É verdade que os gatos de três cores só podem ser fêmeas?

Meu professor de genética colocou na prova um probleminha que falava que todos os gatos de três cores são fêmeas. Ele inventou isso? Que história é essa? Nichollas Sayão – Duque de Caxias/RJ

Nichollas, seu professor está CERTÍSSIMO.  Ele jamais “inventaria” uma coisa dessas! Os gatos de três cores que vimos por aí, são fêmeas SIM. Eu não diria que todos os gatos de três cores são fêmeas porque menos que 1% dos gatos machos podem apresentar essa pelagem, o que além de ser muitíssimo raro, ainda é resultado de uma anomalia genética.

Bem, para entender é preciso saber que a cor da pelagem é uma caracterítica herdada dos pais (gatos) do animal e os genes das cores que existem nos gatos (amarelo, preto e branco) estão presentes no cromossomo X. Quando ocorre a fecundação o material genético do pai e da mãe se une para formar o filhote, a mãe passa o cromossomo do tipo X (ela tem XX) e do pai (ele é XY), um cromossomo X, que vai originar uma fêmea (XX) ou Y, que vai formar um macho (XY).

A cor da pelagem está ligada ao cromossomo X e cada gato possui um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Assim, para que a fêmea tenha três cores ela precisa ter um cromossomo X da cor branca e outro X da cor amarela. Os gatos machos não possuem dois cormossomos X, eles possuem em mais que 99% dos casos cromossomos XY.

uma-curiosidade-sobre-gatos-de-tres-cores-
A cor da pelagem está ligada ao cromossomo X e cada gato possui um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Foto: Reprodução/tocadacotia

Então, somente fêmeas podem ser tricolores pois podem carregar dois genes de cor diferente em cada cromossomo X. Essa combinação resulta em gatos brancos com manchas pretas e amarelas, ou vice-versa! Mas atenção! Como resultado de uma anomalia, um gato macho pode apresentar dois cromossomos X (o com o gene amarelo e o com o branco) e um Y (XXY). Isto pode gerar um gato macho com três cores, porém, isto é considerado uma aberração cromossômica muito rara que resulta em um gato macho tricolor estéril.

gata
Se você ver um gato com três cores por aí, pode apostar que é uma fêmea, com mais de 99% de chances de acertar!