“Meu pai foi internado às pressas com dores abdominais e os médicos descobriram pedras na vesícula. Ele teve de ser operado às pressas para retirada dessa vesícula que tava inflamada causando muita dor. E agora ele está sem vesícula. Para que serve a vesícula e por que as pessoas têm pedras? É alguma coisa que comeu?” Marília S. Garcia – São Gonçalo/RJ
Muito bem Marília, vamos entender primeiro “o que é a Vesícula Biliar”. Assim tudo fica mais fácil. A vesícula é uma espécie de saco membranoso, que funciona como reservatório para a Bile no intervalo entre nossas refeições. A bile (ou bílis) é uma espécie de detergente natural do nosso corpo que o fígado produz para quebrar as moléculas de gordura e assim facilitar nossa digestão. Quando não estamos digerindo nada, o fígado se ocupa na produção desta substância que é levada para a nossa vesícula biliar através de ductos biliares.
A nossa vesícula, tem função apenas de armazenagem da bile. O fígado produz e vai “concentrando” na vesícula para o momento em que comermos algo, ela seja injetada no nosso intestino delgado para ajudar na digestão do alimento. Pois bem, essa bile possui principalmente bilirrubina (pigmento derivada da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue efetuada no baço e que acaba indo para os canais biliares através da circulação), também temos os sais biliares (produzidos pelo fígado e ajudam na digestão) e ainda o colesterol que é eliminado pelo fígado através da produção de bile. Os cálculos biliares, ou as pedras na vesícula, são resultado de um desequilíbrio na precipitação e formação destes componentes.
Os cálculos (ou pedras) são chamados pelos médicos de “Litíase Biliar”. Elas são formadas principalmente por cálcio e colesterol e são realmente como pedrinhas que podem causar inflamação na vesícula, resultando dores muito fortes. Bom, o tratamento para esta “vesícula doente” habitualmente é cirúrgico. Ocorre a retirada da vesícula, e geralmente este procedimento não ocasiona nenhum problema ao paciente. No entanto, é recomendado que evite a ingestão de comidas gordurosas, pois a bile continua sendo produzida, porém o reservatório que a concentra foi retirado!
A vesícula é o reservatório da bile!

O tratamento mais comum para a litíase biliar é a intervenção cirurgica por laparoscopia!
———————————————-








olá!!! gostaria de tira uma duvida quem é verdade quando é feito a retiranda da vesicular bilar tem mais chace de ter colesterou??
obrigada!!!
olá pessoal passei mal derrepente e fui operado derrepente quais cuidados devo ter com o figado o que muda com a retirada da visicula quais orgãos irão trabalhar forçado agora
passei muito mal derrepente e eureka pedra na visicula operei as pressa agora tenho duvidas como sera meu organismo agora o que muda quais cuidados devo tomar e a bilis vai direto para o estomago que cuidado devo ter com o figado agora quais orgãos irão trabalhar mais agora com a retirada da visicula
gostaria de saber se é normal ao tomar um remedio apos a crirurgia de vesicula sair inteiro ao defecar e se faz mal tomar vitamina com leite
Todo mundo disse que depois da retirada da cirurgia, engordaram ! Ao menos eu emagreci muito! Mas tambem fico cansada muito facilmente. Vai como uma tabela de índice , picos de alta força até ” no power “! As vezes tonturas de quase desmaios. Necessidade de comer pouco em curto tempo. Se comer ao
Menos um pouquinho de comida gordurenta , já é a morte! Sair da cama nem
Pensar! Porque até sentada do meu lado direito abaixo o seio, dói aos infernos!
As vezes quando vou ao fitness se nao como uma balinha ou pedaços de chocolate e tomo um pouco de água , me da tontura até um feeling para o desmaio… Será que isso nao influencia algo no sangue ? Pode ser estupidez
Minha , até porque eu já li sobre o que sentes ou deves saber quando tens um caso parecido ou situações que outras pessoas tambem tiveram… Enfim, nao influencia … Mas
Será que isso seria um caso a parte? Aqui tomei muita morfina, tive parada respiratória , perdi muito sangue na gravidez e peguei uma transfusão por dois dias …. O que será?
HÁ UM MES FIZ A RETIRADA DA VESÍCULA,TINHA UMA PEDRA E QUE PEDRA ENORME,ESTOU AINDA EM RECUPERAÇAO POIS A CIRURGIA FICOU DRENANDO POR MUITOS DIAS E A MESMA NÃO CICATRIZOU TOTALMENTE. MINHA DÚVIDA AGORA É SABER SE IREI ENGORDAR E OQUE POSSO COMER PARA EVITAR QUE ENGORDE, OBRIGADA.
ola tudo bem já tem um bom tempo que estou semtino uma dor de baixo da minha costela do lado direito será que pode ser algum ppblema de vesicula essa dor esta almemtado cada vez mais o que pode ser:
minha esposa começou com uma dor assim na gravidez, e agora apos o bebe nascer vai ter que operar a visicula pois esta com pedrinhas tambem. peça ao seu medico, por motivo de precauçao, um exame de ultrasom e exclareça o seu caso. nem é tao caro o ultrasom . mas procure um particular, com referencia de amigos ou de seu medico, pois os ultrasons do sus eu perdi um pouco da confiança mas se o sus da sua regiao possui profissionais honestos que fazem bem feito e nao na correria pode fazer tbm, o diagnostico se tem ou nao pedras lá é na hora. aqui custa 100 reais um exame destes. compensa pois só pelas dores e remedios que vc tera de comprar caso tenha uma crise vc pagara bem mais.
estou com uma urticária horrorosa que aparecem partes alternadas do meu corpo em tempos diferentes. será que é visícula?
Depois de sofrer com dores horriveis por 7 anos pensando que era problemas estomacais,a 1 ano fiz a laparoscopia,fiquei toda amarela do couro cabeludo até as unha,um monstro e antes de conseguir a cirurgia fiquei 20 dias internada onde seis dias somente a baze de soro sem almenos tomar agua,para exames,fiquei entre a vida e morte,graças a deus acabou o pesadelo,tenho 27 anos,porém sinto muito cansaço físico e ingordei 10 kilos a mais que o meu normal,gostaria de saber se tem a ver com a retirada da visicula?
descobri q estou com muitas pedras na visícula e minha mãe gostaria de sabero eu naum posso comer??????
aguardo contato
bjos**
sofro ha quase um ano com fortes dores do lado direito a barriga , ia ao médico e eles só mim entupiam de lufal dizendo que era gazes, ontem resolvi por cona própria fazer uma ultra som e desobri que teho mais de 0 pedras a vesícula…..oh profisionais ruins….
ola tenho 26 anos e acabei de fazer uma cirurgia de retirada da vesicula,mas antes de saber que tinha pedras na vesicula foi horrivel,de repente comecei sentir fortes dores e foram semanas indo ao P.S.e nada tomava soro com remedios e me mandavam embora,ate q com muito custo fizeram a bendita USG e fim me internaram hoje estou cheia de pontos e dores,mas acabou pelo menos acho q sim.cuidados com a saude é o principal
Parabéns por ter esclarecido poi minha filha tém 09 anos e vai ter que operar da vesicula mas quero saber para onde vai a gordura? que se acumula ou não pode mais comer nada que contém cordura!
Cláudio -> a pessoa que tira a vesicula continua produzindo a bile do mesmo jeito. No entanto, não possui mais um reservatório para ela, assim não pode exagerar em comidas gordurosas… A vida é normal.
sofri dois meses, 24 horas por dia, me coçando, não dormia mais, vivia cheia de hematoma de me coçar,era pedra na vesicula, nunca ouvi falar de um sintoma desses, as impurezas iam todas para o sangue, ja q estava cheia d pedra, por isso a coceira, operei e nunca mais senti nada.
FRAN- nossa, eu tb nunca vi este sintoma. Interessante.. Mas que bom que agora está tudo bem!
Tenho 47 anos, quando tinha 11 anos me submeti a uma cirurgia para retirada do baço. Agora depois de exames de ultrassonografia, foi detectado um polido na vesicula. O Médico me aconselhou a cirurgia para retirada da vesícula.
Será que terá alguma consequência, pois já não tenho o baço e ficarei também sem a vesícula?
Como adicional ao seu ótimo post, animais como equinos e pombas não tem vesícula biliar.
O Blog está de parabens pelos posts,sempre muito úteis e informativos.
^_^
Faz pouco mais de 1 ano que fiz a minha cirurgia de remoção de visícula. Eu sofria de dores nas costas, não muito intensas e que não eram muito constantes, tinha dia que tinha e dia que não. Já tinha ido num ortopedista (vagabundo) que me disse apenas “cresceu torno, morre torto”. Mas tive uma iluminação divina e resolvi ir num gastro. Em cheio: visícula. Fiz a cirurgia (tirei +- umas duas colheres cheias de pedras, muito para minha idade) e posso dizer que minha vida não alterou em nada, a não ser pelas dores nas costas que nunca mais tive.
Sofri por anos a fio dores terríveis, barriga inchada, dificuldade até para respirar.
Vivia na emergência de hospitais, fazia ECGs, era sedado e após algum tempo liberado para casa, sem jamais investigarem a causa ou encaminharem o problema para algum especialista…
Apenas por sorte, graças a um amigo generalista, foi diagnosticado litíase biliar e efetuada uma bendita laparoscopia.
Tristes trópicos, em que médicos se recusam a raciocinar além do óbvio!
MARCIA= Geralmente o recomendado é evitar comidas gordurosas, que podem resultar numa dor de barriga instantânea, mas dá tempo de chegar no banheiro rs…
se pudar esplicar e me informar quando isso acomteser
alem disso para que servi o figado alem de pruduzir estas subistancia que ajuda na digestao ?
se ele falhar o que acomtese ?
vlw
:woot: Gostaria de saber qual os cuidados que devo tomar depois da retirada da visícula?