Animais

Que bicho é esse?

“…deparei-me no meio de um torrão duro de terra, com um bicho meio mole meio duro, e meio minhoca, só que era um minhocão com aproximadamente 40 cm de comprimento, mas tinha boquinha e olhinhos. Que bicho é esse?” Linaldo




 

Pois bem, Linaldo o bichinho não é minhocão, nem filhote de cobra. Trata-se de um Amphisbaenidae também conhecido como “cobras cegas”, “mãe saúva” ou “Cobra de duas cabeças”, por possuir a cauda tão grossa quanto a cabeça. Os anfisbenídeossão répteis, assim como as cobras, lagartos, jacarés, etc. Acredito que seja o grupo de répteis menos conhecidos, mas não são lagartos nem cobras, apesar de muitos pensarem que são lagartos ápodes eles não são.

Estes bichinhos com cara de verme pertence a ordem Amphisbaenia. Eles não são vistos por aí como seus parentes, porque são totalmente adaptados aos hábitos subterrâneos: os olhos são muito pequenos e a visão é quase nenhuma. Além disso, perderam ao longo dos anos membros que não seriam úteis debaixo da terra. Para viver enterrado, cava seus próprios túneis, utilizando-se de seu crânio bastante duro, em movimentos de um lado para o outro.

Aqui no Brasil a espécie mais comum é a Amphisbaena alba, que pode chegar até 80cm de comprimento e é um pouco agressiva, se alimenta de minhocas, lesmas, vermes, larvas, baratas e outros diversos insetos que encontram, além de aranhas. Assim como as outras espécies deste grupo, eles vivem em solo úmido, em meio à folhagem morta e húmus. São encontradas no interior com muita facilidade, principalmente na época das chuvas, quando saem da terra. Se encontrar uma por aí, não se preocupe, apesar de ser agressiva e possuir uma forte mordida e dentes afiados, a anfisbena não é peçonhenta.



amphisbaena_alba01

Amphisbaena_alba03

Amphisbaena-alba-MZUSP-93409-site_JPG

———————————————



FONTE: WIKIPEDIA, LIVRO BRUSCA&BRUSCA

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


6 comentários

6 Comments

  1. Que bonitinha,mesmo! :p

  2. Maria Angélica

    em

    Eu acho que é este mesmo que a gente chama de “piolho de cobra” por aqui. Bom saber !
    Beijins

  3. Esse animal é estranho. Não conhecia. É interessante que tem realmente semelhanças com as minhocas, parece ter o corpo formado por aneis. Gostava de saber se essas semelhanças são só exteriores ou também tem semelhanças na sua anatomia interna com as minhocas da terra.

    Descobri que há uma espécie que tem patas. É a Amphisbaena bipes, vejam as imagens:

    http://www.californiaherps.com/noncal/baja/bajalizards/images/bbiporuslapaz4.jpg

    http://calphotos.berkeley.edu/imgs/512×768/0000_0000/0508/0993.jpeg

  4. Ricardo Rodrigues

    em

    Agora sim! Nada de confusão entre Amphisbaenia e Gymnophiona! =)

    Parabéns novamente pelo blog.

    Abraço!

  5. allisson

    em

    :bandit: esse animal que aparese ai e a chamada cobra cega existe muito por aqui no pr .grato por poder ajudar..

  6. Ana Paula

    em

    Ontem dia 30/09/12 encontrei este bicho estranho “Amfisbena”, na cidade de Tremembé e graças ao site Diário de biologia pode saber nome deste bicho feio!!!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo