Alimentação

Quando você pensa que já viu tudo… Formigas-Pote de mel [Vídeo]

Quando você pensa que já viu tudo no mundo dos insetos, surge uma informação diferente de nos deixa de queixo caído! Existem algumas espécies de formigas que são chamadas de “formiga-pote de mel”. A princípio parece estranho, mas elas apenas tem uma maneira bem diferente de guardar comida.

Moradoras de locais de clima desérticos, algumas formigas  vivem como potes de mel, literalmente. Após as chuvas, as plantas do deserto (chamadas efêmeras, por só surgirem em período chuvoso) produzem uma rica quantidade de néctar e as formigas precisam acumular o bom alimento suficiente, sem desperdício para sobreviverem em tempos secos. Pasmem, algumas operárias são escolhidas como “reservatório” de néctar e são alimentadas por outras formigas até que se abdome acumule de forma que inche de forma impressionante, até não consigam mais se mover. Em alguns casos, podem alcançar o tamanho de uma uva!

Depois de estarem completamente inchadas com o mel, elas prendem suas garras no teto do formigueiro subterrâneo, onde se comportam como recipientes reservatórios de comida. Durante os tempos secos, quando o suprimento alimentar do deserto acaba de vez, suas companheiras retornam para a colônia e um simples movimento em suas antenas já é o sinal para que regurgitem o conteúdo armazenado e todo o formigueiro se alimenta com o mel. Pensa que elas morrem? De jeito nenhum, elas acabam voltando ao corpinho esbelto que tinham antes do processo. Isso que eu chamo de “efeito sanfona”. Consegue imaginar?




images

Após as chuvas, as plantas do deserto (chamadas efêmeras, por só surgirem em período chuvoso) produzem uma rica quantidade de néctar e as formigas precisam acumular o bom alimento suficiente, sem desperdício para sobreviverem em tempos secos.

A escolha dos membros da comunidade que serão “honeypot”, é simples: aquelas operárias que possuem o corpo mais robusto são as escolhidas. Em todo o mundo, existem grupos diferentes destas formigas  que podem ser dos gêneros Myrmecocystus, Camponotus, Melophorus, entre outros!



connaissez-vous-les-fourmis-pot-de-miel-_trt-francais-4806

Algumas operárias são escolhidas como “reservatório” de néctar e são alimentadas por outras formigas até que se abdome acumule de forma que inche de forma impressionante, até não consigam mais se mover.



honey-pot-ant-4

Depois de estarem completamente inchadas com o mel, elas prendem suas garras no teto do formigueiro subterrâneo, onde se comportam como recipientes reservatórios de comida.

honey-pot-ant

A escolha dos membros da comunidade que serão “honeypot”, é simples: aquelas operárias que possuem o corpo mais robusto são as escolhidas.

————————————–

15 comentários

15 Comments

  1. thomston

    em

    muito curioso essa nunca tinha visto algo parecido no mundo dos insetos agente se surpreendi cada vez mas!!! prabens pela materia!!!

  2. Luiz

    em

    Incrível! Muito bacana o post, excelente blog, eu e todos os meus amigos acompanhados via feed, parabéns 😀

  3. Parabéns menina. Seu site é tudo de bom. Essa das formigas pote-de-mel superou.
    Lindas fotos.Quem teve esse capricho?
    Desculpe chamar a Dra. de menina mas, quem tem 60 anos tem esse “direito”.
    Boa tarde.

  4. 😮 Choquei… Quanta coisa surpreendente!

  5. Jhonatan

    em

    :love:
    olha, eu sempre acompanho seu blog, mais quase nunca comento… só queria dizer q vc ta de parabéns. ^^
    to fazendo 2º ano de facul de ciências biologicas e logo no primeiro ano eu encontrei seu blog :p

    ta muito completo \o/ 😀

  6. Nossa,que maravilha!O mundo é mesmo cheio de seres impressionantes e a sabedoria da natureza é ao mesmo tempo simples e fantástica. 🙂 🙂

  7. Poliana Arueira

    em

    Nossa!!!É a primeira vez que leio algo sobre essas formigas. Nosso mundo guarda muitas coisa interessantes e estranho ao mesmo tempo

  8. Monique Lima

    em

    Caramba! Que bizarro! 😀 HAHAHA
    Adoro o blog! Parabéns! 😀

  9. Natielle

    em

    Olá gostei muito do blog.
    Estou fazendo um trabalho de parasitologia, preciso colher os parasitos (vermes, protozóarios, moscas, etc). mas está muito dificil recolher essa bicharada, Karlla gostaria de saber se vc me indica um lugar que doe kits de parasitos. Minha professora indicou a Fio Cruz, mas eles não estão dando mais.
    Desde já obrigado, espero resostas.

  10. jaqueline

    em

    choqui tb agora NOSSA QUE COISSSA

  11. giselle

    em

    queria saber se essas formigas só vivem no deserto porque na minha casa tem umas que fazem isso com restinhos de suco egostam também de listerine (enchaguante bucal)e ficam com o bumbum meio verde (eu tirei foto),adorei as curiosidades.

  12. nossa eu que sou alergica 🙁 adoreiiiii o trabalho de voseis

  13. Lorenzo

    em

    se eu fosse japonês (ou chinês, sei lá qual é)eu comeria uma formiga dessas 😀

  14. Gabriel Cardoso

    em

    Interessante! Deve ser delicioso, um bom petisco. hahaha (pensamento de gordo)

  15. Lucas Kawauker

    em

    Engraçado eu já ouvi falar sobre esta espécie faz muito tempo, na época do ginásio. Mas tipo eu também ouvi falar que existe uma espécie de aranha que também é assim! Vocês poderiam falar sobre esta espécie de aracnídeo tb?
    Super demais as postagens aqui!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo