Curiosidades

Por que a pele fica vermelha e descasca quando ficamos no sol?



“Oi, adoro o blog e tenho uma pergunta pra ele: Por que a pele fica saindo depois de um sol forte na praia ou piscina?” Vitor Hugo

“Já te mandei uma pergunta que foi respondida. Será que poderia responder mais essa? Porque nossa pele descasca depois de nos bronzearmos (ou no meu caso) nos queimarmos?” Caio Alexandre


Boa pergunta Vitor e Caio! A queimadura solar é causada pela radiação ultravioleta do sol. As células da nossa pele, naturalmente estão sempre se renovando, o organismo se livra delas de tempos em tempos como forma de garantir proteção. Essa renovação é imperceptível, algumas células ficam na nossa cama durante o sono, outras caem durante o banho, enfim… Elas se renovam educadamente!

Quando tomamos sol a radiação atravessa a epiderme – aquela camada mais superficial da pele – e acaba atingindo as células basais da nossa pele. Essa radiação ultravioleta acaba alcançando o núcelo de nossas células da pele e atingem diretamente o DNA. Esse estímulo resulta na produção de um dímero que faz com que o organismo reconheça e desencadeie mecanismos de defesa. Isso tudo resulta na produção de melanina para evitar que raios UV prejudiquem mais células da pele. O resultado é o bronzeado ou aquele vermelho-pimentão nas pessoas mais brancas.

Pele-descamando

A reação quase imediata do organismo pode ser tardia e o que resta ao organismo é se livrar de uma vez das células que “adoeceram” com tanta exposição aos raios UV. Isso é necessário porque as células danificadas pelo sol estão em risco de “perder o controle” e se tornar um câncer. Devido a este perigo, todas as células danificadas são instruídos a cometer uma espécie de suicídio por mecanismos de reparo dentro destas células. Este suicídio em massa das células resulta na expulsão de camadas inteiras da pele danificada, para que seja substituídas por outras células novinhas. Assim, ajude seu organismo a evitar o trabalho duro de se livrar de celulas doentes: USE BLOQUEADOR SOLAR SEMPRE!

Como-aliviar-a-dor-da-queimadura-de-sol

FONTE
Comentários

Novidades

Topo
error: Sinto muito! Conteúdo protegido.