Sua saúde

Gosta de parasitologia? Veja como são os ovos de vermes no exame parasitológico de fezes

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Gosta de parasitologia? Veja como são os ovos de vermes no exame parasitológico de fezes
3.7 (73.33%) 3 votes

Por que?

Quando o médico solicita o EPF (Exame Parasitólogico de Fezes), ele está interessado em pesquisar a presença de vermes parasitas no nosso organismo, principalmente crianças. É utilizado para identificação de diversas infestações parasitárias, ovos ou larvas de helmintos e de cistos de protozoários.Isso é importante, pois, em casos de contaminação grave, outros exames como o hemograma pode se alterar. Leia sobre o hemograma AQUI! Vamos descobrir tudo sobre o EPF.




Como colher as fezes

Geralmente os laboratórios ou o médico fornecem o pote coletor de fezes. Colher o material sobre um papel ou plástico e transferir para o pote com aquela colherzinha que vem dentro do pote é a melhor forma. Se possível, é bom proteger bem o frasco com plástico e refrigerar. Em casos, o médico pode pedir três (03) amostras colhidas em dias diferentes, para isso o laboratório fornece um frasco com o MIF (Merthiolate-Iodo-Formol) na dosagem correta, que serve para coletar as amostras e acondiciona-las o tempo necessário. O uso de laxante não é recomendado, pois costuma dificultar o exame.

Quantidade



Apenas o tamanho referente a meia colher de sopa é suficiente. Respeite o profissional do laboratório, não encha o frasco até a tampa. Isto é altamente deselegante.

Resultado

Se o exame for negativo, virá escrito: NEGATIVO, claro! Se o exame for positivo, virá escrito o nome do verme encontrado, geralmente, encontram-se ovos ou cistos que significa presença do verme. Alguns laboratórios preferem colocar o nome da verminose (giardíase, amebíase, por exemplo).



Abaixo seguem alguns vermes que podem aparecer no seu exame. Com as imagens que os profissionais de laboratório eventualmente veem ao microscópio.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Giardia lambliaGiardíase: A infecção é por fezes e água, através da boca. Os sintomas mais comuns são diarreia, dor abdominal, perda de peso. Muito comum é crianças e pacientes com imunidade baixa

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Entamoeba histolyticaAmebíase: A infecção é por água e alimento contaminados com fezes. Os sintomas mais comuns são diarréia leve e disenteria e abscesso amebiano. Pode ser assintomática em indivíduos ou populações.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Ascaris lumbricoides – Ascaridíase (lombriga): A infecção é por contaminações fecais do solo (ovos) e vegetais contaminados. Os sintomas mais comuns são cólicas abdominais. Os vermes podem bloquear o intestino e ductos biliares e pancreáticos.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Strongyloides stercoralisEstrongiloidíase: A infecção é por contaminação fecal do solo (larvas), entrando pela pele geralmente pela pele, geralmente dos pés (larvas). Causa dor irradiada do estômago, diarréia, urticária linear. Os vermes podem bloquear o intestino e ductos biliares e pancreáticos.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Trichuris trichiura: A infecção é por contaminação fecal do solo (ovos), entrando pela pele geralmente pela boca. Sintomas são diarreia, dor abdominal, anemia e perda de peso. Pode produzir disenteria, apendicite aguda ou prolapso retal em crianças.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Enterobius vermicularis (Oxiúros): A infecção é através de ovos em fômites contaminados (ânus-dedo-boca), entrando pela boca. Os sintomas são pruridos perianais (coceira muito forte no anûs e proximidades). Quando a infestação é alta, podem-se observar a olho nú, os vermes na entrada do ânus.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Hymenolepis nana: A infecção é por ovos contaminando o meio ambiente, entrando pela boca. Causa diarréia, desconforto abdominal em infestações massivas em crianças. Pode ser assintomático.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Taenia saginata e Taenia solium (solitária) – Teníase: A infecção é através de carne de gado (saginata) e porco (solium) crua ou inadequadamente cozida. Causa desconforto abdominal, apendicite aguda. Partes do verme (proglotes) podem ser expelidas nas fezes.

Exame parasitológico de fezes EPF: Como entender o exame de fezes

Schistosoma mansoni – Esquistossomose: A infecção é através de água contaminada contendo larvas de hospedeiros caramujos. Causa disenteria, fibrose das paredes intestinal ou da bexiga, fibrose hepática, hematúria.

Parasitologia Clínica – UFSC

ATENÇÃO: Toda a informação descrita neste post tem propósito apenas educacional e informativo. Estas informações não podem ser utilizadas para diagnóstico ou para tratamento de doenças. Nestes casos, procure o seu médico. 


50 comentários

50 Comments

  1. manotroll

    em

    hum..
    entao e asim os vermes 🙂
    mas e praticamente impossivel nao telos 🙂
    eu acho
    vlw

  2. Olá Karlla!Andei meio desaparecida esses dias.Continua muito legal o blog.Abraços,Luzenilda.

  3. Maria Angélica

    em

    Os vermes não são assim, manotrol . Esses são cistos , ovos ou larvas. Aliás, ameba e giárdia são protozoários, mas tb parasitam o intestino humano.
    Confere pra mim, Karlla.

  4. É verdade, os vermes não são assim… o que estou mostrando, é a forma como ele geralmente é detectado no exame.. São estas imagens que leva o profissional do laboratório a dar o diagnóstico: através de larvas, ovos e cistos… 😮

  5. ana ryta

    em

    amei!

  6. Karlla, obrigado pela referência, já era para ter agradecido, mas está feito, e outras formas de agradecimento devem surgir. Bom trabalho no blog, como sempre, abraço.

  7. luana

    em

    oi bom dia seu site é dez!
    só tenho uma duvida o pote mif ja com amostra de fezes nessecita ir também a geladeira?

  8. Andreia Pires fofolete!!!

    em

    :love: Gente que perfeição!!! Mto assunto interessante, além de tirar dúvidas nos mantem informados de coisas que nem atinamos em procurar saber!!! Parabéns pelo capricho!

  9. Alexandre

    em

    parabéns pelo site…..

    Alaxandre Sartori
    TST – Curitiba

  10. Lorenzo

    em

    ADOREI o site. Parabéns. Mas o que eu gostei mais nele foi o “Lista do 5 mais”. 😀 😉

  11. Gustavo

    em

    Karlla Patrícia, todos os vermes/ parasitas podem ser detectados no exame de fezes? Mesmo os nocivos que não apresentam sintomas (assintomáticos)? Vi que tem parasitas que podem apresentar sintomas vários anos depois da infecção!

    • Veruska

      em

      Há diferentes técnicas para detectar o parasita nas fezes,isso dependerá da suspeita. Alguns vermes eliminam ovos nas fezes, o HPJ pode detectar com certa facilidade (salvo para alguns vermes que necessitam de outra técnica por apresentarem ovos leves); outros, eliminam larvas nas fezes, o q seria mais facil a detecção se utilizarmos outra tecnica!
      Algumas parasitoses podem se apresentar assintomaticas, mas o indivíduo continuará eliminando o parasito pelas fezes e contribuindo para a infecções em outras pessoas.
      Por isso, é importante fazer o exame parasitologico periodicamente, especialmente se vc trabalhar, por exemplo, com alimentos (a maioria das verminoses apresenta ciclo oral-fecal, ou seja, a transmissão ocorre por descuido do indivíduo!!!
      Vamos lavar as maozinhas antes de mexer com alimentos e após usar o banheiro!!!!

  12. Jorge 25 anos

    em

    Com relação aos medicamentos para vermes tem sido muito eficaz no tratamento e cura desses parasitas ou ainda ha resistencia por alguns dificultando a cura (morte total dos vermes)?

  13. Luiz Ricardo

    em

    Obrigado. Me ajudou bastante. valew.

  14. ALBANIR

    em

    :love: trabalho em laboratório e amei as informações. parabéns

  15. valeria

    em

    Seu blog é mesmo muito interessante,será que vc poderia escrever sobre como lidar com um gato envenenado?Beijos…

  16. Solange gomes

    em

    Seu site e maravilhoso adorei,acabei de fazer um curso técnico de enfermagem e estou sempre procurando aprender coisas novas

  17. 100% vida

    em

    amei seu site,aprendi muito. Vlw!

  18. vania

    em

    eu fiz um esame pelo sus mesmo mandando o verme junto com as fezes o medico disse que deu negativo eu tenho o verme atenia e elas saem todas vivas nao sei mas oque fazer os medicos me deram mebendazol mas so adiantou por alguns mes mas ja voltaram de novo me ajudem por favor tenho isso des de criança não aguento mais

    • Josy

      em

      Olá Vanila.A Tênia é também conhecida como solitária popularmente.
      bom…o seu caso deve esta ligado ao fato que a verme não saiu por inteira
      pode parecer estranho,mas a Tênia é uma verme assexuada(não tem paceiros)que tem proglotes(como gomos de linguiça) cada proglotes dessa poder haver ovos de Tênia, mesmo retirando um pedaço dela ela se auto reconstrói
      e volta a manifestar.

  19. Many

    em

    Ola, fiz exame de fezes duas vezes, a primeira colhi o material porem não tinha nada, a segunda vez que colhi havia um tipo de secreção branca, e nos dois resultados do exame deu negativo. Mesmo dando negativo posso estar com verme ou Tenia??? e se sim como saber, pois não tenho sintoma algum, mesmo tomando remedio para vermes elas podem voltar???

    • Josy

      em

      Oi Many, geralmente são feitas 3 amostras fecais,pois,normalmente a primeira não dá um resultado satisfatório.(negativo)
      é como se estivesse fazendo uma confirmação.

      Já a secreção branca,pode ser uma contaminação por candidíase(muito comum em mulheres).

      Os vermes são geralmente assintomático(sem sintomas) é realmente muito difícil se saber que tipo de parasita você pode ter. Em casos que podem ter distomas é quando a manifestação é alta.

      Mesmo tomando remédios elas podem voltar.isso irá depender muito do local onde você vive,sua forma de higiene,como você lava os alimentos,etc…

  20. Cris

    em

    estou com oxiurus a muito tempo,eu NAO SUPORTO MAIS,o medico ja me deu varias vezes remedios,fiz homeopatia 4 formulas diferente,e nao sei o que acontece e como se nao tivesse tomado nada,…alguem conhece algum remedio eficaz??,,,me ajudem please…desde crianca tenho esta coisa impertinente….por eu estar amamentando talvez os remedios foram fracos,para estas coisinhas brancas,??…uma coisa estranha e que em 2 sites,dizem que nao e algo perigoso,como nao?acaba com seu sono,seu sistema nervoso fica abalado,e nao ha remedio que extermine-o,tudo bem que nao fura as paredes do seu intestino,nem por isso deixa de ser irritante e um verme.
    obrigada
    CRIS

  21. luciene

    em

    Estou sofrendo á anos,perdendo peso significativamente,dores no abdômen,nàusias,e o pior de tudo tonturas com muita frequência,chegando a respirar com dificuldades.NAO TENHO VONTADE DE COMER,COMO UMA VEZ POR DIA E MESMO ASSIM ME OBRIGANDO A COMER. FUI NA MÉDICA E ELA ME PASSOU EXAMES,E LOGO DISCOBRIE QUE ESTAVA COM A Giardia lamblia,ela estava me matando.MAIS EU QUERO UM REMÉDIO BOM ,JÁ PENSEI EM IR NA FARMÁCIA E PERGUNTAR,NO POSTO PASSAM MAIS O MEBEDAZOL,MAIS EU QUERO O MELHOR REMÉDIO .VOCÊ PODE ME INDICAR UM?????????????????????

    • alex

      em

      Tamar medicamento sem acopanhamento medico é muito perigoso porque vc pode fortalecer o verme e ai agravar sua situacao.

    • Andréa

      em

      Olá Luciene!

      A Giardia lamblia é um protozoário causador de quadros diarreicos, cólicas abdominal e desidratação, não possui ciclo pulmonar. Os medicamentos utilizados são os “BENDAZÓIS” no caso o mebendazol indicado por sua médica.

      No entanto não devemos esquecer que esse protozoário é transmitido pela ingestão do cisto através de água e alimentos contaminados.

      Por isso, não esquecer de associar o tratamento medicamentoso a boa higiene alimentar, principalmente, lavar bem verduras, frutas e leguminosos, beber apenas água filtrada e/ou fervida, e lavar bem as mãos sempre. As pessoas geralmente sofrem de auto-reinfecção não conseguindo ficar livre do parasita.

      Aposte nessa idéia.

    • junior

      em

      meu anjo tome Nitazoxanida (anita) 500mg de 12 12 horas por 3 dias e pronto

  22. elaine cristina s malafaia

    em

    boa noite
    ha anos atras fiz exame de fezes eu so me lembro que nos exames deu esse tipo de verme chamado tal de nana mais a medica naquele tempo nao explicou as causa as consequencias hoje tenho 35 anos de idade nao tenho filhos e meu abdomem parece que estou gravida tenho o tnho estomogo volumoso e o intestino presso dificuldades em evacuar vira e meche tenho febre intestinal irritacao insonia tremedeira quando estou dormindo como se fosse ataque coisa d louco falo a noite inteira isso tem a ver com essa tao de verme tenho sono excessivo que nao aguento nao consigo as vezes ficar mais de 5 ha 6 horas em pe se nao dormi umas horas para repor o resto do dia sera que isso tem haver com essa coisa horroroza que eu lembra nunca tomei remedio de verme
    sinto muita dores na barriga colicas intestinais e dores aos lados das minhas costela
    alguem pode me orientar tirei um raio x resultado deu as fezes todas paradas muitas bacterias
    alguem pode me orientar o que devo fazer ? estou tomando suco de cebola com alho e mel puro e canela tem algum problema ? pois li isto no saite eu tou mais tranquila calma e senti ao tomar como se minha barriga estivesse sndo enchida como uma bechiga e logo depois sinto um alivio bom mais nao entendo o que realmenta esta acontecendo sinto meu sono leve estou com mais energia e coragem pra vida nesse tempo de calor sentir uma resfrescansia frescor entende muito bom quero continuar assim mais quero que minha barriga volte ao normal sem este volume extranho alguem pode me orientar pois comecei esses dias a tomar o que li no saite e vou continuar se nao tiver problemas aguardo um resposta elaine
    beijos

    • Andréa

      em

      Olá Elaine!

      Provavelmente o resultado do seu exame foi Endolimax nana, um protozoario do intestino humana que não causa doença (a menos que a pessoa seja imunodeprimido).

      Para o transtorno durante o sono e desgaste intestinal, recomendo um exame parasitológico de fezes em 3 amostras (há alguns parasitas que habitam a luz do intestino, como o Ascaris lumbricoides que dependendo a carga parasitaria pode causar manifestações diversas.

      Sugiro também uma visita a um pronto atendimento pois essas fezes paradas provavelmente estão causando febre (muitas bactérias) e cólicas intestinais, o inchaço também pode ser decorrente desse acumulo de fezes causando inflamação e/ou infecção na mucosa intestinal. Deve-se fazer um procedimento urgente para eliminação do bolo fecal.

      Espero ter podido contribuir.

  23. Vanessa victória

    em

    Olá karla , o site é muito legal adorei aprender mais um pouco sobre o tema
    Obrigado.

  24. jucilene de souza bitencourt

    em

    gostei muito da materia ,pois sou tecnica de laboratorio e sempre gosto de tirar algumas duvida e esclarecer mais o que ja sei.ajuda bastante.

  25. sandra

    em

    gostei,porque entendei sobre parasitas

  26. Fernando

    em

    Olá pessoal me ajudem.
    Fiz um exame de fazes e deu giárdia lambria, ela esta acabando comigo, vou no banheiro toda hora, minhas fezes estão saindo amareladas, isso sem contar que as vezes sinto muito dor abdominal e excesso de gases. Tomei flagyl por 7 dias mais não adianto, eu vou ter retorno no medico daqui um mês, o que vocês acham que eu posso fazer me contem um pouco mais sobre esse tal de parasita? Obrigado

    • junior

      em

      meuu anjo tome um Secnidazol de 1 gramo , 2 comprimidos de uma vez , dose unica q repete os exames depois

  27. maria das graças

    em

    hoje me encontro com o cisto endolimax nana, e ja fui ao médico e ele passou varios remedios para que eu possa tomar. E ainda me sinto um pouco traumatizada porque quando soube que esta carregando esses bichos estranhos, ainda não aprendi a conviver com eles ainda. por esse motivo espero quer vcs me ajudem me informando a melhor maneira de combate-los

  28. Roberta Pessoa

    em

    Boa Noite!! Achei super interessante o o seu site! Muito informativo!! Porém ao tratar giardíase e amebíase como verminose?
    O nome do site é diário da biologia e tratar protozoários como vermes, não é legal, por mais que queira esclarecer dúvidas de forma facilitada.

    • Catia P. Quadra

      em

      Oi Roberta, desculpa mas acho que não leu direito, em nenhum momento a Bióloga disse que giardíase e amebíase eram verminoses, ela está explicando o exame parasitológico, que serve para verificar a presença de ovos e larvas de helminto e cistos de protozoário.!!!

  29. paula

    em

    Boa tarde, bem legal este site continua nesta força me ajudou bastante a estudar esses pestinhas kkkkkkk.Deus te abençõe.

  30. Veruska

    em

    Ola Karlla, seu site realmente é muito interessante!!! Só tenho uma crítica construtiva rsrs Cuidado com os termos usados, apesar da informalidade do conhecimento exposto nos temas abordados, não podemos deixar de usar os termos corretos!!! Um exemplo: Infestação se usa para ectoparasitas, como a pediculose que é a infestação de piolhos!!!! No mais, parabéns!!!!! bj

  31. Elissangela

    em

    O exame da minha filha de fezes deu cisto de endolimax nana o que quer dizer ?

    • ana

      em

      quer dizer que sua filha esta c ameba

  32. eleide

    em

    o meu exame de fezes deu ovos e lavas de hermintos na amostra deu tambem sisto de b.hominis raros na amostra obs; presença de gogumelo frequente

  33. ANA PAULA

    em

    meu filho tem 3 anos, ha 5 dias vem sentindo dores forte , logo abaixo do umbigo, fiz ultrassom abdominal deu norma, hemograma, sumario de urina , raio x, e nada, no hemograma o eosinofilos deu aumentando e o medico passou albendazol. que ele podia ta com vermes, só q as dores sao muito forte, pode ser vermes?

  34. ANA PAULA

    em

    meu filho tem 3 anos, ha 5 dias vem sentindo dores forte , logo abaixo do umbigo, fiz ultrassom abdominal deu norma, hemograma, sumario de urina , raio x, e nada, no hemograma o eosinofilos deu aumentando e o medico passou albendazol. que ele podia ta com vermes, só q as dores sao muito forte, pode algum tipo de vermes?

    • Zuleica

      em

      Atenção Ana Paula! Meu filho tem 6 anos, há um ano ele começou a se queixar de dor na barriga, constantemente abaixo do umbigo, mas até então os médicos diziam que não era nada. Até que despois de um mês reclamando, ele teve uma crise de asma grave foi internado as pressas melhorou ficou um dia em casa e a dor forte na barriga voltou, daí eles descobriram que o problema dele também era no rim, faço tratamento com ele desde então, pois ele tem o nível de calcio e de ácido úrico elevados.
      Nunca mais ele reclamou daquela dor. Boa sorte!

    • Úrsula

      em

      Oi Ana Paula, pode sim ser algum tipo de verme ou protozoário (Giardia lamblia, Entamoeba histolytica) esses protozoários causam, muita dor, diarreia explosiva, náuseas, dor de cabeça e até mesmo apatia nas crinaças. São dificeis de detectar, sempre que houver um episódio de diarreia procure colher as primeiras fezes e leve rapidamnte ao laboratório, o parasito tem fases diferentes de eliminação de cistos (como se fosse um ovo) e mesmo a forma adulta, insista no exame de fezes. Formas de contaminação: Água não filtrata e alimentos (verduras, frutas) não higienizados corretamente, lembrando que, criança coloca muito as mãozinhas na boca, também pode ser um meio de contaminação.

      Úrsula (Nutricionista)

  35. Jéssica

    em

    tenho intolerancia a lactose e parei de ingerir leite e derivados, porem continuo com muitos gases, dores estomacais e diarreias q vão e vem, fiz um exame de fezes e deu negativo pra vermes, é possivel eu possuir vermes e não aparecer no exame, ou seja apresentar um falso negativo?

    • Úrsula

      em

      Oi Jésica, é possível sim, a Giardia lamblia é bem dificil de detectar. Outro problema que é causado pela intolerância a lactose é que causa uma disbiose intestinal (mau funcionamento do intestino). O que ocorre é que o seu organimos não possui as enzimas necessárias para quebrar a Lactose (açúcar do leite) então essa lactose fermenta no intestino causando gases e diarréia, mesmo vc parando de ingerir leite e derivados o seu intestino ainda leva um tempo para se recuperar. Esse tempo vai de acordo com cada pessoa. Procure um Nutricionista, ele(a) poderá de orientar quanto a alimentação e uso de pré e probióticos que ajudam a melhorar a microbiota intestinal. Mas não descarte a possibilidade de ser um verme ou protozário a causa da sua diarréia.

      OBS: Sou Nutricionista.

  36. Úrsula

    em

    Nossa eu amo fazer exame de fezes, passava horas no laboratório examinado as fezes! Em uma análise encontrei Balantidium coli vivo! 🙂

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo