Gravidez

Como o bebê respira dentro do útero?

Gravidez: como o bebê respira dentro do útero durante a gestação

Como o bebê respira dentro do útero?
4.7 (94.29%) 7 votes

“Tenho uma curiosidade há muito tempo e gostaria de uma abordagem, é a respeito da evolução dos fetos na gravidez. Como funciona o sistema respiratório no estágio fetal? Ou seja, como o bebê respira dentro do útero durante a gestação?” Fernando Gottlieb

Olha só Fernando, enquanto o bebê está no útero, o sistema respiratório (vias aéreas, pulmões, etc…) estão sendo formados. Assim, pulmões do feto não estão totalmente funcionais e estão cheios de líquido.

O bebê na verdade, não respira no útero – pelo menos, não no sentido usual.  Ele recebe todo o oxigênio necessário para as funções do seu organismo através da placenta e do cordão umbilical, ou seja, o oxigênio chega pelo sangue da mãe. Este processo tem sido conhecido como circulação fetal, no qual o sangue circula do coração para os pulmões, em seguida, para fora do corpo. Os capilares do cordão umbilical filtram o oxigênio que vem do corpo da mãe para o corpo do feto e filtra o dióxido de carbono do sangue do bebê para a corrente sanguínea da mãe.




O sangue que vem oxigenado do corpo da mãe vai para o coração do feto e então é distribuído para todo o corpo. Este processo proporciona todo oxigênio que o bebê necessita. No útero, o bebê precisa de menos oxigênio para sobreviver e toda sua respiração depende da respiração da mãe.

Durante o nascimento, vários processos ocorrem ao mesmo tempo e terminam com a respiração do bebê através de seus pulmões. Com o corte no cordão umbilical, o fluxo da placenta é interrompido. Os níveis de oxigênio no sangue, obviamente, caem rapidamente, enquanto os níveis de dióxido de carbono aumentam bastante.

Com o nascimento, o coração é estimulado a começar a funcionar corretamente, os pulmões se expandem o ar penetra nos pulmões. O processo da primeira respiração é dolorido e o choro é um sinal importante de que os pulmões e toda a circulação do ar estão funcionando bem e que o recém-nascido está respirando corretamente.



FONTE

17 comentários

17 Comments

  1. AGATA

    em

    amiga…to aqui de volta..depois de algum tempo rsrssrs
    seu diário tá maravilhoso..sucesso, bjossss e sds 🙂

  2. simone santana

    em

    gostei desse diario legal pasarei por aqui sempre

  3. leandra rodrigues

    em

    fiquei muito satisfeita com a informaçois sao muito bem explicadas tirou muito minhas duvidas muito obrigado[a]

  4. leandra rodrigues

    em

    :kiss: um beijsssssssssssss para todos vocês desse site

  5. Nanda Azevedo

    em

    encontrei esse site no orkut e passei pra dar uma olhadinha, muito bacana…. 😀 bjos

  6. :p 😀 eu fiz um trabalho da escola com esse assunto eu tome s pontos gostei desse assunto ta bjs

  7. Muito interessante mesmo essa matéria. Demais esse Diário.

  8. Daiane Melo

    em

    ADOREII ESSE SITE!
    entrei p/ tirar uma duvida, e acabei sanando tds q tinha 😀

  9. ROSIANE FERREIRA

    em

    nossa que interesante eu tambem tinha essa curiosidade de saber como os bebes respiravam
    essa imformaçao foi muito esclarecedora valeu :love:

  10. Lucas

    em

    Não sei se você se expressou mal na frase: “O sangue que vem oxigenado do corpo da mãe vai para o coração do feto e então é distribuído para todo o corpo.”

    Pelo que eu li em outros lugares, o sangue da mãe não se mistura com o do feto, a placenta é que faz esse intermédio. Posso estar falando besteira, pois não entendo muito do assunto, mas resolvi comentar isso aqui…

  11. gisele fernanda

    em

    ola meu nome e Gisele estou gravida de 4 meses e meio,sou fumante isso pode afetar muito o bebe????e porque devemos tomar as vitaminas que o medico passa durante a gravidez??que risco meu bebe corre se eu nao tomar essas vitaminas???
    OBRIGADA E GOSTEI MUITO DESSE SITE.BY GISELE

    • Maria

      em

      Acho que você é uma idiota, isso é pergunta que se faça! O cigarro faz bem p/ você por algum acaso? Como é que pergunta se faz mal ao seu bebê!
      ” Senhor da Juízo a quem.”

  12. kerolin rodrigues

    em

    adorooooo esse site é muito bom tira todas as minhas duvidas beijos!!!!!!!!!gravidas e cuidem dessas barriguinhas lindas!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Aldo

    em

    Excelente explicação! Obrigado!

  14. Tamara

    em

    Ola!! Tive um filho de parto normal. E sempre ouço falar que esse é op melhor jeito natural de ter um filho.
    Como esse processo inicial e ate o fim acontece?!!!

  15. Patricia

    em

    Muita boa explicação!!

  16. Alicia

    em

    Mto interessante este artigo e esse site, adorei!
    Estou gravida d 5 meses e tinha algumas dúvidas sobre isso, pois uma amiga me disse q se dormir d barriga para cima o bebê sente falta d ar. Fiquei um pouco confusa com oq ela falou, pois o bebê só respira ao nascer e sente o oxigênio pelo cordão umbilical.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo