Explicação evolutiva e fisiológica revelam porque os dedos enrugam quando ficamos muito tempo na água

Por que os dedos enrugam na água? Explicação evolutiva e fisiológica

“.. Sempre que vou a piscina ou demoro muito no banho a ponta dos meus dedos ficam enrugados. Isso me dá nervoso, e me faz sair da água logo. Por que os dedos enrugam na água? Tem explicação?” Luciano A

Luciano, não existe motivo para ficar assustado com essa reação do seu organismo. O fato de a pele enrugar não significa que existe algum problema. A pele é o maior órgão do corpo humano e não é menos importante do que todos os outros, pois é a primeira via de contato do corpo com o meio externo e uma de suas funções é a proteção contra agentes agressores como as bactérias. É um órgão muitíssimo ativo que passa por uma renovação constante.

A pele é formada por 3 camadas diferentes (epiderme, derme e hipoderme). Na epiderme (a camada mais externa), dentre outras estruturas, está presente a queratina, uma proteína também encontrada nos anexos dérmicos como as unhas e cabelos. Ela é responsável pela proteção contra a desidratação da nossa pele.

Ao contrário das outras áreas do corpo, a pele das palmas da mão e plantas dos pés são diferenciadas. Isso porque estas partes do corpo executam tarefas constantes (como caminhar, pegar coisas). Assim, nesta região a epiderme é muito mais espessa do que o resto do corpo. Tal espessura extra  é causada pela queratina que forma uma espécie de camada de células mortas na pele.

Leita também: Evolução e genética: Por que os índios brasileiros não têm barba e peito cabeludo?

Por causa disso, quando você mergulha na água, a maioria de sua pele parece normal, enquanto suas mãos e pés acabam parecendo ameixa enrugada. A queratina contida nas células mortas presentes ali absorvem água. Assim, como as camadas da pele não alteram, a derme (camada intermediária) permanece no seu estado normal. Ao mesmo tempo, a epiderme contendo a queratina encharcada com a água é impedida de se esticar para armazenar o volume de água absorvido, então esta se enruga para aumentar a área e conseguir comportar a água.

Culpa da evolução

Um estudo recente, no entanto, mostrou que o enrugamento dos dedos na água são muito mais do que o encharcamento da queratina. De acordo com os cientistas as rugas são um sinal de vasoconstrição como resposta à água. Por sua vez, essa, é uma reação controlada pelo sistema nervoso. Isso indica que existe uma função para tal reação que, provavelmente, é uma vantagem adquirida há milhares de anos. E a evolução não teria selecionado essa resposta se ela não nos conferisse algum tipo de vantagem. Para nossos ancestrais, ter dedos que agarram melhor objetos úmidos certamente teria sido uma vantagem na busca por alimentos em lagos e rios.

 scientificamericantodayifoundout