Animais

Você já viu o ciclo de vida da joaninha?



Que inseto estranho é esse? Giseli Trento (Criciúma –  Santa Catarina)

 


Gi, isso é na verdade a larva de um besouro. O mais interessante e eu sei que será uma grande surpresa para muitos é que esta é a larva da “joaninha”. Isso mesmo! Poucas pessoas conhecem as larvas de joaninha, elas são muito pequenas, tal como os adultos e como são predadoras, estão sempre escondidas em busca de uma presa.

12761209WM

As joaninhas são coleópteros (Besouros) da família Coccinelidae e talvez seja um dos grupos de coleópteros mais simpáticos e interessantes. São conhecidos por apresentarem aquelas cores brilhantes e fortes, com ou sem manchas nas asas anteriores. O que muitas pessoas não sabem é que tantos os adultos quanto as larvas são, na maioria das vezes, predadoras e podem ser frequentemente vistas junto a colônias de pulgões, seu prato preferido.  Por causa disso, são muito importantes no controle de pragas na agricultura.

Esta larva enviada pela Gisele, em especial parece ser tratar de uma espécie do gênero Harmonia, aquelas joaninhas tradicionais (vermelha, ou laranja com bolinhas pretas, podendo variar muito o padrão das bolinhas). Essas, além dos pulgões também se alimentam de psilídeos. As larvas são um pouco achatadas e alongadas, e são cobertas por espinhos e faixas de cores.

Vamos conhecer um pouco do ciclo de vida dessas fofurinhas:

COUPLE_4

Todos os adultos são sexualmente maduros e geralmente copulam próximo a uma grande fonte de alimento. Isso facilita o desenvolvimento das larvas.

LAdybug-eggsEdit

Esses são os ovos amarelinhos de joaninha. É claro, nem preciso dizer que são minúsculos quase imperceptíveis.

2770897

Nesta fase, a larva já apresenta faixas coloridas e muitos espinhos. Normalmente quando molestada ela se retrai como uma forma de defesa. As larvas de joaninha passam por 4 fases e normalmente esta já é a fase final!

2824545

Todos os besouros são holometábolos, ou seja, passam pela fase de ovo, larva, pupa, para só então se formar o adulto. Essa é a fase da pupa, na qual a larva passa por uma grande transformação (assim como a metamorfose das borboletas). Elas ficam assim por pelo menos 5 dias, sem mudanças perceptíveis por fora, mas uma intensa mudança por dentro.

5180136544_d9d3aba8c9_z

Depois de 5 dias como pupa, a joaninha fofa deixa a casquinha e sai para a vida adulta.

A casquinha é deixada ali  mesmo e não é utilizada para mais nada!

joaninha

O adulto começa sua nova fase em busca de alimento e de um par para recomeçar o ciclo reprodutivo.

FONTE
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.