára e isto torna visíveis outros pigmentos. À medida que a clorofila vai se esgotando, os pigmentos amarelos e laranja, sempre presentes, mas escondidos pela clorofila, tornam-se visíveis e dominantes. è por isso que nesta estação a natureza nos dá aquele show de cores, muito bem representadas nas figuras. Ainda no outono, após a perda total de clorofila, a planta sofre ação de um hormônio vegetal, o ácido abcísico, que age na base do pecíolo de cada folha e impede a passagem de água para as folhas; elas então secam e caem.



Arvore-1-Final-de-Verao-15-de-set

Final de verão – Viborg/Dinamarca

Arvore-2-Inicio-de-Outono-26-de-set

Início de Outono – Viborg/Dinamarca



Arvore-3-Outono-11-de-out

Durante o Outono – Viborg/Dinamarca

Arvorre-4-Outono-out

Durante o Outono com chuva- Viborg/Dinamarca

Arvore-5-Inverno-23-de-dez

Durante o Inverno – Viborg/Dinamarca

Todas as imagens publicadas neste post foram enviadas pela Érika.


5 comentários

5 Comments

  1. Maria Angélica

    em

    A Natureza é sábia !

  2. Gracy Kelly

    em

    Mas se planta perde todas as suas folhas no inverno, como realiza a fotossíntese?

  3. Elizabeth Kalks

    em

    Parabéns pelo site….acabei de encontrar uma resposta para o exercício de meu filho, que está no ensino fundamental aqui…acabei curtindo para tê-los no facebook.

  4. Diana Jones

    em

    Porque a clorofila que tem em suas folhas necessitam de sol,no outono com a mudança de temperatura elas param de produzir clorofila,e começam a produzir o ácido abscísico que se acumula nas folhas fazendo com que ela se rompa e caia.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo