Curiosidades

Por que a pele fica vermelha e descasca quando ficamos no sol?

Por que a pele fica vermelha e descasca quando ficamos no sol

A queimadura solar é causada pela radiação ultravioleta do sol. As células da nossa pele, naturalmente estão sempre se renovando, o organismo se livra delas de tempos em tempos como forma de garantir proteção. Essa renovação é imperceptível, algumas células ficam na nossa cama durante o sono, outras caem durante o banho, enfim… Elas se renovam educadamente!

Quando tomamos sol a radiação atravessa a epiderme – aquela camada mais superficial da pele – e acaba atingindo as células basais da nossa pele. Essa radiação ultravioleta acaba alcançando o núcleo de nossas células da pele e atingem diretamente o DNA. Esse estímulo resulta na produção de um dímero que faz com que o organismo reconheça e desencadeie mecanismos de defesa. Isso tudo resulta na produção de melanina para evitar que raios UV prejudiquem mais células da pele. O resultado é o bronzeado ou aquele vermelho-pimentão nas pessoas mais brancas.




A reação quase imediata do organismo pode ser tardia e o que resta ao organismo é se livrar de uma vez das células que “adoeceram” com tanta exposição aos raios UV. Isso é necessário porque as células danificadas pelo sol estão em risco de “perder o controle” e se tornar um câncer.

Devido a este perigo, todas as células danificadas são instruídos a cometer uma espécie de suicídio por mecanismos de reparo dentro destas células. Este suicídio em massa das células resulta na expulsão de camadas inteiras da pele danificada, para que seja substituídas por outras células novinhas. Assim, ajude seu organismo a evitar o trabalho duro de se livrar de células doentes: USE BLOQUEADOR SOLAR SEMPRE!



FONTE

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


6 comentários

6 Comments

  1. Ana Clara

    em

    NOSSA! eu adoro voce e esse site, tenho 14 anos e mesmo assim estou aqui quase todos os dias. Voce é muito esperta, sabia? rs.

  2. nathaliny

    em

    bom eu acho legaal,da parte de vcs colocarem esse comentarios :bandit: :bandit: :angel: :kiss: 😀 🙂 ^_^ 8) 👿

  3. dado

    em

    🙂 legal eu já tive essas cascas basicamente (para quem não entendeu) o mecanismo (se não retirar a “pelezinha”) de resfriamento do corpo (suor) vai entrar em ação e essas “casquinhas” irão virar bolas umidas que quando você estoura ou rasga elas sai água etc… e tal é basicamente uma pessoa cheia de bolinhas

  4. roberto valentino ferreira

    em

    oi, sofri um acidente e fraturei a tibia e a fibula ja vai fazer um ano e ainda estou com pinos fixador, pois tenho dificuldade em calcificaçao do osso,ja me indicaram uma serire de coisas como:cha de arnica,sucupira,magnesio. etc, e nada disso adiantou.poderia me ajudar? pois nao vejo a hora de tirar esses pinos, pois doi muito e alem disso peguei uma infecçao.e vaza muito sangue com pus, ficarei muitissimo agradecido se puderem me ajudar.

  5. Samara

    em

    Porque existem épocas em que o cabelo cai muito e em outras não?E o sistema de renovação deles é igual aos das células?

  6. Ane

    em

    Jones Town acontecendo no meu corpo nesse momento.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo