O que são as cócegas? Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?

“… eu gostaria que me esclarecesse uma coisa… por que temos cosquinha? Qual parte do cérebro é responsável  por essa ação? Por que rimos quando sentimos cocegas? E por que algumas pessoas são mais sensiveis a isso?” Paula Caroline – Blumenau (SC)

Pois é Paula, quem nunca já tentou fazer cócegas em si mesmo e não teve sucesso, não é? Antes de explicar isso tudo, vamos entender o que é as cócegas: Bem, elas são uma reação de defesa do organismo diante do perigo em forma de um impulso nervoso. Esta é uma resposta primitiva do ser humano, existente desde os nossos antepassados. Uma reação instintiva e divertida que funciona como um alerta para o corpo, estimulando-o a reagir diante de uma situação de perigo, como, por exemplo, uma aranha ou um escorpião andando sobre a pessoa.

Nós sentimos cócegas quando alguma coisa toca nossa pele de um jeito que o cérebro não consegue prever. E sem conseguir “adivinhar” qual vai ser a sensação, o cérebro não tem como bloqueá-la. Quem consegue prever e bloquear essas sensações é o cerebelo (parte do cérebro escondida logo acima da nuca). O cerebelo prevê quais serão as sensações resultantes daquele movimento e compara essa previsão com as sensações que são percebidas pelos nossos sentidos.

Aí, se a sensação prevista for parecida com a sensação que chegou pelos sentidos, o cerebelo manda cancelar o sinal e o cérebro não sente quase nada. Mas, se forem diferentes… O cerebelo “autoriza” a sensação que está chegando que é, então, percebida com toda força. Estes impulsos nervosos provocam uma reação imediata do cérebro. É um comando que faz a pessoa realizar movimentos bruscos do corpo e dar gargalhadas, afim de se livrar do perigo.

Por isso, não é possível fazer cócegas em si mesmo pois seu cerebelo sabe que é você quem está por trás da tentativa de cócegas e avisa para o cérebro! A vantagem é que assim o cérebro fica livre para receber sensações inesperadas. Ainda bem, porque as sensações provocadas por nós seriam tantas e tão constantes que deixariam qualquer um doido! Melhor o cérebro se preocupar somente com sensações imprevistas, não é mesmo?

cocegas
Pessoas que tem uma percepção mais aguçada do corpo normalmente sentem mais cócegas. :lol:

cocegas-grande

Alguns animais sentem cócegas como nós! :woot:

—————————————————