Curiosidades

Por que temos tantas dobras nas orelhas?

“Primeiramente quero te parabenizar pelo Blog, está ótimo! A minha dúvida é a seguinte: Por que temos dobras nas orelhas, se são os tímpanos que nos fazem ouvir?” Ana Flávia Bertachini/ Clementina- São Paulo.




Ótima pergunta Ana, na verdade nosso corpo possui tantos pequenos detalhes, que muitas vezes os achamos meio “dispensáveis”… Nossa orelha – também chamada de pavilhão auricular –  é formada por uma lâmina de cartilagem elástica com formas irregulares, recoberta por uma fina camada de pele. Obviamente já sabemos que este padrão de dobras acontece em todas as orelhas, e por isso as depressões e elevações foram nomeadas para facilitar o entendimento da anatomia da orelha. Veja na primeira figura.

Mas enfim, todo aparato para ouvir está alojado dentro do nosso ouvido, não é? Assim, se cortarmos as orelhas não haverá nenhum problema na percepção dos sons, não é? ERRADO! Esta parte externa do ouvido (a orelha) serve para “captar” as ondas sonoras e aquelas dobras ajudam a determinar a direção do som. Um som que vem de cima ou de trás de você ser direcionado pelas dobras de uma maneira diferente que um som vindo de baixo ou de frente. Essa reflexão do som altera o padrão da onda sonora. Seu cérebro reconhece padrões distintos e determina se o som está na frente, atrás, acima ou abaixo de você. Perfeito, não?



laser_orelha-900x900

Esta parte externa do ouvido (a orelha) serve para “captar” as ondas sonoras e aquelas dobras ajudam a determinar a direção do som.

Nossa a orelha é voltada para frente, então escutamos os sons da frente melhor do que atrás. Muitos mamíferos, como os cães e gatos, têm orelhas grandes e móveis, que permitem que eles concentrem-se em sons vindos de uma direção específica. Nós não somos capazes de fazer o mesmo. Nossas orelhas ficam achatadas contra a cabeça e não têm os músculos necessários para esse tipo de movimento. Mas quando colocamos as mãos em forma de concha, é possível incrementar a capacidade de suas orelhas e direcionar melhor o som.



Nossas orelhas ficam achatadas contra a cabeça e não têm os músculos necessários para realizar movimentos.

FONTE

5 comentários

5 Comments

  1. Anonimo

    em

    Muito boa a explicação.. só corrigindo um errinho: Onde está setado anti-trago na verdade é o lobo. O anti trago está mais acima.

    abs

  2. ANONIMO–> Obrigada pela dica. Ainda bem que tenho vcs pra colocarem meus equívocos nos eixos. Valeu mesmo, beijos!!! :love:

  3. aka

    em

    e quando as aquelas pessoas fazem cirugias no ouvido para parecerem elfos,o que acontece,muda alguma coisa?

  4. Dogão

    em

    É verdade que as dobras da orelha são tão singulares quanto uma digital? Ouvi dizer que cada orelha é única.

  5. Sergio Kodaira

    em

    As dobras da orelha evoluiram como um sistema de discriminação de localização de sinal. Há quatro maneiras de se localizar um som:
    frequência: se é agudo ou grave, amplitude : se é baixo ou alto, fase: se vem de um lado ou de outro primeiro em cada orelha ; e ELEVAçÃO se vem de baixo ou de cima. As dobras da orelha permitem para nós ( e pros outros bichos que tem orelhas) saber se o som vem de baixo ou de cima.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo