Animais

Sabia que as arraias são assassinos perigosos? Veja como uma arraia pode matar você!

Sabia que as arraias são assassinos perigosos? Veja como uma arraia pode matar você!
1.3 (26.67%) 3 votes

Existem vários tamanhos de arraias, mas todas elas usam o mesmo mecanismo de ataque, independentemente do tamanho. Esse mecanismo se chama aguilhão, localizado perto da base da cauda e um espinho com os lados serrilhados, voltados para o corpo do peixe. Existe uma glândula de veneno na base do espinho e um revestimento parecido com um membrana que cobre todo o mecanismo do aguilhão.

Quando uma arraia ataca, ela precisa estar de frente para a vítima porque a única coisa que faz é levantar sua longa cauda sobre seu corpo para atingir qualquer coisa que esteja a sua frente. Quando o aguilhão entra no corpo de uma pessoa, a pressão faz com que o revestimento protetor rasgue e libere o veneno.

O veneno de uma arraia não é necessariamente fatal, mas provoca muita dor. Ele é composto pelas enzimas 5-nucleotidase e fosfodiesterase e pelo neurotransmissor serotonina. A serotonina provoca contração da musculatura lisa e torna o veneno mais doloroso. As enzimas provocam a morte de tecidos e de células. Se a área não for tratada rapidamente, pode ser necessária a amputação. Se o veneno penetra no abdômen ou na cavidade torácica pode ser fatal.




fofosemortais1

Quando uma arraia ataca, ela precisa estar de frente para a vítima porque a única coisa que faz é levantar sua longa cauda sobre seu corpo para atingir qualquer coisa que esteja a sua frente.

Mesmo com tudo isso, a parte mais destrutiva do mecanismo do aguilhão são as farpas no espinho. A ponta afiada do aguilhão penetra no corpo da pessoa facilmente, mas sua saída pode causar graves danos. Mesmo que não houvesse veneno, puxar um espinho do peito ou do abdômen de um humano poderia ser o suficiente para causar a morte devido à quantidade de tecidos que são rasgados!



0,,37211713-FMM,00

Quando o aguilhão entra no corpo de uma pessoa, a pressão faz com que o revestimento protetor rasgue e libere o veneno.



Arraia-2-blog

A ponta afiada do aguilhão penetra no corpo da pessoa facilmente, mas sua saída pode causar graves danos.

————————————————————-


3 comentários

3 Comments

  1. ~?~

    em

    Sim! As arraias são passivas e calmas mas são perigosas. O ferrão em sua cauda pode atingir o coração. O “caçador de crocodilos” (Steve Irwin), foi morto por uma arraia ao manuseá-la. O barbilhão do animal entrou diretamente no peito dele e abriu um buraco em seu coração. E o pior é que o ferrão tem espinhos, então se você for atacado e tentar tirá-lo, ele vai sair rasgando sua carne.
    Então, todo cuidado é pouco com animais selvagens!

  2. não se deve brincar com animais selvagens, nuca sabe – se z reação deles 😀

  3. Juliana Vilasboas

    em

    meu deus, eu era louca pra ver uma arraia de perto! Agora só sinto medo!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo