Animais

Que bicho é esse?

Que bicho é esse?
Esse texto foi útil para você?

“…deparei-me no meio de um torrão duro de terra, com um bicho meio mole meio duro, e meio minhoca, só que era um minhocão com aproximadamente 40 cm de comprimento, mas tinha boquinha e olhinhos. Que bicho é esse?” Linaldo

 


Pois bem, Linaldo o bichinho não é minhocão, nem filhote de cobra. Trata-se de um Amphisbaenidae também conhecido como “cobras cegas”, “mãe saúva” ou “Cobra de duas cabeças”, por possuir a cauda tão grossa quanto a cabeça. Os anfisbenídeossão répteis, assim como as cobras, lagartos, jacarés, etc. Acredito que seja o grupo de répteis menos conhecidos, mas não são lagartos nem cobras, apesar de muitos pensarem que são lagartos ápodes eles não são.

Estes bichinhos com cara de verme pertence a ordem Amphisbaenia. Eles não são vistos por aí como seus parentes, porque são totalmente adaptados aos hábitos subterrâneos: os olhos são muito pequenos e a visão é quase nenhuma. Além disso, perderam ao longo dos anos membros que não seriam úteis debaixo da terra. Para viver enterrado, cava seus próprios túneis, utilizando-se de seu crânio bastante duro, em movimentos de um lado para o outro.

Aqui no Brasil a espécie mais comum é a Amphisbaena alba, que pode chegar até 80cm de comprimento e é um pouco agressiva, se alimenta de minhocas, lesmas, vermes, larvas, baratas e outros diversos insetos que encontram, além de aranhas. Assim como as outras espécies deste grupo, eles vivem em solo úmido, em meio à folhagem morta e húmus. São encontradas no interior com muita facilidade, principalmente na época das chuvas, quando saem da terra. Se encontrar uma por aí, não se preocupe, apesar de ser agressiva e possuir uma forte mordida e dentes afiados, a anfisbena não é peçonhenta.

amphisbaena_alba01

Amphisbaena_alba03

Amphisbaena-alba-MZUSP-93409-site_JPG

———————————————

FONTE: WIKIPEDIA, LIVRO BRUSCA&BRUSCA


Comentários

Novidades

Topo