Animais

É verdade que os gatos de três cores só podem ser fêmeas?

É verdade que os gatos de três cores só podem ser fêmeas?
3.5 (70%) 2 votes

Meu professor de genética colocou na prova um probleminha que falava que todos os gatos de três cores são fêmeas. Ele inventou isso? Que história é essa? Nichollas Sayão – Duque de Caxias/RJ




Nichollas, seu professor está CERTÍSSIMO.  Ele jamais “inventaria” uma coisa dessas! Os gatos de três cores que vimos por aí, são fêmeas SIM. Eu não diria que todos os gatos de três cores são fêmeas porque menos que 1% dos gatos machos podem apresentar essa pelagem, o que além de ser muitíssimo raro, ainda é resultado de uma anomalia genética.

Bem, para entender é preciso saber que a cor da pelagem é uma caracterítica herdada dos pais (gatos) do animal e os genes das cores que existem nos gatos (amarelo, preto e branco) estão presentes no cromossomo X. Quando ocorre a fecundação o material genético do pai e da mãe se une para formar o filhote, a mãe passa o cromossomo do tipo X (ela tem XX) e do pai (ele é XY), um cromossomo X, que vai originar uma fêmea (XX) ou Y, que vai formar um macho (XY).

A cor da pelagem está ligada ao cromossomo X e cada gato possui um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Assim, para que a fêmea tenha três cores ela precisa ter um cromossomo X da cor branca e outro X da cor amarela. Os gatos machos não possuem dois cormossomos X, eles possuem em mais que 99% dos casos cromossomos XY.



uma-curiosidade-sobre-gatos-de-tres-cores-

A cor da pelagem está ligada ao cromossomo X e cada gato possui um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. Foto: Reprodução/tocadacotia

Então, somente fêmeas podem ser tricolores pois podem carregar dois genes de cor diferente em cada cromossomo X. Essa combinação resulta em gatos brancos com manchas pretas e amarelas, ou vice-versa! Mas atenção! Como resultado de uma anomalia, um gato macho pode apresentar dois cromossomos X (o com o gene amarelo e o com o branco) e um Y (XXY). Isto pode gerar um gato macho com três cores, porém, isto é considerado uma aberração cromossômica muito rara que resulta em um gato macho tricolor estéril.



gata

Se você ver um gato com três cores por aí, pode apostar que é uma fêmea, com mais de 99% de chances de acertar!


46 comentários

46 Comments

  1. Eu já sabia dessa mas é bom ter a confirmação.Os gatos me atraem e já pensei uma vez até em fazer veterinária só para entendê-los e cuidar deles;infelizmente estou tão envolvida com os humanos que não deu.

  2. Liny

    em

    Nossa, que interessante isso 😮
    Adorei a matéria!!!

    Como sempre, teu blog trazendo a informação de uma forma clara e objetiva!
    Já sou viciada aqui. 😆

    bjinhus

  3. hiqx

    em

    Pelo que eu entendi, o cromossomo X contem uma cor, dois cromossomos X tem duas cores… No final o gato tem 3 cor, a terceira cor, é a cor natural, branca?

    Se cada cromossomo X tivesse 2 cores, uma gata teria 4 cores, e não 3…

  4. Diego

    em

    Esses gatos de 3 cores “machos” devem ser homosexuais! kkkkkkkkk

  5. Eloi

    em

    O que é, o que é:

    Que a gata tem e o gato não tem?

    resposta: 3 cores (óbvio!)

  6. BRUNO VIEIRA

    em

    ESTOU COM A MESMA DUVIDA DO HIQX!
    “Pelo que eu entendi, o cromossomo X contem uma cor, dois cromossomos X tem duas cores… No final o gato tem 3 cor, a terceira cor, é a cor natural, branca?

    Se cada cromossomo X tivesse 2 cores, uma gata teria 4 cores, e não 3…”

  7. Jack

    em

    Todo tricolor ou é fêmea ou é gay…
    coitados dos são paulinos, não dão folga pra eles.

  8. Denise

    em

    hehehe… pior que são gays mesmo, eu tenho um gato assim, vivem confundindo ele com gata, pior que bicho é bem estranho, só quer saber dos gatos machos, de fêmea ele passa longe

  9. ens

    em

    eu estudei isso esses dias.. sobre a segunda lei de mendel.
    na questão do gato onde tem um cromossomo responsavel pela cor marrom e outro amarelo. onde um atua, o outro não. por isso uma parte amarela e outra marrom! :}

  10. Bruno

    em

    Todo gato tricolor é bixa então????
    Huummm Ja desconfiava

  11. Ana P.

    em

    Meu gato tinha três cores :O, )’:

  12. kedj

    em

    Como está escrito no Post, um macho de três cores é muitíssimo raro. Portanto, posso me considerar sortudo, pois já tive um gato macho de três cores. Acredito que sou uma das poucas pessoas a ter visto (como é dito no texto) essa anomalia genética. Entretanto, fiquei sabendo disso apenas depois que ele morreu… Se soubesse antes teria leiloado ele ou vendido para um laboratório XD

  13. adolfo

    em

    rapaiz ja tive 2 gatos de 3 cores, mas não com essas cores do da foto era preto, branco e sinza, e eles eram muito machossssssssssss hehe

  14. Samanta

    em

    Muito legal! Se outra pessoa me contasse, eu diria que era mentira.

  15. Angela

    em

    Olá Karllinha!!! :love: Parabéns pelo blog(não posso deixar motivá-la rsrsrsrs)Sobre esse último comentário do Adolfo…isso é possível????Por serem cores diferentes???Bjinhos Fike com Deus!!!!

  16. Angela

    em

    Ah …sou de novo…..eu sou madrinha de uma gato q tem a pelagem misturada……BRANCO ,MARROM E UMAS POUCAS MANCHAS PRETAS PERTO DO ROSTO!!!Ele é uma anomalia?????Ai ele é lindooooooo…….o nome dele é SILVESTER…..e ele vive brigando com a (OLINDA)irmã do coração.Eu sempre achei q esas brigas fossem por ciume pq ela é mais velha….será q eu estava errada???Me responde essa por favor!!!!Bjss

  17. Roselaine

    em

    :p mto legal isso das gatas terem 3 cores e os machso não…mas eu vi q os machos q tem 3 cores nascem mortos ou podem morrer depois de nascer…é verdade? 🙁
    bjus!!!obrigado pela ajuda valeu 😆 :kiss:

  18. Lorenzo

    em

    gatos podem ter 4 cores??? :sick:

  19. morgana

    em

    Eu tenho um gatO de 3 cores.Ele é muito carinhoso e lindo,se alguem se interessar entra no site http://www.folhavitoria.com.br no Blog “pet blog” ou contato pelo e-mail ….o nome dele eh MUMM-RA.
    Legal saber q meu gato é muitissimo raro.

  20. lorrainy silva

    em

    odorei a materia,muito bem explicada
    parabéns!!!

  21. Luzia Manzan

    em

    Eu sempre me ‘localizo’ aqui, na verdade eu nao entendo nadica de nadaa de biologiaaaaa !!

  22. andrei

    em

    É tão raro que só hoje , com 17 anos de profissão e de clínica vi o primeiro gato macho tricolor.

  23. juanwolf

    em

    rarissimo nada na zoonose tem muitos gatos de 3 correr não acredito nessa não eu só já vi uns 20 gatos de 3 cores se fosse 1% só eu não tinha visto tantos assim…

    • Natália Franco

      em

      20 gatos seriam menos de 1% comparado aos milhões de gatos existentes em todo o mundo. Portanto se fosse 1% seriam mais ou menos 500.000 gatos.

  24. Roseli

    em

    meu irmão tem um gato macho de 3 cores.
    quando meu irmão ganhou ele, pensou que fosse femea e deu o nome de shaquira!!!
    so depois de alguns meses é que ele descobriu que era macho, foi uma decepção pra ele, pois ele ae dormia com a gatinha!! kkkkkkkkkk

  25. Tiago Freitas

    em

    Isso é verdade. Nós (minha família) criamos gatos há vários anos. E somente as fêmeas possuem mais de duas cores. ^_^

  26. Carol

    em

    É verdade, eu já tinha ouvido isso uma vez da minha vó, e dava até para acreditar porque aqui perto de casa é cheio de gatos tres cores e todos são femeas, mas eu sempre ficava com um pulga atras da orelha porque nem tudo que os antigos dizem é verídico né. Agora sei que é verdade mesmo.

    Abraços.

  27. simoni

    em

    meu cunhado tem um gato macho de tres cores e eu garanto q ele nao é esteril pos foi pai há alguns meses ele tem u saco escrotal enorme então ele eh macho mas tem um comportamento estranho a mae dos gatinhos abandonou eles então agora eles ficam ”mamando no gato macho e ele nao se incomoda nem um pouco :O tenso!!!

  28. O gato la de tem 3 cores , ele e muito estranho ,tem um comportametoesquisito.

  29. edgard

    em

    XX = cromossomo da fêmea
    XY = cromossomo do macho
    ————————————————————————-
    cromossomo da fêmea

    X = contém informações de uma cor (digamos preto)
    X = contém informações de uma cor (digamos branco)
    ————————————————————————-
    cromossomo do macho

    X = contém informações de uma cor (digamos marrom)
    Y = não contém informações de cor

    ————————————————————————-
    cruzamento entre macho e fêmea com filhote fêmea

    XY + XX = XX ( sendo 1 X com características de ambas as cores X do macho + X da fêmea X marrom + X preto ) dando ao filhote fêmea informações de três e não apenas de duas cores.

    Vejamos se entendi, seria isso ?

    • Bruna de Carvalho

      em

      Olá Edgard… Pelo que eu entendi o filhote recebe um cromossomo de cada (um do pai e outro da mãe)… No cromossomo X, pode haver 2 genes ou seja, duas cores diferentes, sendo que no Y isso não é possivel. Por isso as femeas (XX) podem ter mais de uma cor, pois em um dos cromossomos X pode ter essas duas cores e outro uma… No caso dos macho XY, ele pode ter as duas cores no X, já que somente os X correspondem as cores e o Y ao sexo (macho)… Beijos!!! Bruna…

    • tadeu jordao

      em

      mais ou menos isso, o branco é autossômico, estara sempre presente, a diferença do macho para a femea a seguinte, a cor esta ligada ao cromossomo x, sendo que o macho so possui 1 x, vamos ao cruzamento:

      X = LARANJA
      Xº = PRETO
      AUTOSSOMICO = BRANCO

      SENDO ASSIM A FEMEA PODE SER: XºX = PRETA, LARANJA E BRANCO
      O MACHO POR SO POSSUIR 1 X TERA Q SER: XºY = PRETO E BRANCO OU XY = LARANJA E BRANCO

      QUANDO ACONTECE DE TER UM GATO TRICOLOR PODE TER CERTEZA QUE ELE E SOFREU UMA MUTAÇÃO CHAMADA TRISSOMIA OU SEJA POSSUI 3 CROMOSSOMOS: XºXY

      ESPERO QUE ENTENDA CASO NÃO TIVER ENTENDIDO AINDA, SE JA TIVER ENTENDIDO FOI MAL RS

  30. val

    em

    O que eu preciso saber é pq apareceu manchas amarelo escuro no pelo dos meus 3 gatinhos de um ano e meioe na mha cadelinha de 12 anos,pois até então sempre foram todo pretinhos.obrigada se puderem me esclarecer pq perguntei pra veterinária e ela disse que nunca viu isso…

  31. Bruna de Carvalho

    em

    Nossa… Que bacana Karlla… Muito interessante, não sabia… Então quer dizer que existem ”Super-Gatos” também?? Já que existem os Super machos… Interessantíssimo…

  32. Lailson

    em

    tem uma Musica de Tião carreiro que diz assim: “Diga pro campeão, quem falou foi eu, gato de três cor ‘inda não nasceu ai…
    que dirá campeão para quebrar eu…
    e eu nunca vi um gato macho de 3 cores só fêmeas.

  33. breno

    em

    isso eu nunca sabia

  34. Sandra

    em

    parabens pelo site educativo!

  35. Rocco

    em

    Mas tem gato que é tricolor e é macho. Tipo preto, cinza e branco. Acho que o padrão deve ser com amarelo, porque já vi vários gatos com mais de 2 cores sendo machos.

    • sananda

      em

      Cinza é mistura de preto e branco, tricolores são amarelos, preto e branco…

  36. Guilherme

    em

    Olá, eu tenho um gato macho de três cores, ele tem dois meses,,,Sua barriga, uma bocheca e suas patas são brancas, sua cauda, as orelhas e a outra bochecha são cinzas(em algumas partes bem escuro quase preto) e sua pelagem de cima(costas, cabeça) é um tom marrom bem leve,,,Ele tinha olhos azuis e agora estão verdes,,,Por ele ser infértil ele também vai sair para “caçar gatinhas” ou vai ficar sossegado no canto?
    Fiquem com DEUS!!! (=

    • Henrique

      em

      Incrível 😀 o seu gato é um caso raríssimo!

  37. Lidiana :)

    em

    Meu gatinho tem a mesma pelagem desse da foto e ele é macho ://

  38. Rafael Cruz

    em

    Só lembrando que isso vale para essas três cores (preto, amarelo e branco). Outros padrões de pelagem tricolores são possíveis em gatos machos normais (marrom, preto e branco, por exemplo).

  39. dalila

    em

    eu tenho um gato de três cores, e é macho.è como ganhar na loteria

  40. Francine Busch

    em

    Tem muita gente fazendo confusão! Essa “lei genética” vale somente para a pelagem de fundo branco, com manchas amarelas e pretas!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo