Animais

Você já viu o ciclo de vida da joaninha?

Que inseto estranho é esse? Giseli Trento (Criciúma –  Santa Catarina)




 

Gi, isso é na verdade a larva de um besouro. O mais interessante e eu sei que será uma grande surpresa para muitos é que esta é a larva da “joaninha”. Isso mesmo! Poucas pessoas conhecem as larvas de joaninha, elas são muito pequenas, tal como os adultos e como são predadoras, estão sempre escondidas em busca de uma presa.

12761209WM

As joaninhas são coleópteros (Besouros) da família Coccinelidae e talvez seja um dos grupos de coleópteros mais simpáticos e interessantes. São conhecidos por apresentarem aquelas cores brilhantes e fortes, com ou sem manchas nas asas anteriores. O que muitas pessoas não sabem é que tantos os adultos quanto as larvas são, na maioria das vezes, predadoras e podem ser frequentemente vistas junto a colônias de pulgões, seu prato preferido.  Por causa disso, são muito importantes no controle de pragas na agricultura.



Esta larva enviada pela Gisele, em especial parece ser tratar de uma espécie do gênero Harmonia, aquelas joaninhas tradicionais (vermelha, ou laranja com bolinhas pretas, podendo variar muito o padrão das bolinhas). Essas, além dos pulgões também se alimentam de psilídeos. As larvas são um pouco achatadas e alongadas, e são cobertas por espinhos e faixas de cores.

Vamos conhecer um pouco do ciclo de vida dessas fofurinhas:



COUPLE_4

Todos os adultos são sexualmente maduros e geralmente copulam próximo a uma grande fonte de alimento. Isso facilita o desenvolvimento das larvas.

LAdybug-eggsEdit

Esses são os ovos amarelinhos de joaninha. É claro, nem preciso dizer que são minúsculos quase imperceptíveis.

2770897

Nesta fase, a larva já apresenta faixas coloridas e muitos espinhos. Normalmente quando molestada ela se retrai como uma forma de defesa. As larvas de joaninha passam por 4 fases e normalmente esta já é a fase final!

2824545

Todos os besouros são holometábolos, ou seja, passam pela fase de ovo, larva, pupa, para só então se formar o adulto. Essa é a fase da pupa, na qual a larva passa por uma grande transformação (assim como a metamorfose das borboletas). Elas ficam assim por pelo menos 5 dias, sem mudanças perceptíveis por fora, mas uma intensa mudança por dentro.

5180136544_d9d3aba8c9_z

Depois de 5 dias como pupa, a joaninha fofa deixa a casquinha e sai para a vida adulta.

A casquinha é deixada ali  mesmo e não é utilizada para mais nada!

joaninha

O adulto começa sua nova fase em busca de alimento e de um par para recomeçar o ciclo reprodutivo.

FONTE
12 comentários

12 Comments

  1. André F. G. Gabriel

    em

    k nice 😀

  2. thomston

    em

    muito legal parece um pouco com a larva de megaloptera mas so que ela eh aquatica muito bacana essa categoria que tira as duvidas sobres os bichos que encontramos!!

  3. Difícil imaginar a Joaninha como predadora. Já é difícil imaginar Joaninha Macho, por causa do nome e aparência. 😀 hauhsuhauhsa.

  4. Verdade Charles, kkkkkkkkk!!!! 🙂

  5. Olá, tudo bem?
    encontrei muitas joaninhas no meu jardim e peguei uma desova que eclodiu ontem, no momento estão num mini terrario, e estou sem saber oq posso dar a elas, para que possa acompanhar o desenvolvimento, vc saberia indicar algo? Elas apareceram no jardim por causa de uma infestação de cochonilhas.
    obrigado

    • TULACI – Joaninhas são carnívoras, ofereça cochonilhas a elas. Se quiser tirar fotos e me enviar, eu adoraria! Bjs

  6. Tulaci

    em

    Como faço para enviar as fotos, tirei algumas, não deu para focar bem as larvas, mas são semelhantes as que vc colocou numa foto acima,
    dei uma olhada no seu perfil, muito legal sua pesquisa, ainda to na graduação e entomo para mim ainda é uma matéria que tenho tentado conseguir vagas para fazer. Tinha pensado em colocar um pedaço do galho que tem cochonilhas, mas não tinha certeza se a desova iria aceitar, mas o farei e envio o que eu tenho de fotos.

  7. Alexandre

    em

    nossa! Muito bom!
    Agora, consegui tirar minhas dúvidas.
    É que tinha várias joaninhas aqui no pé de limão (acho que é). E vi umas larvas e fiquei com curiosidade em saber o que era aquilo.

  8. D@N!L0

    em

    pensava que as larvas das joaninhas ja nascia com a aparencia como adulto .Eu coloquei num pote 4 joaninhas com comida e tudo mais ele nao se acasalaram sabe porque?

  9. AlexandrePC

    em

    :woot:

    Que máximo, eu conhecia as larvas de joaninha já, mas eu tinha visto umas pupas e não tinha certeza se eram de joaninha também. Coisa mais linda as joaninhas, tri legal elas nascerem sem pintinhas :p
    O site tá de parabéns, nunca encontrei um tão interessante, adoro curiosidades sobre biologia e me realizei no diário de biologia. Abraços!

  10. Monica Lolo

    em

    Sou professora de Educ. Infantil com uma turma de alunos de 5 anos. Em nossa escola todos os anos os alunos ficam encantados com a quantidade de larvas e de joaninhas que aparecem em nosso bosque. Neste ano em particular, os alunos se interessaram em pesquisar sobre as Joaninhas, e foi aí que encontramos seu site, fizemos um terrario na sala, que chamamos de “Joanario” e levamos algumas larvas para morar lá, mas acho que não funcionou muito bem. Você teria alguma orientação para nos dar? Obrigada.
    Turma da Profª Mônica

  11. Sempre achei interessante que as joaninhas fizessem “metamorfose”, ms pra se transformar daquela pupa feia para um besourinho que encanta até as crianças só ma metamorfose mesmo kkk
    Tenho algumas fotos do “casulo” de algumas joaninhas também, tem uma época que lota por aqui.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo