Animais

Arlequim: O sonho de todo colecionador (infelizmente!)





“Sou estudante de Ciências Biológicas, e em meu primeiro ano para trabalho disciplinar foi solicitado por meu professor a montagem de um insetário , durante a coleta me deparei com um inseto muito estranho (foto abaixo), haviam muitos insetos quando  os encontrei, provavelmente seria seu periodo de reprodução. Pelas características penso que sua ordem é Coleoptera.” Luiz Henrique Braga

Imagem enviada pelo Luiz Henrique!


 

Que belo inseto não é, Luiz? Você está corretíssimo ao classifica-lo como um Coleoptera. Este besouro é também chamado popularmente de  arlequim-da-mata ou arlequim-de-caiena, o nome científico é Acrocinus longimanus. Faz parte da família Cerambycidae e podem alcançar até 70 mm de comprimento, sendo muito comuns das regiões tropicais.

Os arlequins são besouros magníficos e são grandes alvos de colecionadores pela sua beleza. São encontrados geralmente, em galhos e sobre matéria orgânica vegetal em decomposição. Os adultos se alimentam da seiva das árvores. Os machos possuem as pernas anteriores muito grandes e podem atingir mais de duas vezes o comprimento do corpo e servem como atrativo para as fêmeas e para facilitar a escalada nas árvores. A coloração geral do corpo é sempre como vemos na imagem: fundo preto, ornamentada em vermelho e cinza. As antenas são muito longas, assim como todos os cerambicídeos.

2358343697_f3019e92f0_z

Os arlequins são besouros magníficos e são grandes alvos de colecionadores pela sua beleza.

Na época de reprodução as fêmeas depositam seus ovos sob a casca de árvores perto da ponta de ramos macios. Depois de depositar os ovos, fazem, com o auxílio das mandíbulas, um profundo sulco ao redor do ramo, formando uma espécie de cintura; o ramo danificado morre e cai no solo, e ali as larvas se alimentam e completam o seu desenvolvimento. As larvas eclodem, alimentam-se da casca e depois do lenho, acelerando a decomposição da madeira. O besouro adulto surge quatro meses depois, roendo o seu caminho para fora da madeira. O ciclo de vida é anual.

2448080736_179f96f932

Na época de reprodução as fêmeas depositam seus ovos sob a casca de árvores perto da ponta de ramos macios.

———————————————

Comentários

Novidades

Topo