Curiosidades

Qual a diferença entre transfusão de plasma e transfusão de sangue?

Quando meu primo sofreu acidente, o hospital pediu doadores e ele precisou tomar plasma do sangue. Por que ele precisou disso? Qual a diferença de tomar plasma e tomar o sangue normal? Higor D. Veloso 




Pois é, Higor, as aplicações da transfusão sanguínea são muito variadas, isso depende do caso isolado. Cada paciente tem um histórico, pois pode ser utilizada tanto para repor perdas de sangue completo provocadas por hemorragias, como no tratamento de deficiência de algum componentes sanguíneos.

A transfusão do sangue pode ser utlizada no caso de hemorragias consideráveis devido a acidentes ou quando se efetua uma intervenção cirúrgica. Mas existem várias ocasiões em que a administração de alguns componentes sanguíneos é mais útil, por exemplo, concentrados de glóbulos vermelhos para tratar uma anemia, para transfusões de plasma em caso de choque ou para repor a excessiva perda de líquidos orgânicos (por exemplo, em caso de queimaduras extensas), concentrados de plaquetas ou de glóbulos brancos em doenças da medula óssea ou leucemias, concentrados de fatores de coagulação para prevenção de hemorragias em pacientes hemofílicos, e por aí vai…

O plasma sanguíneo é a parte líquida do sangue, onde ficam suspensas (flutuando, mesmo) as células sanguíneas – glóbulos vermelhos (hemácias) , brancos (leucócitos) e plaquetas. Ainda se encontram dissolvidos no plasma os eletrólitos, nutrientes e vitaminas, hormônios, fatores coagulantes e proteínas, como a albumina e imunoglobulinas (anticorpos que lutam contra as infecções), carrega também os medicamentos que tomamos. É o plasma que leva e distribui essas substâncias enquanto circula pelo nosso corpo.

obr1206598904360



Além das indicações citadas acima, a transfusão do plasma, também pode ser indicada quando o paciente tem deficiência de vários fatores de coagulação (por diminuição da produção, como em pacientes com cirrose, ou por aumento no consumo, como, por exemplo, em algumas infecções muito severas) ou então nos casos de hemorragias ativas no pós-operatório ou em casos de lesões graves no qual se determinou a insuficiência de fatores de coagulação. Pode ser também utilizado quando uma hemorragia é causada por uma produção insuficiente de proteínas dos fatores da coagulação causada por insuficiência hepática.

slide_5Imagens: slideplayer/


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. manotroll

    em

    tava dando acomta suspença mas voltou
    vlw

  2. Manotroll = Tb não sei o q houve ontem, mas agora normalizou. Provavelmente algum problema com o provedor do site.

  3. Luciana

    em

    Em ambas as transfusões o tipo sanguíneo é importante? Meu sangue é AB+, quase ninguém pode receber na transfusão normal, então queria saber se vale a pena doar pra outro tipo de transfusão.

  4. elen

    em

    🙁 me ajude a entender o que é plasma e quais suas atividades no sangue

  5. Camila de Souza Melo

    em

    Adorei o blog

  6. sonia regina profeta

    em

    ESTOU COM O VALOR DO PLASMA ALTO EM RELAÇAO AO MPLASMA NORMAL
    O EXAMINADO FOI 31,1QUERO SABER QUAIS AS CONSEQUENCIAS.OBRIGADO

  7. roberta

    em

    tive uma trombose cerebral fiquei em coma seis dias e um mes em tratamento depois voltei ao hospital com sangramento por super dosagem por varfarina e pro blemas nos rins hoje tres meses depois estou bem,mas será que corro risco de ter outro a dieta está otima e a medicacao em dia ,o que faco para ter qualidade de vida.

  8. Gleyziele

    em

    tenho um filho especial, que o tempo de protombina esta em 40% ele tem feito varias spce nos ultimos 5 meses e ele nao tem reagido muito ultimamente isso quer dizer que ele pode estar em estagio terminal? o padrao respiratorio tambem nao ta la grandes coisas apesar de nao terem diagnosticado nada.ele tem sete anos e vive internando desde que nasceu, acho que ele esta cansado de tanta intervencoes….aguardo resposta.

  9. adorei o teu site… amo biologia beijosssssssssssss

  10. Ronaldo Romero Ravazi

    em

    Olá Karlla Patricia, quero aqui esternar o meu maior carinho e adimiração por você e seus preciosos artigos, sou farmacêutico, possuo uma farmácia no Mato Grosso, sempre que posso estou lendo e aprendendo com você. Um grande abraço, muita saúde e sucesso a você.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo