Curiosidades

Por que as pessoas precisam fazer transplante de medula óssea?

“Eu sou um grande fã do seu trabalho. Gosto e entendo tudo que você escreve, porque como não sou Biólogo e nem Médico, muitas coisas eu não conseguia compreender. Eu queria saber o que é medula óssea e por que as pessoas fazem transplante de medula óssea quando estão com câncer.” Luis Carlos Barbosa – Franco da Rocha/SP

Luis, fiquei muito feliz com seu e-mail, fico feliz quando recebo incentivos como este, pois o site é totalmente direcionado àquelas pessoas que não tem conhecimento aprofundado em Biologia. Vamos a sua pergunta:


Quem nunca chupou o ossinho da galinha? Pois é, a medula óssea é aquele líquido (meio gelatinoso) que ocupa o interior dos ossos, popularmente chamada de “tutano”. É lá que são produzidos os componentes do nosso sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias levam o oxigênio dos pulmões para as células do corpo. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, são células do nosso sistema imunológico. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Quando uma pessoa adquire doenças malignas que afetam as células do sangue, como anemia aplástica (aquela em que a medula óssea não produz as células do sangue)  e leucemias (um câncer que afeta os leucócitos) o transplante pode ser necessário. Mas nem todo câncer pode ser curado com esse transplante.

bone_tr

Quando uma pessoa adquire doenças malignas que afetam as células do sangue, como anemia aplástica (aquela em que a medula óssea não produz as células do sangue) e leucemias (um câncer que afeta os leucócitos) o transplante pode ser necessário.

Como a produção do sangue é feita pela medula, e essas doenças atacam diretamente seu funcionamento, o transplante é o tratamento recomendado para substituí-la, por células normais de medula óssea. Esse procedimento provoca a reconstituição de uma nova medula, resultando ocasionalmente, na cura do paciente.

No tratamento a medula óssea do paciente é destruída, ele recebe a medula sadia num procedimento parecido com uma transfusão de sangue. Essa nova medula é rica em células chamadas progenitoras, que, uma vez na corrente sangüínea, circulam e se alojam na medula óssea, onde se desenvolvem. Esse é um período difícil, pois enquanto a nova medula se desenvolve o paciente fica exposto a episódios infecciosos e hemorragias e por isso, deve ser mantido internado no hospital, em regime de isolamento.

OSSOS_medula_ossea

A medula óssea é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna dos ossos.

1129

Geralmente a medula é retirada do osso ilíaco do doador. É dali que se retira também o líquido da medula para se fazer diagnósticos.

———————————————————-

FONTE


Comentários

Novidades

Topo